Também conhecida como contabilidade de custos, a contabilidade industrial atua de forma direta tanto na identificação como no tratamento dos custos de produção envolvidos no dia a dia da gestão de uma indústria.
Diante desse conceito, podemos dizer que ela gerencia os custos dos produtos ou serviços oferecidos, contribuindo para determinar os melhores preços e a uma margem de lucro em cima de todos os custos envolvidos na produção.
Confira agora 5 dicas para aplicar a contabilidade industrial na sua empresa!
1. Faça uma separação de gastos
Como você pode compreender, a gestão de uma indústria traz consigo uma série de custos. No entanto, nem todos são destinados para a mesma finalidade. Com isso, o ideal é separá-los em diferentes categorias.
Estamos falando de uma ação que proporciona uma análise mais certeira sobre as informações de uma indústria. Agora, a contabilidade industrial pode controlar os gastos envolvidos em uma gestão com maior assertividade.
Leia mais: Confira 6 dicas para a gestão de custos da sua indústria
2. Conheça os seus custos diretos e indiretos
Toda e qualquer indústria possui, em sua gestão, uma série de custos diretos e indiretos. Se o seu foco é produzir um determinado bem, como um lápis, o valor da matéria-prima utilizada é considerado um custo direto.
No entanto, para produzir um lápis, uma indústria precisa arcar com a folha de pagamento dos seus funcionários, gastos que se configuram como custos indiretos.
Por meio do suporte de uma contabilidade industrial, se torna possível exercer um controle mais eficiente em ambos os custos. O que permite encontrar oportunidades para reduzi-los e gerar uma maior economia.
3. Determinar o ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio de uma indústria é o exato momento em que a soma das suas receitas se iguala aos seus custos. Logo, não existe lucro, mas também não existe prejuízo financeiro.
A contabilidade industrial será a responsável por descobrir qual é o ponto de equilíbrio de uma indústria. O que permite evitar que ela venha a ter prejuízos no final de um mês e, assim, obtenha resultados positivos.
Leia mais: Indústria: veja 7 dicas para a gestão financeira
4. Definição do preço de venda
A precificação dos produtos de uma indústria é a responsável por garantir que o preço de venda seja capaz de cobrir todos os gastos envolvidos nas suas operações. No entanto, muitos gestores encontram dificuldades neste processo.
Isso porque, não estamos falando de uma atividade que deve levar em consideração somente o preço praticado pela concorrência. A precificação passa, principalmente, pelo entendimento dos custos e definição de uma margem de lucro.
Sendo assim, contar com uma contabilidade industrial é de fundamental importância, uma vez que o contador se encarrega por gerir os custos de uma organização, proporcionando uma maior assertividade na precificação.
5. Planejamento
Muitos empreendedores encontram dificuldades no momento de planejar o crescimento de suas empresas. A escalabilidade é um assunto que ainda gera muitas dúvidas para os gestores à frente de uma indústria.
Neste momento, contar com a contabilidade industrial é uma decisão assertiva. Isso porque, o contador contribui na elaboração de um planejamento estratégico, impulsionando uma indústria ao seu crescimento.
Leia mais: Veja 6 passos para ter um roteiro de produção industrial ideal
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústria, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
contabilidade industrial empresa dicas contabilidade industrial dicas indústria dicas setor industrial