A energia reativa, medida em kVArh, é a parte da energia elétrica que não realiza trabalho, mas é consumida pelos equipamentos para que eles de fato funcionem. Entretanto, é preciso estar atento e efetuar uma análise minuciosa, pois sua utilização deve ser a mínima possível.

Neste artigo iremos explicar mais detalhes sobre o assunto e a importância de sua análise. Confira a seguir.

A importância da eletricidade

A energia elétrica é um dos insumos mais importantes de todos os tempos. Protagonista de grandes revoluções, o avanço no domínio de seu aprimoramento caminha lado a lado com o avanço da sociedade em todas as suas esferas.

Tornou-se algo tão fundamental e cotidiano, que por vezes nos esquecemos de que é um fenômeno incrível e repleto de particularidades. Contudo, ela possui inúmeras singularidades que mostram sua grandeza e ressaltam ainda mais a sua importância para a humanidade. Uma delas é o conceito de energia ativa e reativa.

Energia ativa e reativa

A energia elétrica necessária para o funcionamento de equipamentos e máquinas, como fornos, motores e transformadores, é composta por duas componentes: a ativa e a reativa.

A energia ativa, como sugere o nome, é a força principal e a que executa o trabalho — no caso de um motor, é ela a responsável pelo movimento de rotação —, e sua unidade de medida é o conhecido kWh. Já a energia reativa, medida em kVArh, é a componente energética que não realiza o trabalho, mas precisa ser consumida pelos equipamentos, gerando a formação dos campos eletromagnéticos necessários para o funcionamento.

Basicamente, é um cenário no qual uma componente irá produzir a força necessária e a outra irá preparar o ambiente necessário para que isso aconteça. O grande ponto de atenção se tratando de energia reativa é o fato de que as concessionárias cobram sua “utilização” nas faturas, mesmo ela não agindo de forma direta no funcionamento de equipamentos e máquinas.

Nela, ainda, existem dois subtipos de energia: o reativo indutivo e o reativo capacitivo. A energia reativa indutiva é aquela consumida pelo cliente e que é cobrada pelas concessionárias. Seu funcionamento se dá através da geração de campo magnético. É a energia reativa em si. Já a capacitiva é aquela que retorna à rede elétrica externa.

Outro ponto que merece atenção é o fato de que tanto a energia reativa indutiva quanto a energia reativa capacitiva podem causar prejuízos aos consumidores e ao sistema elétrico nacional. Ao retornar à rede, a energia reativa capacitiva “ocupa espaço” nos cabos elétricos e pode acabar atrapalhando todo o sistema.

Nas instalações elétricas, o mau uso da energia reativa indutiva pode gerar superaquecimento, quedas de tensão e aumento do consumo de energia ativa, além de abrir a possibilidade do recebimento de multas por conta do uso excessivo da componente reativa.

A grande questão é que em empresas de médio-grande porte, a utilização das duas componentes energéticas é quase que obrigatória. Não avaliar bem o seu uso ou deixar de utilizá-lo pode trazer sérios prejuízos não só ao sistema nacional, mas ao negócio também.

Dessa forma, toda e qualquer avaliação deve ser feita por equipe especializada para que não haja escolha inadequada de procedimentos.

Fator de potência

A relação entre energia ativa e energia reativa origina também um valor muito importante, chamado fator de potência.

Ele, basicamente, indica a eficiência do uso de energia através da razão entre a potência ativa e a potência aparente — potência total que uma determinada fonte é capaz de fornecer.

E por que é tão importante?

Por indicar a eficiência do consumo energético, pode alertar a respeito da performance dos gastos. Quanto menor o seu valor, menos eficaz é o gasto energético do estabelecimento. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), esse valores devem estar em 0,92 indutivo e 0,92 capacitivo para serem considerados como uso eficiente.

Não se atentar a esses números pode implicar em uma grande crise energética em toda a região em que o estabelecimento está localizado.

Aposte na terceirização e contrate os melhores profissionais

Na Russel Serviços, você encontra eletricistas, e outros profissionais da área de energia, qualificados e aptos para o mercado de trabalho. Clique aqui e contrate agora mesmo um profissional para o seu estabelecimento!


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza de forma 100% online qualquer mão de obra operacional em apenas 48 HORAS.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *