É natural que os hábitos mudem. Ainda mais quando falamos em situações extremas como uma pandemia, onde as pessoas têm a oportunidade de rever seus consumos e prioridades.

Então, se você está pensando em abrir um delivery e quer “acertar na mosca”, reduzindo as chances de falha, você está no lugar certo. Separamos aqui os segmentos desse tipo de serviço que mais fizeram sucesso ao longo de 2021 para você se preparar para o que esta por vir nesse próximo ano.

Entenda porque eles fizeram tanto sucesso e como você pode explorar essas tendências no seu próprio estabelecimento. Confira a seguir!

1. Hamburgueria

Sem dúvidas, o segmento de hamburguerias dominou o pódio e ficou em primeiro lugar, assim como ficou em primeiro lugar entre as comidas mais vendidas também.

Pelo visto, os hambúrgueres realmente são uma das comidas preferidas dos brasileiros, não é mesmo? Por mais que seja cada vez mais competitivo, esse segmento ainda mostra que vai crescer muito nos próximos anos, principalmente pela demanda dos consumidores, que continuam a buscar muito por esse tipo de alimento.

2. Restaurante de prato feito

Em segundo lugar, ficaram os restaurantes, aqueles que servem comida em marmitas. Esse é um dos segmentos que estão sempre em alta, pois a demanda por marmitex é sempre grande.

Vale destacar que com o Home Office ganhando espaço, muitas pessoas passaram a pedir esse tipo de refeição para se alimentar durante o horário de almoço do expediente em casa. Por conta disso, muitos restaurantes conseguiram fidelizar esse tipo de cliente, muitas vezes oferecendo promoções diárias para incentivar o consumo desse tipo de pedido

3. Pizzaria

O segmento que levou o terceiro lugar foi o de pizzarias! Além de ter o canal online para vendas, essas pizzarias também contam com soluções para diminuir o tempo de entrega e, assim, conquistar seus clientes.

é uma comida popular e que dificilmente deixará de estar n as graças do público. Além disso, é uma estrutura de negocio relativamente fácil de montar e operar, visto que pizzas são fáceis e rápidas de fazer comparadas a outros tipos de comida, como o prato feito que comentamos

4. Lanchonete

As lanchonetes ficaram classificadas no quarto lugar dos segmentos que mais venderam em 2021.

Não é uma surpresa, afinal os brasileiros adoram pedir lanches, salgados, hot-dog e afins durante qualquer hora do dia. São estabelecimentos que servem diversos tipos de comida e portanto atingem diversos públicos.

São capazes de atuar em café da manhã, almoço e lanches, fidelizando principalmente por servir comidas rápidas e praticas, com baixo tempo de preparo e consequentemente de entrega.

5. Fast-Food

O quinto lugar ficou com o segmento de fast-food, que, como o próprio nome deixa claro, é a tão apreciada comida rápida. Este é outro segmento que também está sempre liderando as vendas no food service não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Vale destacar que alguns segmentos listados antes nesse texto também podem funcionar sobe o regime de fast food, sendo o Hambúrguer, por exemplo, uma refeição recorrente neste tipo de estabelecimento. Geralmente são espaços franqueados, e seguem padrões de operação e apresentação dois pratos, garantindo uniformidade no serviço em qualquer restaurante da rede.

6. Loja de Açaí

As lojas de açaí fizeram um grande sucesso em 2021 e ocuparam o sexto lugar entre os segmentos que mais venderam no delivery este ano!

Tipicamente brasileiro, não é de hoje que o açaí tem uma legião de apreciadores e continua sendo um dos pedidos preferidos dos consumidores. O destaque especial dentro desse segmento vai para as lojas que possibilitam a personalização do açaí com os famosos toppings.

É uma pratica que acompanha a tendência der consumidores mais exigentes e individualizados do que nunca, que valorizam uma experiência única ao consumir qualquer tipo de produto, inclusive comidas.

7. Restaurante Japonês

O segmento de restaurantes japonês aparece, mais uma vez, marcando presença entre as preferências dos consumidores brasileiros. É um segmento queridinho dos brasileiros tem tempo e com a pandemia o numero de restaurantes japoneses que adotaram sistema de delivery aumentou consideravelmente.

