Acertar na contratação de um vendedor varejista é um grande desafio para os lojistas. Para encontrar alguém que vá somar e se adequar ao perfil do negócio, existem alguns fatores essenciais que devem ser avaliados nesse processo.

Portanto, separamos nesse artigo 6 fatores que devem ser considerados na hora de contratar um vendedor varejista.

Confira quais são!

1. Comunicação

Considerando que o vendedor representará a sua loja diante do consumidor, a comunicação é um aspecto fundamental a ser analisado. Isso influenciará diretamente nas vendas, uma vez que clientes e colegas de trabalho sentirão o impacto.

Nada que uma boa conversa, não muito longa, não possa revelar. O ideal é ir um pouco mais além e fazer uma dinâmica de grupo, mesmo se houver apenas dois candidatos, para avaliar não só a habilidade de se comunicar, mas também a de se relacionar e cooperar com o grupo.

2. Avaliação comportamental

A avaliação comportamental é um dos fatores mais importantes a serem analisados para evitar problemas na loja. A personalidade, muitas vezes, só é revelada verdadeiramente após um tempo de convivência no trabalho, o que pode ser perigoso.

Para evitar isso, utilize alguns meios eficientes como a avaliação psicológica e a dinâmica de grupo para analisá-lo. Esse conjunto de informações ajudará a identificar o perfil comportamental do candidato a vendedor varejista.

3. Capacitação profissional

Contratar profissionais qualificados não significa que você não precisará investir na atualização deles, mas ajudará a economizar tempo e um bom dinheiro com cursos e treinamentos mais aprofundados.

Conhecimentos adquiridos por meio de cursos, palestras, treinamentos teóricos e práticos serão importantes para o vendedor trazer know how de qualidade para a loja e influenciar diretamente nos resultados gerais.

Avalie o currículo do candidato e dê preferência para os profissionais que tenham, além da capacitação, o perfil adequado para atender as necessidades do cargo a ser ocupado. Se ele busca se atualizar sozinho e de forma constante, melhor ainda.

4. Habilidades práticas

Não só conhecimentos teóricos importam na hora de contratar um vendedor varejista. É preciso saber colocá-los em prática. Lembre-se que a teoria sem a prática não traz tantos resultados. Porém, o inverso gera experiências valiosas que podem ser complementadas com conhecimento.

Além de avaliar as experiências do candidato, crie uma ou mais historinhas incluindo as mais diversas situações vivenciadas na loja e peça para ele apresentar soluções. Essa é uma boa forma de testar as habilidades práticas aliadas ao conhecimento.

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5. Aparência física

É bom estabelecer algumas regras relacionadas à aparência física e higiene pessoal para criar uma cultura interna e passar uma boa imagem da loja. Essas normas também facilitarão as próximas contratações, uma vez que terá mais um critério de avaliação nas mãos.

A higiene e a aparência devem ser avaliadas, pois ninguém gosta de ficar perto de uma pessoa com mau cheiro e desleixada, influenciando diretamente nas vendas e na perda de outros bons vendedores. Então, fique atento. Na primeira entrevista já será possível observar esses detalhes.

6. Pretensão salarial

É importante você ter percepção de salário já estipulado e dar muita atenção para isso. Lembre-se que bons profissionais ganham acima da média de mercado pois entregam (faturam) mais. Salário ruim atrai vendedor ruim, salário bom atrai bons vendedores. É importante você saber qual deles você quer contratar.

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