Aproximar os seus atuais clientes da sua marca é algo extremamente importante para o crescimento e sucesso da sua empresa.
Afinal, se eles não forem finalizados, ou pior, ficarem insatisfeitos com o seu negócio, não irão voltar a comprar de você e ainda poderiam espalhar comentários negativos, o que pode fazer você perder novas vendas.
Confira agora 5 dicas para fidelizar os clientes da sua indústria!
1 – Agende acompanhamentos recorrentes com os clientes
Muitas empresas já fazem isso, mas ainda há um número alarmante que não o faz!
Todas as interações com o cliente não devem ser baseadas apenas em cenários de problemas, pois isso cria uma imagem ruim de sua empresa nas mentes de seus clientes.
Em vez disso, faça reuniões recorrentes com todos os clientes importantes para discutir seu relacionamento comercial e seus próprios planos como empresa.
Isso dá a seus clientes um tempo para falar quando não estão tentando “apagar incêndios”, e você pode até mesmo trazer de forma proativa possíveis problemas antes que se tornem reais ou maiores.
2 – Adicione o “fale conosco”
Algumas empresas B2B, especialmente aquelas que estão crescendo rapidamente, nem sempre educam adequadamente seus funcionários sobre todas as parcerias e fornecedores que possuem.
Portanto, quando surge um problema com um novo acordo, seus clientes podem ficar frustrados com sua empresa porque não sabem como entrar em contato com você.
Pior ainda, quanto mais você faz com que todos os clientes procurem contatá-lo quando um problema acontece, menor é a probabilidade de eles entrarem em contato.
Não se comunicar e fazer com que eles desistam de tentar contar a você sobre o problema deles é uma coisa terrível para suas chances de manter seus negócios.
Para ajudar a evitar isso, adicione maneiras de contatá-lo para praticamente tudo o que você faz. Pode parecer excessivo no início, mas pense nisso como educação por repetição, mais do que qualquer outra coisa.
3 – Personalize as respostas quando os pedidos forem enviados
Alguns dos processos automatizados externos no suporte ao cliente podem ser mal recebidos por determinados públicos.
Pode ser difícil de acreditar, mas muitas empresas ainda não enviam e-mails de confirmação de pedidos ou solicitações.
Supondo que você os tenha implementado, muitos sistemas de suporte ao cliente permitem que você personalize esses e-mails para adicionar um nome, tópico do problema, logotipo da empresa, informações do atendente e muito mais.
Isso faz com que esses e-mails pareçam significativamente mais personalizados e permite que os clientes saibam que seu problema exclusivo foi enviado.
Se esse processo for muito complexo ou demorado, um atendente pode enviar uma resposta genérica rápida sempre que aceitar um pedido.
Uma simples mensagem pode ter um impacto perceptível na fidelização dos seus clientes. Você pode enviar algo como: “Olá fulano, estarei trabalhando no seu pedido. Deixe-me revisar isso mais a fundo e vou fazer o acompanhamento em breve.”
4. Forneça aos clientes uma maneira imediata de obter novo conteúdo de autoatendimento
Mais clientes estão contando com o suporte de autoatendimento para responder às suas próprias perguntas agora mais do que nunca.
E, com muita frequência, os colaboradores responsáveis pelo atendimento ao cliente informam aos clientes que uma página de autoatendimento será atualizada em breve com as informações de que precisam e para “verificar mais tarde”.
Um cliente não deveria perder tempo verificando seu portal de autoatendimento várias vezes ao dia porque o suporte promete novo conteúdo.
Em vez disso, ofereça uma opção de inscrição no portal de autoatendimento que alerte os clientes sobre novas atualizações em tempo real.
Se isso não for possível, você pode ajudar usando um serviço de rastreamento de site, para que o cliente saiba por e-mail quando o novo conteúdo pelo qual está esperando entre no ar.
Leia mais: Confira 5 dicas de como montar um site para a sua indústria
5. Vá além com um toque pessoal
Nesta última sugestão para fidelizar clientes da indústria, é hora de se comprometer a fazer algo a mais para os seus clientes. Enviar um gesto simpático de “obrigado” a um cliente B2B pode deixar uma boa impressão em longa data.
Um pequeno cartão “Nós valorizamos sua empresa” (porque, dependendo do seu setor, nem todos os clientes podem aceitar presentes) ou uma bolsa brindes com alguns itens úteis com o logotipo de sua empresa podem não parecer muito, mas esses gestos se destacam no longo prazo e contam como momentos memoráveis.
É algo de baixo custo e baixo esforço que transcende a maioria das interações digitais que temos no local de trabalho hoje.
Leia mais: Conheça os 4 principais tipos de e-commerce para a indústria
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