No entanto, é uma operação mais cara, não só pela delicadeza necessária no preparo dos pratos como também por conta dos ingredientes, no geral mais caros que o normal, por serem de alto padrão, como o salmão, grande estrela desse tipo de culinária.

8. Sorveteria

No oitavo lugar, o segmento que chega para ocupar o seu lugar no top 10 é o das sorveterias.

Durante o ano de 2021, o Delivery de sorvetes se tornou uma tendência e cresceu bastante. Então, estar aqui nessa lista só comprova que quem apostou nela, teve ótimos resultados!

Vale lembrar que é preciso uma operação muito redonda para manter uma bom delivery de sorvetes, já que o alimento precisa estar constantemente resfriado e demorar nas entregas aos clientes pode significar um produto que chega derretido no destino, o que com certeza, abaixa o nível de satisfação do consumidor.

9. Pastelaria

Em nono e penúltimo lugar, está o segmento de pastelarias. Este foi outro segmento que também se destacou no delivery em 2021. Com certeza é uma tendência bem brasileira, mas igualmente surpreendente por estar na lista, já que é um mercado bem menor.

Isso porque, antes, as pastelarias eram as estrelas das feiras e dos mercados municipais, mas o fechamento temporário do setor de bares e restaurantes mudou isso. A saída foi se adaptar para o delivery para continuar atendendo seus clientes e a estratégia parece ter dado deu muito certo!

10. Cafeteria

Por fim, o segmento de cafeterias ficou com o décimo lugar no ranking dos segmentos de Delivery que mais venderam em 2021.

As cafeterias tinham uma presença pequena no Delivery, mas também se tornaram tendência e cresceram durante a pandemia. Seja com as cestas de café da manhã normais ou então aquelas cestas especiais para presentear alguém, pedir esse tipo de produto já caiu no gosto dos clientes.

É um segmento que se beneficia muito de datas comemorativas como Dia dos Namorados e Dia das Mães e que com a pandemia aprendeu a atender seus clientes remotamente de forma eficiente, gerando todo um mercado que promete se tornar ainda maior em 2022.

Fidelize seus clientes para um delivery confiável

Vamos finalizar esse texto ressaltando uma questão muito importante. Não adianta escolher vender o tipo de acomoda mais popular do momento se você não tiver meios de fidelizar seus clientes.

Fidelizar clientes é sinônimo de que você está no caminho certo, pois um consumidor leal pode indicar seu estabelecimento para conhecidos. A taxa de conversão para fregueses fiéis é muito maior, tornando o custo em divulgação e propagandas delivery menor.

A tendência do mercado de delivery é manter um cliente leal, pois ele pode custar até cinco vezes menos do que conquistar um novo, chegando a representar até 65% de todas as vendas. Você pode cativá-los pela experiência positiva, desde a facilidade no momento da compra do delivery até o tempo e qualidade de entrega, de várias formas que destacamos ao longo deste conteúdo.

Além disso, vale a pena também analisar os feedbacks e retorná-los, sejam eles positivos ou negativos, isso pode ser feito por uma avaliação após as compras. Com os aplicativos de delivery isso se tornou muito mais fácil, já que os consumidores podem deixar sua avaliação assim como comentários a respeito dos pedidos realizados.

Portanto, preste atenção no perfil do seu restaurante nesses aplicativos e aprenda com as experiências dos seus clientes como melhorar a experiência de compra.

Por último, vale apostar num programa de fidelidade, com ações voltadas aos seus clientes que batem ponto regularmente no seu delivery. Exemplos disso seriam “a cada 5 pedidos, você ganha um grátis”, ou “ a cada 3 pedidos, a sobremesa vem de graça”

É tiro e queda que muitos consumidores vão aderir à promoção para conseguir o brinde. Você também pode aproveitar as datas comemorativas, com cupons de desconto para celebrar o dia.


Para aumentar o desempenho do seu delivery, pode ser interessante terceirizar algumas atividades do seu restaurante. Um exemplo de excelência na área de serviços terceirizados é a Russel Serviços, que além de providenciar mão de obra qualificada, ainda garante a entrega dos funcionários em 48 horas.

Fuja das dores de cabeça que um funcionário que não rende pode te trazer. Entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br e tire suas dúvidas ou faça um orçamento.

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