As cadeias de abastecimento oferecem às companhias grandes vantagens competitivas e comerciais. No entanto, sua administração está cheia de desafios que, se não forem evitados ou atendidos, podem ocasionar grandes interrupções e más experiências.

Por exemplo, há alguns anos, a companhia de carros BMW teve que parar a produção do Série 3 na Alemanha, China e África do Sul devido a uma falha nas engrenagens de direção fornecidas pela Bosch. O impacto financeiro desta interrupção foi tão grande que a BMW busca uma compensação por parte de sua fornecedora.

Além de evitar esta classe de atrasos, uma correta administração da cadeia de abastecimento permite fazer seguimentos da matéria prima, otimizar níveis de inventário para reduzir custos, sincronizar a oferta com a demanda, manter a visibilidade e garantir a disponibilidade e a entrega dos produtos.

Leia mais: Efeito chicote na logística: descubra as consequências e veja quando acontece

Regulações meio-ambientais

A sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente é uma questão presente nas tarefas logísticas. Este também representa um desafio importante que requer que os fornecedores sejam mais respeitosos e eficientes em nível de meio ambiente.

Suas operações agora se veem sujeitas a novas regulações que demandam o uso de veículos mais eficientes, rentáveis e menos agressivos ao entorno. Renovar a frota para otimizar o rendimento dos transportes é uma necessidade que implica um importante investimento para os atores logísticos.

Para se ter sucesso no planejamento da cadeia de abastecimento se requer um conhecimento profundo do negócio, experiência na previsão da demanda e soluções tecnológicas que proporcionem informação relevante em tempo real.

Estratégias que ajudarão a enfrentar o desafio citado

Integração tecnológica

Com a integração a informação sem processar é transformada em formatos compatíveis com diferentes sistemas de administração, o que garante um fluxo sem interrupções.

Ao se conectar os sistemas de administração com os dos fornecedores, clientes e sócios se produz uma maior visibilidade e controle nos processos de abastecimento, como compras, produção, armazenamento e transporte.

Sinergia entre as partes interessadas

Para enfrentar os desafios a partir de todos os seus ângulos e se adaptar aos novos mercados e consumidores é necessário um enfoque centrado no cliente e na coordenação de todos os envolvidos: colaboradores, fornecedores, sócios e organismos.

Leia mais: Entenda o que são os emissores de MDF-e

Aplicar os 4R

Reduzir, reciclar, reutilizar e recuperar. Reduzir significa eliminar os recursos que não sejam necessários; reciclar quer dizer processar um material para não o desperdiçar; reutilizar implica dar um segundo uso aos produtos que ainda funcionem; e recuperar é resgatar materiais que sirvam como matéria prima.

Certificações meio-ambientais

Devido a que a sustentabilidade seja uma questão altamente valorizada, obter distinções que garantam o respeito ao meio ambiente, assim como renovar a frota de veículos por uns mais eficientes, rentáveis e ecológicos podem ser boas técnicas para enfrentar os desafios derivados das políticas ambientais.

Oferecer valor 

Já não basta produzir um bom produto, agora o serviço também deve ser um diferenciador. Uma experiência de compra positiva é uma vantagem competitiva que os clientes levam em conta no momento de tomar uma decisão.

As soluções tecnológicas permitem superar mais facilmente os desafios da cadeia de abastecimento. Graças a estas ferramentas, os fabricantes conseguem alinhar sua capacidade de abastecimento com a demanda constante do mercado. Esta capacidade de resposta é um diferenciador que os mantém sendo competitivos.

Leia mais: Planejamento de rotas: saiba como fazer da forma perfeita e otimizada

Considerando que as cadeias de abastecimento enfrentam desafios constantes, tanto internamente quanto externamente à empresa, contar com uma plataforma de otimização e planificação da cadeia de abastecimento escalável e Inter operável pode garantir que o rendimento da cadeia de abastecimento funcione de maneira otimizada.

Ao administrar e integrar estes dados se melhora a previsão da demanda, a administração de inventários, a aquisição de materiais, a reposição de mercadorias e o cumprimento de pedidos.


Para otimizar a efetividade da cadeia de abastecimento se aconselha contatar uma empresa especializada em logística, como a Russel Serviços, que oferece mão de obra qualificada para se antecipar às flutuações da demanda através do uso de tecnologia inovadora.

Entregamos o profissional ideal em apenas 48 horas. Não perca mais tempo e entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações ou para fazer um orçamento.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *