Para um evento ser bem-sucedido, ele deve ser construído de forma organizada em todos os setores. Tanto em eventos menores, como em congressos e até grandes festas, é necessária a preocupação com a limpeza do ambiente e manutenção do evento.

Portanto, trouxemos neste artigo dicas para a limpeza antes e depois de eventos.

Acompanhe!

Limpeza de eventos: antes

1 – Tenha uma equipe completa

Sua equipe de limpeza para eventos deve sempre estar completa. Um único colaborador faltando pode colocar em risco toda a operação.

Calcule o número de funcionários necessários para a limpeza de acordo com o porte do local e a quantidade de convidados.

No geral, o recomendado é uma pessoa a cada 600 m².

2 – Divida os setores

A equipe deve ser dividida por setores para facilitar a cobertura da área como um todo.

Assim, as tarefas ficam bem divididas e o trabalho será mais eficiente.

Lembre-se que banheiros e cozinhas precisam de mais pessoas para dar conta do serviço.

3 – Certifique-se de ter todo o material necessário

Antes mesmo da realização do evento, verifique se você tem todo o material de limpeza que vai precisar.

Na limpeza de eventos, você não terá tempo para buscar reposição de materiais, especialmente se o evento for durante a noite.

Esteja preparado para o planejado e também para eventuais imprevistos.

Leia mais: Conheça 4 maneiras da sua empresa reduzir gastos com produtos de limpeza

4 – Avalie onde comprar seu material

Depois de determinar quanto material você precisará, avalie suas opções de fornecedores.

Para a limpeza de eventos, o mais importante é a disponibilidade, e não o preço.

Mesmo assim, ainda é possível pesquisar para encontrar bons preços e pronta entrega.

Leia mais: Como organizar o setor de limpeza da sua empresa em 5 passos

5 – Considere uma equipe profissional

Todos os passos anteriores podem ser resumidos na contratação de uma equipe profissional de limpeza em eventos e feiras.

A empresa terceirizada ficará responsável pelo material, pelos colaboradores e pelas orientações mais importantes, ficando ao seu encargo somente a divisão do trabalho por setores.

Limpeza de eventos: durante

6 – Mantenha a organização e limpeza

Instrua a equipe a continuar recolhendo lixo de seus setores durante todo o evento.

Copos descartáveis, flyers, embalagens e outros objetos que não fazem parte do espaço devem ser prontamente identificados e recolhidos.

Assim, você mantém a sensação de limpeza para todos durante o evento.

7 – Mantenha as mesas organizadas

Na limpeza de eventos, quando uma mesa é liberada, ela deve ser organizada e disponibilizada para os próximos convidados.

Os garçons vão recolher os pratos, copos, talheres e guardanapos, mas a equipe de limpeza pode fazer o restante.

8 – Banheiros precisam de atenção redobrada

Oriente sua equipe a verificar os banheiros, pelo menos, a cada uma hora para a limpeza periódica.

A pior coisa para quem vai a um evento é encontrar um banheiro sujo, com mau cheiro, molhado ou sem papel.

Certifique-se de dar atenção especial aos banheiros.

Limpeza de eventos: após

9 – Recolha tudo das mesas

Todos os objetos deixados pelos convidados devem ser recolhidos das mesas após a finalização do evento.

Descartáveis e orgânicos devem ser colocados em seus respectivos destinos.

Eventuais objetos perdidos podem ficar em um setor de achados e perdidos do local, ou entregues à administração do evento.

10 – Separe o lixo reciclável do orgânico

O lixo reciclável deve ser separado para que o correto destino seja dado a ele. Já o lixo orgânico deve ser descartado com segurança em um local separado.

Jamais misture os dois tipos de lixo. Em eventos, a quantidade de lixo reciclável é muito grande para que não seja descartado corretamente.

11 – Faça a limpeza final

Para limpar o ambiente após a realização do evento, vale a mesma regra de divisão de setores anterior.

Comece pelos móveis, paredes e janelas, para depois passar para o piso.

Se for necessário lavar o piso, certifique-se de fazer isso usando os produtos corretos e os utensílios mais adequados para não danificar cada tipo de piso.

Uma equipe de limpeza profissional sempre tem o conhecimento técnico necessário nestes momentos.

Por isso, recomendamos fortemente a contratação de equipes terceirizadas para cuidar da limpeza de eventos do início ao fim.


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