O drone é uma ferramenta que foi empregada ao redor do mundo para questões militares, de beneficência ou cinematográficas e, que agora, começou a ser aproveitada pela indústria logística para tornar mais eficientes e otimizar seus processos.

A digitalização e as novas tecnologias, como a internet das coisas e o aprendizado autônomo, evoluíram para todas as indústrias, incluindo a indústria logística que, ao longo dos anos, caracterizou-se por adotar soluções inovadoras que lhe permitam responder de maneira precisa, rápida e segura.

Estes pequenos aparelhos, que podem voar quase 90 minutos e transportar pacotes de até 3 quilogramas, começaram a ser utilizados na última etapa da cadeia de abastecimento, ou seja, no trajeto entre o entregador e o destinatário, em áreas onde os transportes tradicionais não podem entrar.

Apesar desta tecnologia apenas começar a ser aplicada pelas companhias em seus armazéns, as provas piloto sugerem que esta aeronave não tripulada terá diferentes usos na cadeia de abastecimento, como:

  • Meio de transporte para transportar mercadorias pequenas e leves em lugares com difícil acesso;
  • Verificador de inventários em armazéns ou exteriores;
  • Câmera de vigilância aérea que oferecerá visibilidade e segurança às mercadorias.

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Benefícios que os drones podem proporcionar à logística empresarial

Nos próximos anos as companhias poderão enviar produtos a partir de seus armazéns para seus clientes em menos de 30 minutos a um custo mínimo.

Ao empregar drones nas operações diárias, as companhias diminuirão drasticamente seus gastos em mão de obra, manutenção, combustível e seguros, entre outros. 

Os drones não apenas poderão contribuir para reduzir o tempo em que um artigo devolvido retorna ao armazém, como também poderão oferecer uma melhor experiência ao cliente ao evitar-lhe ir até uma empresa de entregas para devolver seu pedido.

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Obstáculos da tecnologia

Os principais inconvenientes que as companhias possivelmente enfrentarão ao implementar estas novas ferramentas serão as limitações tecnológicas. Devido a que atualmente são muito frágeis, apenas podem apoiar no transporte de pequenos pacotes em distâncias curtas.

Além disso, terão que ser operados por pessoal previamente capacitado e qualificado, o que poderá gerar um investimento extra.

Outros obstáculos a ser considerados são:

  • A segurança física e informática, ao ser máquinas controladas por computadores se tornam alvo de hackers que buscam roubá-los ou destruí-los;
  • As regulações governamentais de cada país poderão incluir restrições, autorizações especiais, portes e regras que dificultem sua utilização.

Por outro lado, o tema da responsabilidade legal ainda não está claro. Ainda não se determinou totalmente em quem cairia a responsabilidade em algum acidente ou problema de segurança.

Por exemplo, se um drone caísse por uma falha técnica e machucasse alguém, não se saberia se a contravenção seria responsabilidade do fornecedor ou da seguradora. É recomendável que as empresas que desejem implementar drones em seus processos logísticos tenham períodos de prova extensos para que os colaboradores possam detectar diferentes problemas.

Geralmente os fornecedores de drones também desenham o software necessário para operá-los, razão pela que é aconselhável solicitar-lhes periodicamente capacitação e suporte. Também é conveniente introduzir este tipo de ferramentas de maneira gradual para poder solucionar os problemas na medida em que surjam e assim evitar um dano maior.

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Expectativas para o futuro

Apesar de as companhias especializadas em logística em nosso país ainda não oferecerem nem comercializarem serviços logísticos através de drones, estão se preparando com provas piloto, para poder fazer isso em um futuro não muito distante.

Cada vez mais é evidente que a tecnologia dos drones se torna acessível para os operadores logísticos que não se ocupam apenas com as atividades de entrega de pedidos, como também com oferecer serviços de armazenamento.

Combinados com um bom software logístico, os drones melhorarão drasticamente a eficiência em vários pontos da cadeia de abastecimento nos próximos anos para poder oferecer às companhias um novo serviço de valor.


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