Acertar na contratação de um vendedor varejista é um grande desafio para os lojistas. Para encontrar alguém que vá somar e se adequar ao perfil do negócio, existem alguns fatores essenciais que devem ser avaliados nesse processo.
Portanto, separamos nesse artigo 6 fatores que devem ser considerados na hora de contratar um vendedor varejista.
Confira quais são!
1. Comunicação
Considerando que o vendedor representará a sua loja diante do consumidor, a comunicação é um aspecto fundamental a ser analisado. Isso influenciará diretamente nas vendas, uma vez que clientes e colegas de trabalho sentirão o impacto.
Nada que uma boa conversa, não muito longa, não possa revelar. O ideal é ir um pouco mais além e fazer uma dinâmica de grupo, mesmo se houver apenas dois candidatos, para avaliar não só a habilidade de se comunicar, mas também a de se relacionar e cooperar com o grupo.
2. Avaliação comportamental
A avaliação comportamental é um dos fatores mais importantes a serem analisados para evitar problemas na loja. A personalidade, muitas vezes, só é revelada verdadeiramente após um tempo de convivência no trabalho, o que pode ser perigoso.
Para evitar isso, utilize alguns meios eficientes como a avaliação psicológica e a dinâmica de grupo para analisá-lo. Esse conjunto de informações ajudará a identificar o perfil comportamental do candidato a vendedor varejista.
3. Capacitação profissional
Contratar profissionais qualificados não significa que você não precisará investir na atualização deles, mas ajudará a economizar tempo e um bom dinheiro com cursos e treinamentos mais aprofundados.
Conhecimentos adquiridos por meio de cursos, palestras, treinamentos teóricos e práticos serão importantes para o vendedor trazer know how de qualidade para a loja e influenciar diretamente nos resultados gerais.
Avalie o currículo do candidato e dê preferência para os profissionais que tenham, além da capacitação, o perfil adequado para atender as necessidades do cargo a ser ocupado. Se ele busca se atualizar sozinho e de forma constante, melhor ainda.
4. Habilidades práticas
Não só conhecimentos teóricos importam na hora de contratar um vendedor varejista. É preciso saber colocá-los em prática. Lembre-se que a teoria sem a prática não traz tantos resultados. Porém, o inverso gera experiências valiosas que podem ser complementadas com conhecimento.
Além de avaliar as experiências do candidato, crie uma ou mais historinhas incluindo as mais diversas situações vivenciadas na loja e peça para ele apresentar soluções. Essa é uma boa forma de testar as habilidades práticas aliadas ao conhecimento.
Leia mais: Varejo: confira 5 tendências do setor para 2022
Leia mais: Como a terceirização da área de tecnologia está ajudando a aumentar as vendas do varejo
5. Aparência física
É bom estabelecer algumas regras relacionadas à aparência física e higiene pessoal para criar uma cultura interna e passar uma boa imagem da loja. Essas normas também facilitarão as próximas contratações, uma vez que terá mais um critério de avaliação nas mãos.
A higiene e a aparência devem ser avaliadas, pois ninguém gosta de ficar perto de uma pessoa com mau cheiro e desleixada, influenciando diretamente nas vendas e na perda de outros bons vendedores. Então, fique atento. Na primeira entrevista já será possível observar esses detalhes.
6. Pretensão salarial
É importante você ter percepção de salário já estipulado e dar muita atenção para isso. Lembre-se que bons profissionais ganham acima da média de mercado pois entregam (faturam) mais. Salário ruim atrai vendedor ruim, salário bom atrai bons vendedores. É importante você saber qual deles você quer contratar.
Leia mais: Porque terceirizar no varejo? 6 motivos matadores para te convencer a aderir a esta tendência
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para varejo através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Varejo, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
como contratar varejista contratar vendedor varejista dicas setor varejista dicas varejista dicas varejo mercado de varejo varejista Varejo vendedor varejista