A gestão de treinamentos e desenvolvimento se tornou mais comum nas empresas, já que elas se preocupam cada vez mais com as pessoas, essenciais para o sucesso de um negócio, assim como a retenção de talentos, investimentos em treinamentos, etc.

Hoje você vai conferir 5 dicas para deixar a gestão de treinamento mais simples.

Confira!

1. Foque na comunicação interna

Para realizar uma boa estratégia de gestão de treinamento é necessário realizar uma comunicação interna intensiva que possa despertar nos colaboradores o senso de compromisso junto a empresa, além de se conscientizarem da importância do desenvolvimento de novos conhecimentos.

Vale ressaltar que a comunicação interna dentro de uma organização tem um sentido de relacionamento, ou seja, é amplo, mais abrangente, com trocas de informações e maior interação entre pessoas e setores.

É necessário entender que a comunicação interna é mais uma alternativa para motivar seus grupos de trabalho. Com isso, é evidente que ter uma comunicação interna é essencial para tornar a gestão de treinamentos mais eficaz.

Leia mais: Saiba 7 benefícios de uma boa comunicação interna

2. Incentive a participação dos líderes

Não envolver os gestores e líderes nos treinamentos e capacitações dos colaboradores é um erro muito comum nas empresas.

Algumas acreditam que novas formações e conhecimentos são destinados aos novos colaboradores ou para determinadas vagas, porém, quando observamos a participação dos gestores há uma possibilidade de aumentar as participações e criar uma conexão de confiança genuína com a equipe, que pode fazer a diferença no engajamento dos colaboradores.

Dar o exemplo para a equipe pode proporcionar benefícios como um todo, então, a principal dica neste tópico é de disseminar a cultura da aprendizagem entre os líderes para que eles possam ter uma visão ampla dos benefícios de ser participativo e promover o engajamento entre os demais colaboradores.

Leia mais: Melhorar o treinamento de novos colaboradores é essencial para a produtividade do seu negócio

3. Promova a autogestão

A autogestão é um modelo de gerenciamento de equipes com o alinhamento de metas para cada colaborador que gerencia o seu tempo, toma as próprias decisões e define prioridades de suas tarefas, sem a necessidade de solicitar autorização prévia aos superiores.

Promover a autogestão é uma forma estratégica que já é tendência nas empresas de grande porte e se fortaleceu com a necessidade dos colaboradores trabalhando em home office.

Sendo assim, o objetivo desta metodologia é promover a autonomia aos colaboradores focando em resultados. Desta maneira, sem a participação do líder para micro gerenciar cada passo e decisão dos colaboradores, aumenta-se a produtividade das equipes e permite que cada funcionário entenda a necessidade dos treinamentos, pois sabe que eles podem trazer insights e novas ações para solucionarem os problemas do cotidiano e consequentemente melhorar o desempenho de suas funções.

4. Avalie os tipos de treinamentos apresentados

Investir e promover treinamentos inovadores, interativos podem fazer toda a diferença na hora de facilitar a gestão de treinamento da empresa, pois aumentará o interesse dos colaboradores e a absorção dos conteúdos. Para te ajudar neste tema, trouxemos alguns tópicos importantes que podem te ajudar neste processo:

  • Saiba que cada pessoa aprende de uma forma, então, além dos treinamentos tradicionais invista em outras modalidades dependendo do perfil profissional e das preferências dos membros da sua equipe;
  • Ao levar o orçamento em consideração, você pode equilibrar os treinamentos em diversos formatos como: promover a participação em workshops, palestras, programas, pílulas diárias e treinamentos colaborativos;
  • Se um conhecimento é estratégico deve ser desenvolvido rapidamente, por este motivo, o investimento em modalidades que cumpram essa demanda é essencial;
  • Avalie resultados periodicamente de forma para identificar quais foram os treinamentos mais eficientes e quais não estão gerando os resultados esperados. Refaça o planejamento de treinamento e desenvolvimento de forma a garantir o sucesso da estratégia.

Sendo assim, é preciso ter em mente que investir no colaborador é a chave para empresas mais inovadores, lucrativas e competitivas no mercado, pois elas conseguem atrair e reter pessoas talentosas, logo também será possível garantir a longevidade do negócio.

5. Utilize a matriz de treinamento

Sabemos que nem sempre é possível realizar todos os treinamentos planejados, por diversas razões, que podem ser por verba, tempo ou logística. Assim, o planejamento pode ficar desordenado e os temas não trabalhados serão postergados, consequentemente serão somados aos demais treinamentos previstos para o ano seguinte. Com isso, ter os treinamentos e informações consolidadas em um só lugar pode facilitar as visualizações dos prazos reduzindo os retrabalhos.

O objetivo da Matriz de Treinamento é te ajudar a ter uma visão ampla dos treinamentos, com isso, utilize apenas informações relevantes para tornar a matriz mais versátil e útil. Para otimizar o tempo e tornar o processo mais organizado é importante utilizar a matriz de treinamento, que indicará quais colaboradores precisam participar do curso e definir para cada colaborador se aquele treinamento é mandatório, recomendado ou opcional.

Gerenciar treinamentos não é uma tarefa fácil e realizar o planejamento dos treinamentos torna-se ainda mais complexo, com isso, utilizar a Matriz de treinamento pode ser a solução ideal para tornar a gestão de treinamento mais simples.


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