- Home
- Bares e Restaurantes
- Conheça a profissão do pizza ...
A profissão de pizzaiolo é uma verdadeira arte. Estes profissionais fazem pizza, sendo uma atividade que requer grande mestria e saberes muito específicos. Pois estamos a falar de anos e anos de tradição e de aprendizagem de um alimento que se confunde com a história de Itália.
Os melhores pizzaiolos do mundo são italianos ou têm raízes italianas. Muitos deles aprenderam esse ofício com os pais e os avós, uma vez que é uma atividade com anos de tradição.
Há restaurantes italianos e pizzas um pouco por todo o mundo, mas nem em todos se podem encontrar bons pizzaiolos. Só os melhores profissionais acumulam experiência, competências e habilidade manual.
A concorrência na área é cada vez maior, com pizzarias a abrirem em cada esquina. Portanto, um pizzaiolo precisa de ter ótimas qualidades para ter sucesso. Assim, tem de estar sempre a aperfeiçoar-se e a desenvolver a criatividade para fazer melhor.
Neste post, vamos te mostrar as funções de um pizzaiolo, seu salário e como contratar os melhores profissionais do mercado para o seu estabelecimento. Boa leitura!
Quanto ganha um pizzaiolo?
Apesar de a profissão de pizzaiolo exigir grande especialização, os ordenados neste setor não são muito elevados. Pelo contrário, há alguns profissionais mal pagos.
Contudo, alguns restaurantes ou espaços comerciais mais conhecidos, um pizzaiolo pode ter um salário bem interessante. Este será tanto maior quanto maior for a sua experiência e o nome que tiver no setor.
Fazer pizzas num negócio próprio pode ser mais rentável do que trabalhar para outros. Mas saiba que empreender um negócio também exige maiores responsabilidades e dores de cabeça.
Leia mais: Maître de restaurante: conheça suas funções
O que faz um pizzaiolo?
O local de eleição para um pizzaiolo trabalhar é uma pizzaria. Contudo, há outros espaços comerciais que também podem contratar estes profissionais, como por exemplo padarias, supermercados, restaurantes e até hotéis. Não podemos confundi-lo com um cozinheiro, pois ele apenas faz pizzas e pratos de massas, como lasanhas, por exemplo.
O trabalho principal de um pizzaiolo, como é evidente, passa por criar e preparar receitas de pizzas, incluindo a massa e as respetivas coberturas.
Assim, um pizzaiolo faz e abre a massa e preenche-a com os ingredientes escolhidos. Depois terá de a levar ao forno e de garantir que coze de forma uniforme, sem queimar, até ficar no ponto.
Em algumas pizzarias, há o forneiro que é a pessoa responsável por levar a pizza para o forno e por a cozinhar, além de tratar da sua finalização com condimentos como manjericão ou chouriço.
Todavia, o trabalho de um pizzaiolo pode ainda passar por confecionar outras comidas, especialmente italianas. Essa exigência pode estar presente em espaços que não sirvam apenas pizzas.
Leia mais: Bares e restaurantes: saiba tudo sobre a profissão do garçom
Quais as suas funções
O pizzaiolo faz pizzas, está visto, mas essa missão não é tão simples como parece. Além da confeção propriamente dita, ele também tem de assegurar todos os processos relacionados.
Desta forma, além de preparar as pizzas, também tem de escolher os ingredientes necessários para a confeção, bem como gerir a cozinha e assegurar que há sempre os produtos necessários em estoque.
Por outro lado, este profissional tem de ter perfeita noção dos temperos certos, além de saber combinar sabores e ingredientes.
Vamos de seguida resumir quais são as principais funções de um pizzaiolo:
- Pré-preparação das massas
- Preparar os ingredientes a utilizar nas pizzas
- Fazer recheios, molhos e acompanhamentos para a pizza (por exemplo, saladas)
- Confecionar e montar as pizzas
- Cozinhar outras receitas, nomeadamente pastas e sobremesas
- Cuidar da arrumação e limpeza da área de trabalho e dos equipamentos utilizados
- Tratar do estoque de ingredientes
- Criar receitas e combinações inovadoras.
Leia mais: Saiba como é ser um chef de cozinha e suas funções
Como contratar bons pizzaiolos?
A terceirização é uma das melhores formas para contratar bons profissionais. Além do seu baixo custo, ela irá trazer diversos benefícios para o seu negócio, como por exemplo:
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade;
- Serviço mais especializado.
Na Russel Serviços, você encontra pizzaiolos qualificados e aptos para o mercado de trabalho! Clique aqui e contrate um para o seu estabelecimento de forma rápida, prática e barata.
Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.
Veja nossa lista de profissionais das áreas de Bares e Restaurantes clicando aqui.
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
bares e restaurantes dicas bares e restaurantes pizzaiolo pizzaria restaurantes setor gastronômico terceirização terceirização em bares e restaurantes terceirização em restaurantes