Quando falamos de promotores de vendas, é comum pensar em funcionários uniformizados que ficam organizando os produtos em uma gôndola ou oferecendo uma degustação no ponto de venda. Apesar desse estereótipo, essa profissão vai muito além dessas atividades.
O promotor de vendas é o profissional responsável por promover a marca em pontos de venda (PDVs), gerando aumentos de vendas. Ele pode ser fixo numa loja ou se deslocar por várias áreas todos os dias. E tem várias funções, distribuídas em pelo menos cinco áreas diferentes, em uma das quais ele acaba se especializando. São elas:
Reposição
É típico de alguém fixo num PDV. Sua principal função, como o próprio nome diz, é repor produtos da sua marca nas gôndolas, mas não só isso: organiza de formas estratégicas, para dar destaque a eles, conforme técnicas de merchandising.
Além disso, cuida para que o PDV esteja sempre abastecido dos produtos das marcas que representa, precifica, pode dar apoio logístico e negocia com o dono do estabelecimento mais espaços de destaque para seus produtos. Também pode checar informações da concorrência para repassar para a sua marca, tais como promoções, preços, estratégias de merchandising, etc.
Leia também: O que significa trade marketing? Entenda tudo sobre essa prática
Atendimento
Esse promotor de vendas já trabalha diretamente com o consumidor. É ele quem promove degustações e demonstrações de produtos, ativa promoções e tira dúvidas a respeito de questões técnicas.
Leia também: Reduza os custos da sua operação de trade marketing através da terceirização
Venda
Nessa função ele trabalha com os vendedores da loja, oferecendo todo o suporte a eles para fechar uma venda.
Atendimento técnico ou venda técnica
Une as funções de atendimento e venda, porém exige mais profundidade nos conhecimentos técnicos do promotor, tanto para tirar dúvidas de clientes quanto para auxiliar os vendedores.
Leia também: Conheça algumas vantagens de terceirizar as ações de trade marketing na sua empresa
Auditoria
Esse avalia quais são as ações de trade marketing empregadas no PDV, e qual a eficiência delas. Por exemplo, como está sendo feito o atendimento, se os produtos estão expostos da melhor maneira, se a comunicação está atingindo seus objetivos, etc.
Leia também: Descubra qual é o momento certo de terceirizar suas operações de trade marketing
Se você pretende melhorar as ações de trade marketing em sua empresa através da terceirização, você pode contar com a Russel Serviços, uma das líderes do segmento de terceirização e com expertise de mais de 15 anos de atividade no mercado. Seu funcionário será integrado em até 48h e todo o processo pode ser realizado de forma totalmente online.
Para saber mais ou pedir um orçamento para o seu negócio, entre em contato através do e-mail: contato@russelservico.com.br
Republished by Blog Post Promoter