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Sabemos que a tecnologia é uma grande aliada das empresas, principalmente por facilitar processos e rotinas de trabalho que precisam, cada dia mais, de agilidade e resultados rápidos.
E é exatamente isso que vamos abordar neste conteúdo: como economizar tempo e melhorar a performance no Trade Marketing é tudo o que queremos e por isso, preparamos um guia para você!
1 – Invista em boas ações de trade marketing
Bons investimentos em ações de trade marketing resultam em mais destaque da empresa no mercado, melhoram o relacionamento da marca com o shopper e, consequentemente, geram maior rentabilidade para a empresa.
Com a coleta e análise dos dados mais importantes, é possível pensar em ações em PDVs que possam atrair a atenção do shopper, como as estratégias de merchandising de sedução que trabalham todos os sentidos, podendo influenciar na sua decisão de compra.
Quanto mais acolhido e abraçado pelo ambiente o shopper se sentir no PDV, maiores serão as chances de ele realizar uma compra por impulso.
Leia mais: Entenda os motivos para a sua empresa investir em trade marketing digital
Aposte na criação de um ambiente confortável, com experiências que aguce os sentidos, como aromas, músicas, experiências de paladar, áreas interativas e faça com que o shopper permaneça o maior tempo possível no PDV.
Entretanto, é importante criar um ambiente funcional para o cliente. A decoração não pode atrapalhar a passagem dele pelos corredores. Ao mesmo tempo, invista em decorações chamativas, é uma ótima opção para sua empresa.
2 – Evite que uma ruptura ocorra
Evitar a ruptura de produtos no PDV é essencial para que dinheiro e o tempo não sejam desperdiçados com uma estratégia ineficiente. De nada adianta os esforços e investimentos se o shopper não consegue achar os seus produtos no PDV.
Quando o shopper não encontra o que procura, pode procurar por um produto semelhante da concorrência, principalmente se for do tipo de consumidor que compra o primeiro produto que está à vista, não ligando muito para a marca, mas para o produto em si.
Leia também: Saiba como realizar o monitoramento da concorrência no PDV
Realizar o monitoramento de todo o estoque, periodicamente, mantendo o controle do que entra e sai do PDV, é fundamental! É algo até óbvio, mas ainda é um erro recorrente. E existem ferramentas que auxiliam nessa tarefa, e em tempo real.
3 – Disponha seus produtos de forma correta nas gôndolas
Da mesma forma que é importante evitar a ruptura nas gôndolas, é fundamental ficar de olho no share de gôndola e no mix de produtos. Assim, o seu time saberá quais produtos colocar lado a lado na prateleira e quanto espaço ele irá ocupar.
É claro que o local mais disputado nas gôndolas é o que fica na visão do shopper, então pense em estratégias para ocupar este posto da melhor forma possível. E pense em produtos que sejam complementares para ficarem próximos. Por exemplo: pregos e martelos, um do lado do outro. Faz sentido, não faz?
Fugir do óbvio e inovar também pode ser uma ótima saída quando nem sempre é possível ocupar os melhores lugares das prateleiras. Neste caso, cada mínimo detalhe conta. Uma embalagem super criativa ou colocar produtos próximos que ninguém tenha pensado.
O seu time também precisa produzir um planograma que facilite o trabalho dos repositores e promotores de venda. Assim, o tempo gasto nestas atividades será menor e o produto sempre estará disponível para o cliente.
4 – Utilize apps de trade marketing para agilizar a gestão do time
Para que ocorra uma boa gestão do time de trade, os dados são a base de tudo. São eles que mostrarão se as ações estão performando bem e da forma como foram planejadas ou se tem algo ruim que precisa ser melhorado.
Com um app de trade marketing é possível monitorar em tempo real dados como os preços dos produtos, o estoque virtual, se há ruptura nas gôndolas e várias outras funcionalidades.
Quando a empresa conta com o auxílio da tecnologia para gerir seu time externo, o tempo gasto em coletas de dados e no monitoramento dos PDVs é otimizado e permite até que o time possa pensar em ações emergenciais, caso seja necessário, de forma mais rápida.
Leia mais: Trade marketing: como utilizar dados do PDV para traçar estratégias
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