Gerenciar uma cozinha comercial pode ser estressante. Priorizar, delegar e lidar com tarefas como monitorar números de estoque, obter os suprimentos e equipamentos corretos do restaurante , mediar conflitos de funcionários, abordar as preocupações do cliente e conduzir o alcance da comunidade não é fácil para qualquer gerente. No entanto, com organização e preparação adequadas, os gerentes dos restaurantes podem reduzir esse estresse.
Se você é novo no jogo de restaurantes ou um profissional experiente, aqui estão as principais dicas de gerenciamento de cozinha para administrar uma cozinha mais eficiente e estar livre de estresse.
Acompanhe!
Treine seus funcionários adequadamente
Sua equipe é a espinha dorsal de sua cozinha comercial. Enquanto o gerente é responsável por planejar tudo no restaurante, a equipe atualiza os planos. Portanto, você precisa de funcionários qualificados e bem treinados que saibam como lidar com todos os processos que ocorrem na cozinha. Ensinar sua equipe traz o melhor deles e garante o bom funcionamento de todos os processos da cozinha.
Treinar sua equipe corretamente é um investimento na gestão de restaurantes que tem retorno imediato. Reservar tempo para treinar seus funcionários melhora a produtividade, torna-os competentes, aumenta a lealdade da equipe e melhora a prestação de serviços de qualidade.
Avalie a terceirização de serviços, não só os diretamente ligados a cozinha, mas especialmente os de apoio como a terceirização da limpeza, elétrica, manutenção e logística. Uma boa empresa de mão de obra terceirizada pode permitir que a gestão do seu restaurante foque na qualidade do atendimento e serviços.
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Configure um sistema de estoque fácil de usar
Os números estão no centro das operações diárias dos restaurantes. Você precisa monitorar e gerenciar contagens de clientes, rastrear vendas, controle de estoque, custos de folha de pagamento e muito mais. Se você não consegue organizar adequadamente esses processos, isso pode ser uma receita para o caos. A má gestão de estoque pode levar ao consumo excessivo e desperdício, o que acaba aumentando o custo de operação.
Para uma gestão de estoque eficiente, você precisa de um sistema de estoque fácil de usar. Isso permitirá que você organize seus menus adequadamente, gerencie pedidos on-line, obtenha relatórios atualizados e preveja vendas e estoque futuros. Um sistema de ponto de venda é uma ótima opção para ajudar a manter tudo em ordem. Não haverá casos embaraçosos de ficar sem ingredientes ou desperdiçar comida que acabe aumentando os custos.
Crie estações de preparação ou estações de trabalho específicas
A criação de espaços de trabalho comerciais claros designados para diferentes tarefas em um restaurante está entre as dicas importantes de gerenciamento de cozinha que a maioria dos gerentes ignora. Uma cozinha planejada com estações de trabalho específicas traz ordem ao seu restaurante, promove a segurança alimentar e evita gargalos.
Criar conjuntos de trabalho claros para preparação e cozimento de alimentos, armazenamento, estoque, serviço e limpeza é bom para uma gestão eficaz do restaurante. O espaço de estoque deve ficar perto da porta, enquanto a preparação de alimentos deve ser posicionada perto da área de armazenamento para facilitar o acesso aos ingredientes.
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A seção de preparação de refeições deve ser esculpida próximo à área de serviço para mover rapidamente os pratos para a área de serviço e chegar ao cliente em nenhum momento. A ideia é projetar bem a sua cozinha para otimizar o fluxo de trabalho, evitando a contaminação cruzada dos alimentos.
Tenha o equipamento certo
Os clientes adoram pratos únicos e complexos. E a melhor maneira de atrair clientes é fazer com que esses pratos especiais sejam feitos por especialistas. Mas antes de criar esses pratos, você deve se perguntar algumas perguntas importantes.
Você tem chefs com as habilidades certas para acertar esses pratos? Você tem o ingrediente e o equipamento adequados para o trabalho? Você precisa ter um menu que seu equipamento de cozinha e equipe possam manipular sem nenhum fardo extra.
E não se trata apenas de preparar pratos. Gerentes experientes que entendem como administrar um restaurante dirão que ter o equipamento certo do restaurante pode ajudar muito mais, incluindo tarefas como armazenamento e limpeza.
Alguns equipamentos profissionais das principais marcas que são essenciais para todos os restaurantes comerciais incluem fornos, churrasqueiras, freezers, coolers, fritadeiras e produtos de limpeza. Uma vez que todos os restaurantes não são iguais, certifique-se de selecionar o tipo e tamanho certo de equipamento para suas necessidades.
Criar um Manual do Funcionário
Ter procedimentos operacionais padrão claramente definidos pode ajudar na gestão adequada do restaurante. Quando sua equipe está atualizada sobre os regulamentos e sabe o que fazer, eles vão cumpri-los e fornecer resultados de qualidade de forma consistente.
Com o tempo, alguns procedimentos e regulamentos de trabalho podem precisar ser alterados para melhorar a prestação de serviços. A gestão adequada do restaurante exige comunicação imediata de quaisquer mudanças aos funcionários. Você também deve realizar avaliações pontuais regularmente para garantir que os membros da sua equipe sigam todas as etapas conforme necessário. Isso ajudará a corrigir a negligência no trabalho antes que se tornem hábitos.
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Conduzir preparação diária
Antes do início de um turno diário, você deve realizar uma preparação para garantir que sua cozinha esteja limpa e tudo esteja bem abastecido. Equipamentos como facas precisam ser afiados, vãos de cozinha mantidos e ingredientes estocados. Se algum desses equipamentos não estiver em ordem, eles podem atrasar seus chefs e retardar as operações do dia.
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