Muitas pessoas sabem que engenheiro civil não é a mesma coisa que o mestre de obras. Descubra agora os motivos que os diferenciam

Engenheiro Civil e Mestre de Obras são, muitas vezes, confundidos durante o desenvolvimento de um projeto. Porém, a verdade é que, apesar da confusão, as duas atividades são completamente diferentes, complementares e vitais para o bom andamento da obra.

Para entender de vez quais as funções de cada um, veja alguns conceitos pré-definidos a seguir:

Engenheiro Civil

É muito provável que você tenha uma noção das atividades desenvolvidas pelo Engenheiro Civil. Este é o profissional encarregado de garantir que o projeto elaborado pelo arquiteto seja realizado. Mas vale ressaltar que, geralmente, o arquiteto também é responsável por acompanhar o andamento da obra até a sua fase final.

Portanto, o engenheiro deve:

  • desenvolver o planejamento da obra;
  • monitorar o andamento da obra;
  • certificar que a estrutura do projeto é a ideal;
  • realizar cálculos estruturais;
  • cuidar da parte hidráulica e elétrica;
  • executar a construção.

Mestre de Obras

Enquanto Arquitetos e Engenheiros projetam a obra, o Mestre ou Encarregado de Obras é responsável por outra parte dela. Este é o profissional que irá supervisionar e fiscalizar a construção do começo ao fim.

Mas não pense que o trabalho do Mestre de Obras é fácil, uma vez que é preciso conhecer e controlar todas as etapas do projeto.

Visto isto, é de responsabilidade do Mestre de Obras:

  • supervisionar e acompanhar o andamento da obra;
  • fiscalizar materiais utilizados;
  • supervisionar as atividades dos encarregados;
  • definir funções e frentes de serviço;
  • garantir o bom andamento da obra.

O Mestre de Obras é uma peça indispensável durante o andamento do projeto. Afinal, sem esta pessoa todos os problemas, por mínimos que sejam, teriam de chegar ao engenheiro para serem resolvidos, logo, haveria desperdício de tempo e recursos.

Leia Mais: Construção Civil: Conheça as 5 máquinas que não podem faltar no seu canteiro de obras

Leia Mais: Economia de água no canteiro de obras: conheça 4 dicas infalíveis para reduzir o consumo

Leia Mais: Esses são os conhecimento necessários que você precisa ter para trabalhar em um projeto de construção civil

Engenheiro civil x Mestre de Obras

Além das diferenças expostas acima ainda existem outros fatores que diferenciam as atividades do Engenheiro Civil das referentes ao Mestre de Obras.

Primeiro, o mestre não é necessariamente um engenheiro, portanto, ele não precisa projetar nada dentro de um projeto. Porém, é preciso que ele tenha expertise para ter o controle sobre as diversas etapas da construção e para possíveis resoluções de problemas.

Além disso, cabe ao mestre certificar-se que as normas de segurança sejam cumpridas, para que acidentes sejam evitados. Também cabe a ele garantir a qualidade do serviço no canteiro.

Por sua vez, o Engenheiro Civil será o responsável por estipular metas de produção da equipe. Apesar do mestre filtrar parte dos problemas que ocorrem no canteiro, alguns serão de responsabilidade do engenheiro.

Desse modo, cabe ao engenheiro estudar profundamente seus projetos para entender o que será construído e, assim, conseguir resolver os problemas mais graves que poderão surgir.

Apesar das atividades se complementarem, o canteiro de obras é envolvido por uma série de questões que precisam ser trabalhadas de forma e também em etapas diferentes, desse modo não é indicado para que uma pessoa ocupe as duas funções.


Você sabia que pode terceirizar tanto o engenheiro civil quanto o mestre de obras através da Russel Serviços? Estes e muitos outros profissionais qualificados estão disponíveis para você em nosso site. O processo é feito completamente online e entregamos o funcionário em 48 horas.

Para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *