Com as atualizações cada vez mais frequentes e o surgimento de novas tecnologias, o setor de TI é essencial dentro de qualquer empresa, independente de seu porte, e fundamental para o seu funcionamento.
Nos dias atuais, quase todas as empresas fazem uso de tecnologias como, computadores e softwares para tornar seu trabalho mais prático e eficiente. No entanto, a falta de suporte de TI, pode fazer com que aconteça exatamente o contrário.
A falta de atualizações e manutenções nas máquinas pode fazer com que elas parem de funcionar a qualquer momento, da mesma forma que não contar com um suporte desta área dentro da empresa ou terceirizado, pode fazer com que dias de trabalho sejam perdidos, o que geram prejuízos e estresse.
Por isso, separamos os 5 maiores problemas de TI nas empresas e iremos te mostrar como solucioná-los. Continue a leitura a seguir e confira.
1. Falta de gestão
O monitoramento deve ser uma das prioridades dentro de uma empresa que deseja se antecipar aos problemas e evitar falhas. Catalogar todos os itens ligados a tecnologia dentro do setor, é o primeiro passo. cabe a gestão de TI identificar e gerenciar os bancos de dados da empresa, as últimas atualizações feitas nos softwares, datas de validade das licenças de sites e programas, servidores e demais dispositivos.
Com uma gestão eficiente, fica mais fácil se antecipar aos problemas, conferir e separar orçamento para a renovação de licenças, identificar quais máquinas precisam de manutenção e atualização etc. Sendo assim, a falta de gestão ou uma que não é realizada da maneira correta pode trazer prejuízos para a empresa, tanto relacionados a performance quanto a segurança de dados.
A solução neste caso é: ter um responsável pela gestão e uma equipe de suporte de TI para auxiliar quando as manutenções e atualizações se fizerem necessárias.
2. Infraestrutura e falta de atualizações
Ao falarmos de Tecnologia da Informação, atualizações e boa infraestrutura se tornam palavras de ordem. Muitos gestores pecam por tentar economizar diante de problemas que apenas se tornarão maiores com a negligência. Máquinas e toda a infraestrutura montada para o setor de TI, assim como muitas outras coisas, têm prazo de validade e quando este prazo vence, o melhor a se fazer é investir em melhorias.
Caso seja possível manter computadores e apenas atualizá-los, faça-o, no entanto, caso seja necessário investir em novos equipamentos, não titubeie. Empurrar as atualizações para frente, só vai sobrecarregar a área de suporte e fazer com que o trabalho seja realizado com dificuldades, ou pior, pode paralisar os trabalhos de outros setores, trazendo falhas com clientes e dores de cabeça para os funcionários.
3. Falta de segurança de dados
Máquinas obsoletas, softwares desatualizados e equipamentos com defeito, facilitam a ação de hackers e pessoas mal-intencionadas. O que resulta na perda de dados e em informações confidenciais em mãos erradas.
A melhor maneira de resolver esta situação, é contar com um suporte de TI que providencie as atualizações necessárias e backups eficientes em caso de algum imprevisto. Uma das funções da área é é oferecer possibilidades diferentes para fortalecer a segurança dos dados internos da companhia, pois sempre que ocorre perda ou vazamento de tais informações, os prejuízos podem ser enormes.
4. Preços altos para fazer a manutenção
Este problema não se refere aos valores do suporte de TI, e sim aos cobrados para fazer manutenções e atualizações em equipamentos softwares e hardwares que não suprem mais as necessidades da sua empresa. Como falamos anteriormente, muitas vezes é mais caro realizar manutenções em máquinas antigas do que trocar o equipamento e ficar despreocupado por muito mais tempo.
Assim, o trabalho do suporte não fica resumido a sugerir trocas de peças e corrigir erros de programas, a troca do que não é mais útil, resolve o problema de vez. Fazer o monitoramento é muito mais vantajoso do que tentar insistir nos erros. Sendo assim, ao menor sinal de máquinas e programas em desuso, troque-os.
5. Profissionais desqualificados
Esta não é uma dificuldade apenas do setor de TI para empresas, infelizmente, é comum se deparar com profissionais sem o conhecimento necessário para exercer suas funções de forma eficiente. Caso sua empresa tenha um setor fixo de suporte de TI, o ideal é incentivar o aprimoramento das qualificações dos colaboradores, investir em cursos e treinamentos de atualização. Desta forma, seus resultados serão melhores e não haverá danos ao trabalho diário.
Já se os serviços de suporte de TI da sua empresa já são terceirizados, opte por pesquisar a história, informações sobre os serviços e a reputação da prestadora de serviços, para então, garantir a contratação de bons profissionais para sua empresa.
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