- Home
- Terceirização
- Conheça as funções de um se ...
O serralheiro é o profissional que trabalha na serralheria, desenvolvendo cortes, furações e soldas em metais como ferro e alumínio, produzindo peças como portas, janelas, grades e esquadrias. Muitas oficinas e empresas exigem que o serralheiro possua formação em curso técnico, onde ele aprende técnicas como dobras e soldagens de produtos metálicos, elaborar orçamentos e diminuir desperdícios. Os serralheiros devem possuir conhecimento básico de desenho técnico e de cálculos matemáticos, devem compreender o funcionamento das diversas máquinas utilizadas e conhecer noções de segurança no trabalho, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Neste post, vamos te mostrar as responsabilidades de um serralheiro, suas funções, o que faz e te mostrar por que a terceirização é a melhor maneira de contratação dos profissionais da área. Boa leitura!
Nas serralherias, o serralheiro é o responsável por:
Inspeção de materiais: assim que os feixes de perfis metálicos chegam à serralheria, o serralheiro deve realizar uma inspeção, observando a qualidade da embalagem ( que não deve estar violada), a disposição dos perfis no veículo de transporte, a posição dos pacotes, o tamanho, a forma e o desenho do material, a cor de sua pintura, o aspecto do material, seu acabamento, planicidade e possíveis riscos, trincos e marcas de batidas.
Armazenagem de materiais: Após a inspeção, o material pode ser armazenado em prateleiras, que devem estar envolvidas em materiais que protejam as barras de metal, como borracha ou feltro.
Corte de materiais: O serralheiro corta os perfis de metal de acordo com a peça que vai ser produzida, sempre priorizando a precisão, que interfere diretamente na qualidade da peça, utilizando as máquinas de corte e trenas. Além disso, os serralheiros também realizam desabes, entalhes, furos e rasgos nos perfis, feitos com o auxílio de máquinas como o estampo e o pantógrafo.
Montagem de esquadrias: A montagem das esquadrias, na maioria das vezes, ainda é feita de forma manual, exigindo muito cuidado com a segurança. As peças deve ser unidas de forma que haja um encaixe perfeito entre elas. Para que isso ocorra, podem ser utilizados acessórios como borrachas, roldanas, escovas, guias, guarnições, encostos, fechos e vidros.
Construção de protótipos: os protótipos são indicados, principalmente, na produção de peças complexas e em grande escala. Antes de cortar todos os perfis, o teste é realizado cortando e montando os perfis necessários para uma peça, verificando se as medidas estão corretas e se estão com perfeito ajuste.
Transporte de peças: No momento de entregar a esquadria pronta ao cliente, o serralheiro deve acomodar as esquadrias verticalmente no veículo, lado a lado, separadas com papelão ou jornal e amarradas com cordas de nylon ou cizal, com a finalidade de evitar atritos, arranhões e empenamentos.
Leia mais: Saiba tudo sobre a profissão dos Conferentes de mercadoria
O que faz um serralheiro?
O serralheiro pode trabalhar em várias atividades, desde a construção civil à indústria e metalomecânica, passando pelo setor automóvel até à construção naval.
O Arsenal do Alfeite, na Base Naval de Lisboa, inclui o serviço de Serralharia Civil, onde são reparadas e fabricadas estruturas, isolamentos e calafetagens de navios, bem como de estaleiros, hospitais, aeroportos e centros comerciais.
Além dos conhecimentos específicos de serralharia, muitas vezes, pede-se a estes profissionais que tenham também competências típicas do soldador. Também pode precisar de perceber de Pintura e de Construção Civil.
Os profissionais que trabalham de serralheiro devem ter conhecimentos básicos de desenho técnico, bem como de cálculos matemáticos simples.
É importante que percebam também do funcionamento da maquinaria que precisam de utilizar e devem ter noções de Segurança no Trabalho, nomeadamente quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual.
Um dos requisitos importantes para exercer a profissão é ter capacidade de adaptação e flexibilidade. Mas venha perceber melhor que funções pode um serralheiro desempenhar.
Leia mais: Eletricista: veja a importância desse profissional no seu estabelecimento
Quais as suas funções
O serralheiro precisa de saber interpretar desenhos técnicos e outras informações técnicas para realizar certas tarefas, nomeadamente para montar estruturas metálicas. Também precisa de fazer medições e cálculos básicos no âmbito das suas funções.
As principais atividades de um serralheiro passam pela construção e reparação de estruturas metálicas em terra ou em cais ou unidades flutuantes. Pode, assim, ter de montar andaimes para poder realizar as obras em altura.
Entre as funções de um serralheiro incluem-se, ainda, a reparação de portas e janelas, bem como de sanitários. Também executa a manutenção e reparação de equipamentos e máquinas.
Além disso, trabalha com chapas de aço, tubos e perfilados, cortando e enformando estes materiais com recurso a ferramentas como o maçarico, martelos, grampos e esticadores, entre outros.
Leia mais: Soldador: saiba mais sobre a profissão e suas funções
Precisa de um serralheiro?
A terceirização é uma ótima opção se você está a procura de mão de obra barata e com qualidade. Entre suas vantagens, estão a redução de custos do seu negócio, aumento da produtividade, serviço mais especializado e otimização de tempo.
Na Russel Serviços, você encontra serralheiros qualificados e aptos para o mercado de trabalho. Clique aqui e contrate agora mesmo um profissional para o seu estabelecimento!
Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
Indústria MANUTENÇÃO Russel Serviços serralheiro serralheiro funções terceirização indústria terceirização na indústria terceirização serralheiro