É muito comum ter dificuldades quando você está iniciando um novo negócio. Não ter ainda o conhecimento necessário da área pode trazer muitas dúvidas, portanto, é importante buscar dicas que irão aprimorar o gerenciamento do seu estabelecimento.
Sabendo disso, separamos neste artigo um guia de gerenciamento de bares, dividido em 10 pontos.
Confira!
1. Estude o seu mercado
Criar uma estrutura de negócio com base sólida, exige que você entenda não apenas de seu bar, mas que saiba também quem são seus concorrentes. Você precisa saber o que há de novo no mercado, precisa compreender como seu cliente compra, por que ele compra de você, quais canais de venda são mais interessantes para seu negócio e etc.
Você também precisa se perguntar sobre quais recursos serão necessário para operar seu negócio com qualidade, se sua localização é favorável para atrair público, se é viável operar via internet e muitas outras coisas!
Pondere e responda essas questões para iniciar seu planejamento.
2. Crie um plano de negócio para seu bar
Depois de estudar bem o mercado e suas possibilidades, é hora de criar seu plano de negócio.
- Defina sua atividade chave, ou seja, “tenho um bar, então meu estabelecimento comercial prepara e serve: iguarias, lanches, sanduíches, salgados, porções, bebidas…”. Aqui é importante definir que tipo de serviço você presta.
- Estabeleça quais são os principais recursos materiais e humanos necessários para operar seu negócio;
- Por quais canais de venda você vai trabalhar? Exemplo: terá um estabelecimento com venda balcão ou vai inovar e implantar o atendimento delivery também? É possível unificar os dois para vender mais?
- Entenda sua estrutura de custos e otimize os gastos sem perder qualidade.
- Quais serão as fontes de receita? Como fazer dinheiro além da operação comum do meu bar?
- Inove na proposta de valor, ou seja, no que você se diferencia? Entenda o que a clientela espera.
3. Estabeleça processos na gestão de seu bar
Se você não tiver processos bem definidos em todas as áreas, não há como gerenciar um bar. Falamos aqui da reengenharia ou reestrutura do que você entende que seja o seu negócio – inovação entra também.
Você deve eliminar processos antigos e automatizar sua operação, facilitando com isso a vida dos seus funcionários e a sua própria gestão.
Na prática, o segredo é olhar para sua infraestrutura, estrutura de custos, seu atendimento, funcionários, serviços e produtos, sua atividade chave e tudo que norteia o negócio com uma perspectiva inovadora. Um bom começo é largar a comanda de papel e partir para a eletrônica.
Leia mais: Algumas excelentes ideias para você inovar na gestão do seu bar e restaurante
4. Desenvolva um bom produto e serviço em seu bar
Depois do planejamento definido, você pode seguir aprimorando seus produtos e serviços, entregando algo novo ao mercado.
5. Fornecedores
Outro fator importante é manter relacionamento com bons fornecedores e pensar na logística de entrega. Geralmente, os estabelecimentos de bares e outros, que são menores, tendem a buscar mercadorias com fornecedores diferentes por conta do preço.
Além dessa pratica não favorecer o relacionamento com o fornecedor – que pode resultar na perda de oportunidade para futuras negociações vantajosas – você corre o risco do seu cliente não reconhecer seu produto porque a matéria prima mudou.
6. Controle de caixa – sazonalidades
Se você imagina que vai abrir o negócio e já ficar rico, se engana! Temos que ser realistas, todo negócio tem seu tempo de maturação e cuidar do caixa é primordial. Fique atento para as sazonalidades do negócio, afinal, o processo de faturamento não é linear.
Mantenha reserva para que futuramente você possa investir no crescimento do seu bar e monitore todos os processos internos para evitar desperdícios.
7. Conquiste seus clientes
Um bom atendimento, o compromisso de entregar a melhor experiência, manter funcionários bem treinandos e satisfeitos, oferecer um ambiente agradável, inovar e manter a qualidade nos seus produtos fará com que seus clientes se apaixonem pelo seu bar.
8. Funcionários bem treinados em seu bar
Vários estudos já apontaram que o alto índice de rotatividade no mercado foodservice – que inclui bare -, deve-se a fatores de capacitação dos funcionários.
Fator 1 – Falta de experiência na função e segmento
Fator 2 – Pouco comprometimento com a realização das atividades destinadas para a função
Fator 3 – Falta de formação mínima para operar a função
A maneira de fazer com que o seu atendimento e operação fluam de forma estruturada e com qualidade é capacitando os funcionários para exercerem desde funções operacionais, de acordo com cada cargo, até treinamento de técnicas para desempenhar um excelente atendimento.
Tome para si a responsabilidade de engajar e motivar quem você contrata e retenha talentos que podem virar o seu braço direito na gestão do seu bar.
9. Divulgue seu bar
Existem várias maneiras de divulgar seu bar sem que você necessite se preocupar com verbas astronômicas para isso. A presença nas redes sociais é uma delas. Esses são canais de divulgação e também de relacionamento com o cliente.
Você pode valer-se das redes sociais como um canal gratuito para divulgar promoções, ações de fidelização, interagir com sua clientela e muito mais.
Você também pode fazer parcerias e ligar sua marca a grandes fornecedores de bebidas, por exemplo.
Leia mais: Saiba como divulgar o seu restaurante nas pesquisas do Google
10. Atenção a legislação fiscal e sanitária
A fiscalização não é inimiga, mas um auxilio para que todos os estabelecimentos se empenhem em manter a qualidade nos processos e serviços. Na gestão de bares e demais estabelecimentos, é essencial manter-se em dia com a emissão de notas fiscais de acordo com as exigências de cada estado.
E falando de vigilância sanitária, siga as normas de higiene e manipulação dos alimentos que for servir. Trabalhe com mercadoria fresca e de qualidade. Na dúvida, faça o certo e busque operar com qualidade total.
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