No Brasil tem vários tipos de logística reversa disponíveis. Esse conceito de retorno de mercadorias ao fabricante tem ganhado cada vez mais destaque no setor de transporte, principalmente por ser responsável por gerar um consumo mais consciente e também garantir um futuro mais sustentável para o planeta. Isso porque a técnica está relacionada à redução no volume de matéria desperdiçada.

Mas o que é logística reversa? É um conjunto de processos realizados pela empresa de transporte e pelo cliente final, cujo objetivo é recolher produtos do cliente e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial para reuso, reciclagem ou descarte adequado. 

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Vale reforçar que, em algumas situações, a organização é obrigada a realizar a logística reversa de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, disposta na Lei nº 12.305. Esse é o caso de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

  • agrotóxicos;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Quer saber mais sobre essa tendência? Fique com a gente! Neste artigo, vamos:

– explicar como funciona a logística reversa;

– apresentar os tipos de canais dessa logística;

– enumerar os tipos de logística reversa disponíveis.

Como funciona a logística reversa na prática?

Basicamente, o processo de logística reversa é distribuído em três etapas. 

  1. O consumidor devolve o produto ou embalagem ao comerciante/distribuidor. O comerciante/distribuidor a remete ao fabricante/importador.
  2. O fabricante/importador encaminha para reuso, reciclagem ou descarte adequado.

Entenda os tipos de canais da logística reversa 

No Brasil e no mundo, existem três modalidades de logística reversa bastante utilizadas. Confira agora exemplos e suas descrições: 

1. Logística reversa pós-consumo

A logística pós-consumo é o sistema mais empregado pelas empresas e mais conhecido pelos clientes. Esse canal de distribuição envolve o retorno de produtos já consumidos ou vencidos para o fabricante.

Quer ver um exemplo bem popular? Embalagens de produtos descartáveis. Ao utilizar esse formato de logística reverso, as empresas garantem que os resíduos serão levados aos locais adequados. Dessa forma, a poluição ambiental e os danos causados a saúde da população são reduzidos consideravelmente. Por outro lado, a empresa ainda economiza dinheiro com a extração de recursos naturais.

Outro exemplo desse canal de logística reversa é o envio de pneus. Esses produtos, após serem utilizados, são coletados e enviados para serem reaproveitados em outros processos. Ou seja, a partir dos pneus, podem ser fabricados outros materiais bastante úteis para a sociedade, como a produção de asfalto.

2. Logística reversa pós-venda

A logística reversa pós-venda está relacionada à devolução de produtos que não atenderam às expectativas dos clientes. Ela é bastante comum em compras online, realizadas pela internet. Isso pode acontecer quando:

– o produto estava com defeitos;

– o pedido foi incorreto;

– o cliente se arrependeu de efetuar a compra;

 – entre outros.

Para o canal reverso de pós-venda, a empresa precisa recuperar o produto fazendo o seu recolhimento. Geralmente, a marca oferece um código para que o cliente envie o material pelos Correios para a sua sede ou onde fica seu estoque. Outra possibilidade é a empresa realizar a coleta local. A mercadoria recolhida pode ser reaproveitada em uma nova venda, por exemplo.

3. Reuso

Há um novo tipo de canal de logística reversa muito praticado no Brasil, que é o reuso. A partir dessa política de logística, a empresa consegue lucrar com a venda do resíduo. Esse canal utiliza-se de leilões de resíduos.

Na prática, materiais que podem ser descartados, como livros, móveis, equipamentos eletrônicos e até mesmo carros, pode ser leiloados pelos fabricantes. Essa proposta é bem interessante, pois é uma forma de encaminhar esses produtos que estão estocados para quem, de fato, tem interesse em adquiri-los. Além disso, é um forma eficiente de evitar o descarte incorreto de resíduos.

Leia: Logística reversa: descubra a sua importância para qualquer empresa | 

Mas, afinal de contas, quais benefícios meu negócio vai ter ao adotar a logística reversa?

Para facilitar, vamos trazer em tópicos as principais vantagens para quem pode optar pela implementação da logística reversa no seu negócio. Lembrando que, em alguns casos,  a logística reversa está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, por isso é obrigatória.

1. Sustentabilidade 

Não se pode ignorar o impacto da produção de mercadorias sobre o meio ambiente em todo o ciclo de vida dos bens. A logística reversa traz um cuidado especial para o planeta como um todo: ao buscar novos donos para os produtos, ela é útil na promoção do consumo consciente, evitando o descarte desnecessário de mercadorias que ainda podem ser utilizadas.

2. Promove imagem positiva e reputação

Ao cumprir a lei e ser reconhecida como empresa atenta ao meio ambiente, o negócio consegue atrair consumidores mais consciente. Engana-se quem acredita que as pessoas só compram os produtos. Cada vez mais os clientes estão preocupados, atentos a natureza e as ações da empresa que vende as mercadorias que costumam comprar. 

Dessa forma, ao optar pela logística reversa, você consegue se adequar a essa tendência. Mas atenção: é importante que as atitudes da marca sejam coerentes e honestas. O público acompanha de perto as empresas e, com as redes sociais, podem incrementar ou prejudicar a reputação e as vendas e qualquer negócio. 

3. Aprimoramento de processos

Outro ponto ignorado é a questão dos processos e o controle de qualidade. E a logística reversa pode ser muito útil para esses dois casos. Ao identificar que os produtos têm retornado por falhas na produção, por exemplo, ou no estoque, a empresa pode realizar ajustes rápidos e assertivos. 

Para isso, é fundamental acompanhar esses dados e entender o feedback do cliente como uma forma de melhorar seu produto. Aproveite esses números para agir rápido, além de gerar uma sensação para o cliente de que eles são prioridade e sempre serão ouvidos pela sua marca. 

4. Redução de custos

À medida que os processos se tornam mais eficientes, os custos geralmente caem na produção, armazenagem e distribuição. Mas não é só isso. O reaproveitamento de matéria-prima ajuda na economia. Dessa forma, você conseguirá maximizar os lucros do seu negócio, além de evitar o desperdício.

5. Encontrar um diferencial

Como abordamos aqui, o público cada vez mais quer saber quem são as empresas que produzem suas mercadorias. Por outro lado, o mercado anda cada vez mais concorrido: com o mundo digital, o consumidor pode encontrar rapidamente o mesmo produto em outra loja, por exemplo. 

Cabe à empresa buscar alternativas para se destacar de maneira positiva aos olhos do consumidor e dos potenciais clientes. Para isso, vale a pena apostar em vantagens competitivas, valores que te diferenciam da concorrência. Uma política de logística reversa eficiente pode ser uma vantagem competitiva para a empresa, por exemplo. Mas, claro, é necessário saber comunicar os benefícios desse novo procedimento. Afinal de contas, nem todas as pessoas conhecem a definição da expressão logística reversa. 

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