A água é o recurso natural mais abundante no mundo, correspondendo à 70% de toda superfície do nosso planeta. Entretanto, apenas 3% desse total é doce e menos de 1% está disponível para consumo humano.

Diante da crescente demanda por esse insumo, do seu mau uso e das degradações ambientais, torna-se cada vez mais intensa a preocupação com a crise hídrica e o planejamento de sistemas de racionamento para amenizar esse cenário.

Conscientes disso e antes de atingir a escassez, medidas de incentivo ao uso racional de água estão sendo implementadas em diversos segmentos. Na indústria da construção, isso não é diferente.

De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (2019), a agricultura e a pecuária juntas são as que mais consomem água no mundo.  Elas são responsáveis por 69% do gasto global desse recurso anualmente.  Já a construção civil consome cerca de 21% da água tratada no planeta, segundo o US Green Building Council.

Vale ressaltar que, além da contribuição para o meio ambiente e de garantir as certificações ambientais necessárias para a viabilidade da obra, um empreendimento sustentável também pode ser sinônimo de uma obra mais barata. Afinal, evitando desperdícios e reduzindo gastos de recursos, você terá menos despesas financeiras.

Se você está querendo tornar seu projeto mais sustentável e não sabe como, pegue papel e caneta e anote essas 4 dicas valiosas que te daremos para você reduzir seu consumo de forma consciente. Confira!

A importância da economia

No canteiro de obras, a água é o insumo mais utilizado. De acordo com os dados do comitê temático da água do CBCS, em média 50% da água potável fornecida para áreas urbanizadas é destinado para a construção civil, mas em algumas localidades essa taxa pode chegar a 84%.

Para obter um desempenho ambiental mais elevado e ainda conseguir reduzir custos, as construtoras têm adotado práticas que visam o uso consciente de água em seus projetos. Como veremos a seguir, algumas dessas medidas já começam no canteiro de obras.

1 – Reaproveitamento de Água da Chuva

Para falar em economia, é muito interessante falar em reaproveitamento. Afinal, um dos maiores desafios em reduzir o consumo de água é combater diretamente o desperdício diário do recurso natural.

Nesse caso, utilizando e reaproveitando água de chuva pode ser muito positivo. Seja utilizando para a construção civil ou para trabalhos de limpeza, é uma ótima ideia. Em canteiros sustentáveis, já é comum a instalação de sistemas capazes de captar e tratar a água pluvial. Porém, mesmo quando não existe uma estação de tratamento específica para isso, ainda é possível fazer a coleta da chuva.

Vale lembrar que o uso dessa água deve ser destinado para fins não potáveis, como diminuir a poeira ou limpar ferramentas, alojamento e veículos. Você se impressionará com a quantidade de economia que essa simples prática pode gerar.

2 – Campanhas de Conscientização

Outra forma de economizar água é com campanhas de conscientização! Para isso, a melhor estratégia é fazer comunicações com o seu time com o objetivo de promover a economia hídrica e criar uma cultura sustentável entre o time de colaboradores.

As melhores práticas para implementar isso no seu canteiro de obras são:

  • Treinamentos sobre como economizar;
  • Incentivar o uso responsável;
  • Distribuir cartazes ou folhetos sobre informações importantes;
  • Conscientizar sobre a importância de economizar água.

3 – Utilize Materiais Modernos

Atualmente, há um grande número de materiais de construção que podem te ajudar a economizar. Afinal, com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, materiais como o cimento podem ser menos prejudiciais.

Por isso, priorize o uso de materiais modernos e inovadores, contudo, muitos projetos podem esbarrar nas barreiras dos preços. Por esse motivo, tente buscar formas de economizar na água e também no material.

4- Menos concreto. Mais economia

Outra medida eficiente é a escolha de materiais que proporcionem essa economia direta ou a redução do uso de concreto.

Afinal, o concreto é o segundo insumo mais utilizado na construção e sua fabricação requer um uso exorbitante de água. Dados do Green Building Council mostram que são gastos em média de 160 a 200 litros de água para produção de um metro cúbico de concreto.

Na extensão das lajes, por exemplo, quando se opta por estruturas como as nervuradas é possível reduzir o uso de concreto em até 30%, diminuindo proporcionalmente o consumo de água.


Esta pensando em tornar o seu canteiro de obras mais eficiente e sustentável? Contratar profissionais altamente especializados e capacitados pode ser uma outra solução. Profissionais bem treinados estão cientes do consumo e realizam atividades visando a diminuição dos recursos da empresa.

Você sabia que na Russel Serviços temos mais de 40 opções de profissionais para o setor de Construção Civil? De pedreiros a operadores de máquina e até mesmo engenheiros.

Entregamos a mão de obra em até 48 horas e você pode adquiri-la de forma 100% online. Para mais informações entre em contato através de contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *