A energia solar fotovoltaica é uma modalidade de geração energética que utiliza o Sol como fonte de eletricidade para alimentar casas, condomínios, empresas e até mesmo indústrias. Este tipo de geração de energia tem se consolidado no mercado, seja para geração individual, geração compartilhada ou ainda a produção em usinas e distribuição por concessionárias, tal como se faz nas hidrelétricas.

Neste post iremos esclarecer algumas dúvidas que muitas pessoas ainda tem e explicar como esta energia funciona e quais são as suas características. Confira a seguir.

Como funciona a energia solar?

Placas com células fotovoltaicas são instaladas em uma posição estratégica para o maior aproveitamento de luz possível. Os lúmens (unidade de luminosidade) que incidem sobre o material fotossensível dos módulos fotovoltaicos fazem com que os elétrons se movimentam, gerando energia elétrica. Depois disso, esta eletricidade passa por um inversor de corrente, para que seja adaptada aos equipamentos usados pelo consumidor.

Sistemas fotovoltaicos podem ou não ser ligados à rede elétrica

Há dois tipos de sistemas fotovoltaicos: on grid (ligados à rede) e off-grid (sistemas independentes dos postes, mas possíveis apenas quando há potencial para geração de energia suficiente de eletricidade). Nos sistemas ligados à rede, o consumidor recebe uma fatura de energia, normalmente. Entretanto, ele pagará apenas pelo que consumiu da rede, ou seja, terá descontada a eletricidade vinda do sol.

Se ele gerar mais energia do que consumir, este excedente é inserido na rede pública, gerando créditos para o usuário, que poderá utilizá-los como desconto em faturas futuras. Sistemas off-grid não possuem ligação com a rede pública e armazenam o excedente de energia em baterias estacionárias.

O Brasil é um dos países com maior potencial de geração de energia solar do mundo

Dadas as suas dimensões e a localização, o Brasil tem um imenso potencial de energia solar fotovoltaica, especialmente nas regiões mais próximas à Linha do Equador e nas áreas dos trópicos. Ainda assim, mesmo regiões temperadas ao Sul também possuem um potencial razoável de geração fotovoltaica. Contudo, pouco desse potencial é utilizado, até agora.

É uma das energias mais limpas disponíveis

A energia solar fotovoltaica é renovável, pois o Sol só deve deixar de queimar em alguns bilhões de anos. Além disso, ela é 100% limpa, pois não impõe impactos consideráveis ao ambiente. A energia hidrelétrica, por exemplo, apesar de renovável, não é completamente limpa. Com as inundações e represas, ela acaba com comunidades inteiras e interfere em ecossistemas aquáticos.

Custa caro no começo, mas pode valer muito à pena

Mesmo em uma residência para uma família de 3 pessoas, é improvável que um sistema fotovoltaico venha a custar menos do que R$ 15 mil. Entretanto, a vida útil é de cerca de 25 anos, com poucas manutenções, e uma economia na fatura de energia que tornam o investimento em sistema fotovoltaico mais rentável do que aplicações em renda fixa.

Agora você conhece melhor a energia solar fotovoltaica. Por que não aproveita para consumir mais conteúdos do nosso blog?


Na Russel Serviçosvocê encontra eletricistas, e outros profissionais da área de energia, qualificados e aptos para o mercado de trabalho. Clique aqui e contrate agora mesmo um profissional para o seu estabelecimento!

Garantindo serviço rápido e de qualidade, possuímos os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza de forma 100% online qualquer mão de obra operacional em apenas 48 HORAS.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *