Assim como em outros tipos de indústrias, as multas ambientais são um risco para a indústria de laticínios. O descumprimento de normas pode causar efeitos negativos nas finanças do negócio, alem de manchar a imagem.
Portanto, é preciso estar atento se o seu negócio está tomando os cuidados necessários e respeito as leis em vigor. Para te auxiliar, separamos nesse artigo 5 dicas para a sua indústria de laticínios evitar multas ambientais.
Confira!
1. Estar atento às normas da legislação ambiental
A melhor forma de evitar multas ambientais na indústria de laticínios é se informar a respeito das leis que compõem a legislação ambiental. Faça uma pesquisa a fundo das normas que podem impactar diretamente a sua empresa ou setor.
Neste momento, vale montar um cronograma de estudos, ler bastante e fazer diversas anotações. É importante manter-se sempre atualizado para não correr o risco de receber uma multa ou penalização.
2. Estruturar um plano de gerenciamento de resíduos
O plano de gerenciamento de resíduos é um documento que ajuda a identificar o tipo e a quantidade de resíduos sólidos gerados por uma empresa. Com isso, é possível definir as práticas ambientalmente corretas adotadas pelas empresas para separação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e disposição final.
O plano possui informações gerais sobre o organograma da empresa e dos procedimentos realizados. Dessa forma, a empresa cumpre a lei e demonstra que seus processos produtivos são controlados, evitando grandes poluições.
Leia também: Veja 6 passos para ter um roteiro de produção industrial ideal
Leia também: Confira 5 dicas fundamentais para aumentar a produtividade na indústria
3. Ter fornecedores licenciados e qualificados
Sua empresa de laticínios pode ser autuada por culpa dos fornecedores não licenciados. Dependendo do caso, as duas empresas serão penalizadas, já que a responsabilidade ambiental deve ser partilhada.
Então, é de extrema importância contar com serviços e fornecedores licenciados para sua indústria. Exija os documentos de cada atividade e analise bem os contratos para garantir operações dentro da lei.
4. Ficar em dia com o prazo dos certificados e licenças ambientais
As licenças ambientais são exigidas pelo poder público para controlar as atividades realizadas pelas empresas que utilizam recursos naturais em suas operações. Portanto, buscar por esse documento desde as etapas iniciais do seu planejamento é fundamental.
É importante lembrar que a indústria precisa ter um controle sobre o prazo de validade das licenças e não perder as renovações. Afinal, algumas atividades industriais só podem ser executadas mediante autorização.
5. Fazer análises constantes
Além de muitos outros motivos, as análises ambientais são importantes para descobrir os níveis e intensidade do impacto de ações provocadas pelas empresas.
Os estudos são realizados por profissionais capacitados que tem como objetivo analisar os parâmetros da água, solo, ar e muito mais. Dessa forma, a empresa consegue identificar as suas falhas antes da fiscalização autuar a empresa.
Leia mais: Veja a importância da limpeza industrial para o seu negócio
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústria, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
dicas setor indústria dicas setor industrial indústria laticínios multas ambientais multas ambientais indústria terceirização indústria