Se você trabalha com grandes canteiros industriais ou obras de grande porte gasodutos e estações de energia está familiarizado com a utilização de maquinários grandes e complexos necessários para realizar toda a estrutura funcional para este tipo de projeto. Essas máquinas geralmente apresentam tecnologias altamente especializadas e eu bom funcionamento depende de um monitoramento constante.

Além disso, você precisa estar preparado para fazer a manutenção desses equipamentos, que eventualmente precisarão de reparos e ou calibragens para continuar funcionando como o esperado. Para isso é muito importante que exista uma rotina de inspeção que visa identificar possíveis problemas e preveni-los antes que eles de fato aconteçam.

Entre essas atividades de inspeção, temos os ENDs, extremamente importantes para o dia a dia desse tipo de empreendimento. Como o próprio nome já diz, Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem destruir ou danifica-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.

A importância da realização dos ENDs

Os Ensaios Não Destrutivos estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade e monitoramento de materiais e componentes e são amplamente utilizados nos mais variados setores industriais, entre eles petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel e celulose, alimentício, etc.

Os Ensaios Não Destrutivos contribuem para o monitoramento da qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo um grande fator de competitividade para as empresas que os utilizam. Além de ser uma peça fundamental para guiar estudos que tem como objetivo principal a elevação dos índices de confiabilidade dos equipamentos industriais da sua operação.

Os Ensaios Não Destrutivos incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.

As vantagens de realizar os Ensaios Não Destrutivos:

  • Permitem inspecionar 100% de um componente;
  • Fornecem resultados relativamente a todo o volume de uma peça;
  • Contribuem para melhorar o projeto de uma peça;
  • Previnem a ocorrência de falhas em serviço;
  • Permitem a detecção e caracterização de defeitos;
  • Permitem fazer a caracterização de materiais;
  • Permitem fazer a sua caracterização metrológica por verificação das dimensões.

A classificação dos ensaios não destrutivos pode ser feita segundo vários critérios, isto é, em função da sua aplicação, dos princípios físicos e da sua capacidade de detecção.

  • Detecção de defeitos;
  • Caracterização de materiais;
  • Metrologia – fazem a verificação das dimensões

Também são utilizados para determinar características, propriedades (ensaios físico – químicos), dimensões (ensaios metrológicos) ou comportamento de peças ou equipamentos (ensaios funcionais).

Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais para esse tipo de ensaio:
– Pessoal treinado, qualificado e certificado
– Equipamentos calibrados
– Procedimentos de execução de ensaios qualificados com base em normas e critérios de aceitação previamente definidos e estabelecido.

Além do uso industrial, tem crescido significativamente a aplicação dos END para a conservação de obras de arte, assim como na agropecuária – controle da camada de gordura de bovinos e suínos – e a própria utilização, largamente difundida, na medicina.

Comparativamente, podemos afirmar que o “controle da qualidade” que o médico faz de um corpo humano, na avaliação da saúde ou da patologia de um paciente, é o mesmo aplicado na indústria, só que para materiais e produtos.

As principais técnicas usadas em Ensaios Não Destrutivos (END) são:

  • Emissão Acústica
  • Radiografia, Radioscopia e Gamagrafia
  • Ensaio Visual
  • Estanqueidade
  • Líquido Penetrante
  • Partículas Magnéticas
  • Ultrassom

Porque aplicar os Ensaios Não Destrutivos na Manutenção Industrial

A aplicação de Ensaios Não Destrutivos na manutenção industrial é grosseiramente representada e mal compreendida. Costuma-se dizer que a aplicação desta tecnologia é cara não dá qualquer retorno tangível ou pelo menos não dá retornos proporcionais ao investimento feito. Os fatos, no entanto, são exatamente opostos a essa noção e pensamento.

De fato, os Ensaios Não Destrutivos, quando aplicados adequadamente, proporcionam grandes retornos por meio da economia de tempo, reduzindo as taxas de falhas dos equipamentos, assertividade em diagnósticos e aumento da qualidade geral da confiabilidade dos equipamentos industriais, proporcionando uma extensão da vida útil através da manutenção preventiva e poupando paradas desnecessárias.

Através das inspeções, uma indústria conseguirá ter informações valiosas sobre a condição em que seus ativos estão operando, sendo assim, as paradas para manutenção podem ser planejadas e programadas para os momentos mais oportunos possíveis, reduzindo custos e poupando gastos desnecessários.

Portanto, mesmo a partir de um ponto de vista puramente financeiro, os ENDs são de extrema importância para o planejamento industrial. As considerações adicionais sobre o papel dos Ensaios Não Destrutivos  em segurança, falhas e consequente prevenção de acidentes não deixam dúvida alguma sobre seu valor e a necessidade. É este ponto que precisa ser plenamente apreciado pelos gerentes industriais e tomadores de decisão em todos os níveis.

A gerência deve entender de forma bastante simples que seus equipamentos só podem sobreviver durante o processo de produção se tiverem operando sob uma ótima política de manutenção, que resulte na elevação dos índices de Confiabilidade e Disponibilidade.

Por conta disso, não de espaço para o risco e contrate hoje mesmo profissionais especializados na realização de Ensaios Não Destrutivos e torne toda a sua operação mais segura e confiável para você e seu time de colaboradores.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *