A transformação digital também chegou ao setor de varejo no Brasil. Grandes empresas estão se adequando para conectar plataformas, proporcionar uma experiência omnichannel e crescer. São essas organizações que estão percebendo um aumento nas vendas.

Neste cenário, é importante acompanhar as mudanças do mercado a fim de se manter competitivo e superar os diversos desafios existentes no setor. Neste artigo iremos te mostrar quais são os principais e como você e seus funcionários devem ficar atentos e sempre por dentro das demandas atuais, para que a sua empresa possa superar todos os obstáculos e atingir bons resultados. Confira a seguir.

1. Enfrentar a concorrência

Com o largo acesso à informação, os consumidores têm amplas possibilidades de pesquisa em relação a tudo o que desejam comprar. A forma tradicional de compra foi transformada e, atualmente, os consumidores usam a internet para fazer comparações de preço e de qualidade entre os produtos e serviços.

É preciso analisar os rivais de mercado de forma racional. Por isso, faça uma pesquisa do perfil da concorrência no seu nicho de atuação. Concentre-se em aspectos como os produtos ofertados, o tempo de existência, a presença online. Identifique os pontos fortes e fracos para, posteriormente, trabalhar no seu diferencial.

2. Buscar inovação constante

Para se adaptar à evolução do comércio, sobretudo no e-commerce, o varejista precisa inovar: pensar em práticas e em campanhas atrativas, por exemplo, são ótimas formas de diferenciar a marca. Tendo em vista que vender é uma atividade que requer técnica, é fazendo uso de indicadores e de estratégias que a empresa deve se nortear a fim de inovar.

Diferentes planos de vendas e políticas de desconto, por exemplo, podem engajar e, até mesmo, fidelizar os clientes. Dessa maneira, evite guerras de preço, pois tal jogo pode acabar desvalorizando o seu produto. O que deve ser incentivado é a cultura da inovação como forma de gerar valor.

3. Possibilitar boas experiências ao consumidor

O grande desafio das empresas é criar as melhores experiências de compra aos consumidores, a fim de que retornem e realizem mais compras no futuro. A grande sacada é antecipar as suas vontades e necessidades, em vez de somente suprir as demandas existentes.

Por esse motivo, as estratégias precisam reavaliar o modelo operacional do negócio, os canais de venda e, claro, os produtos. Para atender aos desejos dos consumidores cada vez mais exigentes, o varejista precisa conhecê-los a fundo. Desse modo, vale a pena investir em um bom banco de dados.

O que vem acontecendo dentro das empresas é o alinhamento entre o trabalho de inteligência (TI) e o setor de marketing, com o objetivo de ganhar vantagem competitiva. Todos os dados que podem ser obtidos com novas tecnologias devem ser aproveitados usando a criatividade do departamento de marketing.

4. Adaptar-se às mudanças de comportamento e consumo

O consumidor atual busca uma experiência de compra interessante, rápida e facilitada. Um grupo crescente de pessoas prefere analisar os produtos online ao invés de comprá-los diretamente em lojas físicas. Assim sendo, a tendência para 2018 é que o consumidor dê preferência aos processos mais personalizados e amigáveis.

Consequentemente, é preciso se informar a respeito das mudanças de comportamento desse cliente, pois é a partir de uma visão completa que o varejo poderá oferecer produtos e serviços customizados, comunicando-se com o público-alvo de maneira eficiente.

5. Ajustar-se às novas tecnologias

O mercado varejista também tem sido influenciado pela evolução tecnológica. Com liberdade para alternar o uso do computador, smartphone ou tablet, os consumidores exigem mais possibilidades de escolha no que diz respeito à forma de realizar sua compra.

Portanto, vale buscar a integração dos canais de venda, físico e online, com a implantação de recursos tecnológicos, a fim de otimizar os negócios. Além disso, se os sistemas serão interligados, é fundamental ter uma boa gestão de estoques para garantir o equilíbrio entre oferta e procura — já que, nesse sentido, os sistemas automatizados podem ser de grande ajuda.

Além de trazer novidades aos clientes, fazer parcerias pode funcionar muito bem para seu negócio, tendo em vista que elas permitem que as empresas aumentem a participação no mercado. Assim, com diferenciais claros estabelecidos, seu negócio estará apto a enfrentar os desafios do varejo e alcançar o sucesso.


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