Com a tecnologia agilizando cada vez mais os processos, muitos estabelecimentos investem no delivery como um serviço para fidelizar e atrair novos clientes. Mas então fica a pergunta: Como ter um delivery que seja eficiente?

É preciso seguir alguns passos para melhorar as suas vendas com este tipo de serviço. Separamos neste artigo 9 dicas para turbinar o delivery do seu estabelecimento.

Acompanhe!

1. Divulgação 

É essencial divulgar seu delivery nas redes sociais, ainda mais no contexto atual da pandemia. Sendo assim:

  • Coloque informações sobre seu negócio (horário, site, telefone);
  • Mostre o seu cardápio;
  • Poste boas fotos dos seus produtos;
  • Divulgue as promoções;
  • Interaja com o público;
  • Se possível, impulsione postagens.

Leia mais: Confira 5 dicas para divulgar o seu delivery e vender mais

2. Cardápio do delivery

Você não precisa colocar todo cardápio de seu restaurante na operação de delivery. Logo, faça uma análise dos produtos que vendem bem, tem boa margem de lucro e viajam bem.  O cardápio é algo orgânico e segue as tendências assim como as redes sociais. Por isso, fique atento aos hábitos de consumo e comportamentos do cliente.

3. Higiene e segurança 

Mais do que nunca, reforce os processos de higiene e segurança desde o preparo, até a entrega. A fim de passar segurança e confiança aos seus clientes, divulgue esses procedimentos nas redes sociais. Mostre como você tem mantido a higienização no seu restaurante e nas entregas.

4. Embalagens 

Para seu produto chegar com qualidade na casa do cliente, a embalagem também precisa ser de qualidade. Afinal, um dos maiores contratempos enfrentados pelos restaurantes que oferecem delivery está relacionado à qualidade da comida que chega na casa do cliente.

Desse modo, problemas como molho vazando e/ou comida fria, não passam despercebidos. Então, para evitar isso, é preciso investir em embalagens apropriadas para o armazenamento e transporte.

5. Organização e entrega

O treinamento constante é fundamental para que a equipe trabalhe com eficiência. Já que, uma equipe bem treinada, evita erros nos pedidos ou falhas no empacotamento da comida.

Ao delimitar a área de entrega, mantenha em mente que a comida deve chegar em boas condições de consumo e em tempo hábil. Além disso, tenha entregadores qualificados em sua equipe. 

Também é importante estabelecer padrões e previsões e ajustá-las de acordo com o momento e quantidade de pedidos. O que não é medido, não é gerenciável. Qualquer atraso é percebido pelo cliente e pode resultar em uma experiência ruim.

Organize bem o local e o seu pessoal para que cada um tenha sua função e seu espaço de trabalho de forma efetiva e confortável. Dessa forma, seu delivery tem a garantia de um bom planejamento, um bom espaço, uma equipe eficiente e um entrega rápida.

6. Nível de satisfação no pós-venda

É fundamental trabalhar com métricas e indicadores para medir resultados. O pós-venda é uma etapa importante para qualquer estabelecimento, logo, deve ser trabalhada de forma estratégica.

Dessa forma, saiba qual foi a impressão do cliente sobre a qualidade do produto, o estado de conservação e o tempo de entrega. Incentive também seu cliente a responder pesquisas de satisfação, isso pode te auxiliar em pontos de melhoria. 

7. Elementos de Hospitalidade 

Agregue aos pedidos, pequenos elementos de hospitalidade para que seu cliente se sinta valorizado:

  • Lencinhos com álcool 70% para o cliente se higienizar antes de consumir seu produto
  • Recadinho a mão na embalagem do pedido
  • Embalagens que já funcionem como prato
  • Balinha, bombom

8. Diferenciais 

Saber a jornada do seu cliente pode ser um grande diferencial:

  • De que maneira ele te achará;
  • Como realizará o pedido;
  • Como receberá o produto;
  • De que forma será o consumo;
  • O que faria ele comprar com você novamente.

Estude também sua concorrência e análise uma necessidade que eles não cobrem. Em seguida, construa uma estratégia de diferenciação baseando-se na jornada do cliente. Quando você conhece bem essas etapas e direciona esforços para entregar um ótimo serviço em cada uma delas, você conquista uma vantagem competitiva significativa. 

9. Invista em um aplicativo próprio de delivery

Por fim, invista em um aplicativo próprio de delivery! Os marketplaces não apresentam grandes vantagens para o sucesso de seu delivery, já que cobram altas taxas por cada venda realizada, diminuindo seu lucro, e, ainda colocam sua empresa num ambiente de competição acirrada.

Leia mais: Saiba como funciona o custo de um aplicativo delivery para o seu restaurante


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