A rede social corporativa funciona como as redes sociais comuns (Facebook, Twitter, etc.) e possui diversas características inovadoras e que auxiliam na comunicação entre toda a equipe. Por isso, ela se torna atrativa e pode ser uma ferramenta altamente estratégica.
Além de facilitar o dia a dia dos seus colaboradores, listamos 9 vantagens de se utilizar uma rede social corporativa, uma tendência que só vem aumentando, com a adoção da transformação digital nas empresas. Confira!
9 vantagens de usar uma rede social corporativa
1- Aumento da produtividade:
Segundo a McKinsey, a produtividade dos funcionários que utilizam uma rede social corporativa para ajudar a organizar seu trabalho, se comunicar com colegas e armazenar documentos e informações importantes aumenta em até 25%;
2- Melhora na comunicação do seu time:
Com uma rede social corporativa os seus funcionários podem conversar entre si através da plataforma, em tempo real, facilitando a troca de informações e conhecimento;
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3- Aumento do engajamento:
Ao proporcionar melhora na comunicação entre as pessoas e ter todas as tarefas e projetos expostos no mesmo lugar, você gera engajamento, pois todos se sentem parte essencial do trabalho que sua empresa está desenvolvendo;
4- Estímulo à colaboração:
Com redes sociais corporativas, à medida que os funcionários estão vendo o avanço de cada um dos projetos em que estão envolvidos, tendem a colaborar mais para o sucesso de cada tarefa, dando dicas, sugestões ou mesmo se oferecendo para realizar alguma atividade que não estava prevista;
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5- Armazenamento de informações e documentos em um único local:
Utilizando uma plataforma social você pode armazenar todas as informações e documentos para a tomada de decisão em um único local, liberando acesso a tais documentos para quem se faça necessário;
6- Diminuição do tempo gasto em reuniões:
Quando se aumenta a comunicação através de outros meios e melhora o engajamento entre as áreas e seus colaboradores, a necessidade de reuniões para lidar com assuntos de rotina é menor;
7- Diminuição dos e-mails:
Segundo a mesma pesquisa da Mckinsey citada acima, um colaborador gasta até 28% do seu tempo no trabalho lendo e respondendo a e-mails. Com uma rede social corporativa você pode utilizar esse tempo em outras atividades que sejam mais relevantes para a sua função.
8- Aumento da Transparência:
A disponibilidade da informação em uma rede social empresarial permite que todos conheçam os resultados da empresa e de cada área, fazendo com que haja colaboração em áreas que precisam de melhorias e que aconteça o reconhecimento daqueles que atingiram ou superaram suas metas;
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9- Disseminação de melhores práticas:
Usando uma plataforma na qual você acompanha o que está sendo feito para a solução de um problema ou o desenvolvimento de um projeto, você promove o compartilhamento do conhecimento na sua empresa, uma vez que todos poderão aprender e contribuir para as ações.
Além disso, redes sociais corporativas potencializam a retenção do conhecimento tácito na empresa, visto que o passo a passo estará registrado em um único local. Desse modo, você ajuda a disseminar as melhores práticas entre as diferentes unidades operacionais da sua organização.
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