Desde da aprovação da Lei da Terceirização (Lei 13.429/2017), as empresas podem terceirizar não só as tradicionais  atividades-meio, como vigilância, limpeza, recepção, zeladoria, manutenção e jardinagem, mas agora podem também terceirizar até mesmo as atividades-fim, ou seja, as principais funções da empresa. Há como terceirizar tudo. Além disso, encontrarmos no mercado grandes empresas que optaram pela terceirização de grande parte de suas funções operacionais e administrativas.

É importante lembrarmos que na terceirização, a responsabilidade pela contratação, remuneração e gerenciamento dos trabalhadores, cabe unicamente para a empresa contratada. Se a empresa contratante precisar fazer algum redirecionamento, deve solicitar para a empresa contratada, que tratará das providências necessárias, alterando procedimentos, resolvendo problemas ou até mesmo substituindo funcionários, caso necessário.

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Abaixo estão dicas importantes com o intuito de ajudar você, leitor, a terceirizar de maneira responsável e segura:

1 – Escolha bem a empresa de terceirização

Quando o empresário decide pela terceirização, deve escolher bem seus parceiros, pesquisando sobre a situação da empresa, checando a regularidade fiscal, se há restrições de crédito, pedindo certidões negativas, verificando o tempo que a empresa está no mercado, entre outros cuidados.  

2 – Desconfie de valores muito baixos

É claro que para uma terceirização bem-sucedida, não é só contratar o menor preço e pronto, como muitos ainda insistem em praticar.  Não existe milagre, é preciso desconfiar quando propostas são apresentadas com valores muito abaixo da normalidade praticada pelo mercado, o que pode ser um primeiro indício de que há algum problema.

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3 – Não se esqueça de avaliar a qualidade 

O sucesso de iniciativas de terceirização é inegável e facilmente comprovado, com redução de custos sim, mas associados a ganhos de qualidade, especialização e competência, de prestadores de serviços focados, que primam pela boa seleção de suas equipes, treinamentos constantes, supervisão, controles e procedimentos que garantem a qualidade dos serviços prestados ao cliente.

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4 – Analise quais setores dentro da empresa podem ser terceirizados

Se sua empresa ainda mantém todos colaboradores próprios em todas as funções, investindo tempo e recursos com seleção, uniforme, treinamento, pagamento de horas extras para coberturas de faltas e atestados, precisa cobrir férias, licenças, controles, supervisão e substituição de pessoal, é prudente rever seus conceitos.  

Vivemos tempos de mudanças e adaptações. Devemos usar o período de crise para revermos estratégias e fazermos os devidos ajustes. A terceirização feita de forma cuidadosa e responsável é uma opção muito assertiva para a sua empresa.


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