Ao gerenciar um negócio, várias ações precisam de atenção dos principais responsáveis pela empresa. Tudo isso para que exista uma gestão de sucesso. Na prática, isso não é uma tarefa fácil. E é nesse momento que surgem as principais ferramentas de gestão empresarial para dar apoio nas ações desses profissionais, facilitando sua tomada de decisão.

Diferentemente de sistemas e aplicativos que encontramos para organizar tarefas e definir as próximas ações – que também são importantes – as principais ferramentas de gestão empresarial são, na verdade, metodologias e práticas que podem trazer vantagens para o dia a dia do negócio.

Por isso, confira a lista que preparamos com as 3 principais ferramentas de gestão empresarial que vão ajudar qualquer tipo de negócio:

  1. Análise SWOT
  2. Canvas Model
  3. Criação e monitoramento de KPIs

Principais ferramentas de gestão empresarial: planeje, monitore e ajuste

Essas são algumas fórmulas práticas que toda empresa precisa conhecer para seguir no caminho certo e conseguir crescer de forma sustentável no mercado, ajustando seus processos sempre que necessário.

1- Análise SWOT

  • Nível de dificuldade de implementação: fácil
  • Todas as empresas devem usar, mas é mais empregada em empresas de porte: Pequeno

A análise SWOT é uma ferramenta para conhecer profundamente uma organização e seu ambiente, tanto interno como externo. É o primeiro estágio de um bom planejamento da sua empresa e ajuda os profissionais a se concentrarem em questões-chave para o negócio.

SWOT é a sigla que significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Na prática, para fazer a análise SWOT, é utilizado um quadro com esses 4 espaços.

Cada um deles precisa ser preenchido de acordo com essas características de seu negócio.

Esses pontos são divididos de acordo com uma abordagem positiva e negativa, em relação a fatores externos ou internos:

  • Pontos fortes e fracos são fatores internos;
  • Oportunidades e ameaças são fatores externos;
  • Uma força é um fator interno positivo;
  • Uma fraqueza é um fator interno negativo;
  • Uma oportunidade é um fator externo positivo;
  • Uma ameaça é um fator externo negativo.

Leia mais: Conheça 4 modelos de gestão de processos para te ajudar a atingir os melhores resultados na sua empresa

Assim, a análise da matriz SWOT pode se tornar uma das mais poderosas ferramentas de planejamento e gestão empresarial se você especificar relações como estas:

  • Quais forças devemos usar para nos defender de ameaças?
  • Que forças podemos empregar para potencializar oportunidades?
  • Quais fraquezas devemos fortalecer para evitar que atrapalhem uma oportunidade?
  • Que fraqueza precisa ser corrigida para que não torne uma determinada ameaça ainda maior?

O principal objetivo da análise deve ser agregar valor aos produtos e serviços da empresa para que ela possa buscar novos clientes, reter clientes fiéis e ampliar os segmentos de clientes que atendem em longo prazo.

Se realizada com sucesso, é possível aumentar o retorno sobre o investimento e outros índices de lucratividade, ao potencializar oportunidades e defender sua empresa de ameaças.

2- Canvas Model

  • Nível de dificuldade de implementação: médio
  • Todas as empresas devem usar, mas é mais empregado em empresas de porte: Médio

Outra das principais ferramentas de gestão empresarial, focada no planejamento e criação de negócios, é o Canvas, muito usado em startups.

É uma prática ferramenta de organização empresarial que ajuda a determinar e alinhar suas atividades de negócios de uma maneira simples e criativa. É usada uma tabela com 9 elementos de negócios para garantir que você não perca nenhuma parte vital de sua empresa.

Ele é conhecido por sua praticidade e agilidade ao ser usado por equipes em uma empresa. Por isso, é muito utilizado por startups e até mesmo para validar projetos de lançamento de novos produtos ou serviços em empresa já consolidadas no mercado.

A grande vantagem é que insights poderosos são conseguidos rapidamente, com embasamento em fatos e com resultados, na maioria das vezes, bem consistentes. Além disso, por ser criado em grupo, o modelo de negócio resultante já é um consenso entre os integrantes da empresa.

Preenchendo toda a tabela Canvas, você terá uma visão macro do seu projeto. Então use o Canvas quando desejar descrever o modelo de negócios de sua empresa ou otimizá-lo. Observe que o Canvas é um documento que deve ser revisado periodicamente, pois todos os fatores listados podem mudar com o tempo.

Leia mais: 5 dicas de como implantar Valores Organizacionais no seu modelo de negócio

3- Criação e monitoramento de KPIs

  • Nível de dificuldade de implementação: complexo
  • Todas as empresas devem usar, mas são mais empregados em empresas de porte: Grande

Depois de definir suas ações e estratégias, é preciso acompanhar sua execução. Essa é a parte mais complexa da gestão empresarial.

Um Key Performance Indicator (KPI), chamado de indicador de desempenho, em português, é um valor mensurável que demonstra a eficiência com que uma empresa está atingindo os principais objetivos de negócios. As organizações usam KPIs em vários níveis para avaliar seu sucesso em atingir os objetivos.

Os KPIs de alto nível podem se concentrar no desempenho geral da empresa, enquanto os KPIs de baixo nível podem se concentrar em processos ou na performance de funcionários em departamentos como vendas ou marketing.

Leia mais: 8 passos para fazer uma política de segurança da informação para a sua empresa

Os KPIs são os responsáveis por mostrar ao gestor se o caminho escolhido pela empresa está sendo seguido ou se é preciso fazer ajustes.

Nesse contexto, vale acrescentar um pouco de tecnologia ao uso das ferramentas de gestão empresarial citadas.


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