Você sabe o que as patologias e a construção têm em comum? Definida como “o estudo das doenças”, a palavra de origem grega representa o estudo dos defeitos que podem aparecer e comprometer uma construção.

Isso significa que as patologias das obras podem ser assimiladas a doenças. Portanto, é importante que sejam prevenidos e diagnosticados antes que representem riscos.

Uma manifestação patológica é definida pela NBR 15575, uma norma de desempenho, como uma irregularidade que se manifesta no produto devido a defeitos de projeto.

Essa falha também pode ocorrer durante a fabricação, instalação, montagem, operação e manutenção. Ou mesmo como problemas que não são causados ??pelo envelhecimento natural.

Para garantir a boa saúde da sua construção, acompanhe este conteúdo que a Russel Serviços preparou para você com as principais patologias das obras.

Leia também: Cinco métodos para otimizar a Gestão de Projetos na Construção Civil

As 7 principais patologias de obras

1. Porosidade

Esse problema ameaça a resistência do concreto e está diretamente relacionado ao processo de preparação que não foi feito corretamente.

Ou seja, não seguiu os parâmetros de qualidade e as melhores práticas estabelecidas para a construção civil. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de que o concreto seja sempre derramado próximo ao local final.

Também é importante que a ação ocorra antes do início do ponto de agarrar. Você pode usar funis, troncos ou calhas para criar playgrounds a partir de alturas superiores a dois metros.

2. Fissuras e trincas

Eles podem parecer inofensivos, mas são um sinal de que algum tipo de problema ocorreu com a homogeneidade da mistura de concreto.

A melhor forma de evitar isso é contratar um profissional que considere todos os indicadores ambientais antes de começar a preparar essa mistura.

Escusado será dizer que evitar o problema é principalmente sobre a dosagem correta na fase de elaboração.

3. Infiltração

Eles podem parecer inofensivos, mas são um sinal de que algum tipo de problema ocorreu com a homogeneidade da mistura de concreto.

A melhor forma de evitar isso é contratar um profissional que considere todos os indicadores ambientais antes de começar a preparar essa mistura.

Escusado será dizer que evitar o problema é principalmente obter a dosagem certa na fase de elaboração.

Leia também: Os quatro passos para trazer eficiência e qualidade para suas obras

4. Carbonatação

A carbonatação é a corrosão de estruturas metálicas, também conhecida como reforço de concreto. Os problemas surgem quando o revestimento de cimento não é suficiente para proteger o aço dos processos de corrosão. 

 Este é um fenômeno de degradação contínua que, se não for resolvido rapidamente, pode afetar a estrutura do edifício.

5. Desbotamento

O desbotamento é a descoloração de pigmentos encontrados em tintas de baixa solidez, especialmente ao pintar ao ar livre. 

 Isso ocorre quando a exposição ao sol é muito forte e muitas vezes na superfície. Isso pode ser evitado usando produtos com alta proteção UV.

6. Destacamento

Estas patologias em edifícios caracterizam-se por uma perda de aderência entre as peças cerâmicas e o suporte ou argamassa.

É o deslocamento total ou parcial de pisos, azulejos e porcelanatos da superfície.

7. Gretamento

A fissura representa o comprometimento estético dos revestimentos cerâmicos!

Caracteriza-se por falhas ou falhas em azulejos e materiais semelhantes, como arranhões ou marcas, que podem eventualmente evoluir para deslocamento.

Leia também: Quais vantagens sua empresa de Construção Civil terá ao contratar a Russel Serviços?

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Recife – PE: (81) 3314-6520

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *