Para entrar em um prédio comercial ou condomínio, é necessário passar antes pelo porteiro, profissional que é essencial para o bom funcionamento deste tipo de local. Moradores, visitantes, prestadores de serviço, encomendas. Tudo passa diariamente pela portaria.
Problemas como a violência vem crescendo continuamente nas cidades, motivo pelo qual todos condomínios, e prédios, sejam eles residenciais, comerciais ou mistos, têm investido em segurança. E o primeiro passo para manter a segurança de um edifício é investir em profissionais qualificados.
E nesse caso, os porteiros são sempre os primeiros a precisar lidar com qualquer violação de segurança. Mas para que o porteiro cumpra bem seu papel, demonstrando toda a sua relevância para o condomínio, o síndico deve oferecê-lo boas condições de trabalho.
Qual o perfil ideal para um porteiro?
Um bom porteiro apresenta, em primeiro lugar, uma habilidade de comunicação. Ele deve não só compreender o que um terceiro, seja visitante ou prestador de serviço, deseja, mas precisa transmitir a informação de forma eficaz ao destinatário. Somente com uma boa comunicação ele poderá atuar com segurança.
No caso de um visitante, poderá permitir ou barrar a entrada. No caso de prestadores, sua atitude poderá fazer com que o morador desça para buscar uma encomenda ou fazer um pagamento.
Podemos listar as principais atribuições, confira a seguir.
Controle de acesso de visitantes
A atribuição mais conhecida do porteiro é fazer o controle de acesso de visitantes, esse profissional deve acionar o responsável pela visita. Não se pode deixar terceiros ingressarem no edifício sem checar a autorização com o morador sempre que necessário.
Recebimento de encomendas
O recebimento de encomendas, bem como de correspondências, também é uma atribuição do porteiro. Em muitos edifícios, costuma-se ter um local destinado para a guarda dos volumes quando não se consegue acionar o condômino.
O procedimento para receber é semelhante ao de controle de acesso. Se o morador pede comida, por exemplo, ele é chamado para receber o pedido na portaria, não devendo o porteiro autorizar a entrada do entregador.
O mesmo ocorre com a entrega dos Correios, que normalmente requer assinatura de recibo. Se o condômino não estiver em sua unidade, o porteiro pode receber a encomenda e entregá-la posteriormente. Nesse caso, o carteiro também não deve adentrar o condomínio.
Controle de entrada e saída de prestadores de serviço
Assim como o porteiro faz o controle de acesso de visitantes, ele também é responsável por controlar a entrada e saída de prestadores de serviço.
Um exemplo comum são os funcionários de empresas de televisão ou internet, cujos serviços são solicitados pelos moradores. Eles só devem ter a entrada autorizada após o porteiro se certificar que o morador pediu pelo serviço e após conferir a identificação do prestador de serviço. Em caso de dúvida, é possível ligar para a empresa para saber se ele realmente é funcionário.
Do mesmo modo, os funcionários de concessionárias de água, luz ou gás, que mensalmente fazem a leitura. Eles só podem ingressar no condomínio após se identificarem (dados pessoais e funcionais).
Zelar pela ordem no local
Outra atribuição do porteiro, relacionada à boa execução de outras tarefas, é zelar pela ordem no local. Se o recebimento de encomendas e o controle de acesso de visitantes e prestadores de serviços é bem feito, certamente a portaria já é organizada. Mas é preciso ter atenção com a relação com os moradores.
Ser cordial e simpático com todos é uma forma de manter a boa convivência e a harmonia no condomínio.
Conhecer os sistemas eletrônicos de segurança
De nada adianta o síndico investir bastante em sistemas eletrônicos de segurança se os responsáveis pela vigília não souberem operá-los. Como a tecnologia é algo comum em muitos condomínios no Brasil, não só com softwares de gestão, mas também com esses sistemas, o porteiro deve ser treinado para operar tais ferramentas.
Se você deseja contratar um porteiro qualificado, conte com a Russel Serviços, uma das líderes do segmento de terceirização e com expertise de mais de 15 anos de atividade no mercado. Seu funcionário será integrado em até 48h e todo o processo pode ser realizado de forma totalmente online.
Para saber mais ou solicitar um orçamento para o seu negócio, entre em contato através do e-mail: contato@russelservico.com.br
Republished by Blog Post Promoter