Os líderes sabem que não podem atingir suas metas de crescimento ambiciosas sozinhos. Para tanto, eles precisam de outras pessoas. Mas bons líderes sabem que precisam das pessoas certas para ajudá-los.

As empresas precisam contratar as pessoas certas e tratá-las de modo que as motive a fazer o necessário para atingir os objetivos da companhia.

Porém, transformar a frase acima em realidade é um desafio gigante.

E agora é o melhor momento para você se certificar de que está lidando com esse desafio com calma e serenidade. A sobrevivência da sua empresa pode depender disso.

Confira 8 perguntas que você deve se fazer e como você pode pensar as respostas visando aumentar a motivação de seus colaboradores para descobrir o que fazer para motivar uma equipe.

O que fazer para motivar uma equipe: responda e descubra

1) Sua empresa tem uma cultura?

Muitos CEOs que são excelentes em inovar e tecnologia não acreditam muito em cultura. No entanto, deveriam. A cultura é o conjunto de valores que o CEO deseja difundido pela empresa, podendo passar, inclusive, por atendimento ao consumidor e cumprimento de prazos.

Mas, para a cultura motivar o modo como as pessoas agem, os líderes devem contar histórias que mostrem o poder de seus valores. Ainda mais importante, devem se comportar de forma a mostrar para suas equipes como tornar aqueles valores reais.

2) Sua cultura garante relacionamentos de longo prazo com seus clientes?

Claro que não basta ter os valores, sua empresa precisa de ações que os coloquem em prática. Um jeito de tornar seu negócio mais valioso é tendo um time que se motiva a construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

Para isso, você deve garantir que sua empresa valorize o trabalho extra em prol de uma entrega que agrega mais valor para seu cliente do que o produto do concorrente.

E se certificar de que todos na empresa farão o necessário para identificar os problemas dos clientes e resolvê-los de maneira ágil e correta.

Tal pensamento motiva não só as pessoas corretas, como acarreta, no futuro, resultados financeiros melhores para todos.

3) As pessoas entendem sua cultura?

Se você tem a cultura organizacional certa, seus funcionários devem compreendê-la. Sem isso, não há o que fazer para motivar uma equipe.

Esse entendimento acontece por meio da interação do líder com as pessoas. Eles devem comunicar a cultura para os novos funcionários, contando histórias de sucesso e fracasso que ilustrem o poder de seus valores.

Além disso, é importante que se reúnam com seus colaboradores regularmente e comecem essas reuniões com lembretes dos valores da empresa e casos recentes de como eles ajudaram a mesma a crescer.

Os líderes também devem recompensar os funcionários que se esforçam para agir de acordo com a cultura da empresa.

4) Suas ações dão sentido à sua cultura?

Nada desmotiva mais as pessoas do que ouvir um líder falar sobre valores e cultura, mas agir de maneira oposta.

Resumindo, se você não age de maneira que torne visível o seu comprometimento com a cultura da empresa, seus funcionários não terão o melhor desempenho e não se importarão com os seus objetivos e metas para a organização.

5) Seus colaboradores se encaixam com sua cultura?

Se você tem uma cultura bem definida, toda sua empresa está em risco se há funcionários que não se encaixam.

Esses indivíduos têm o potencial de “envenenar o poço” para o resto das pessoas quando você não está perto.

Outro modo de aumentar a motivação da sua equipe é encontrar os que não se comportam de acordo com seus valores e conversar com eles, pedindo que mudem a maneira como agem se quiserem ficar e deixando claro que não continuarão na empresa caso não se adequem.

Gerenciar pessoas que não agem de acordo com a cultura da empresa, quando comunicado apropriadamente, aumenta a motivação daqueles que seguem seus valores.

6) Você usa sua cultura para contratar e promover pessoas?

Uma vez que sua cultura está estabelecida, use seus valores e princípios para recrutar talentos.

Você pode fazer isso ao pedindo que os gestores de RH façam perguntas que os ajudem a ver se os candidatos realmente compartilham dos seus valores.

Você também deve usar a cultura como ferramenta para ajudar na promoção de seus funcionários. Os candidatos ideais para promoções são aqueles que alcançam as metas númericas de forma a mostrar o poder da cultura da sua empresa.

7) Você é transparente?

Quando o líder passa seus dias fechado no escritório, as pessoas ficam nervosas e ansiosas.

Arrume um tempo para conversar com as pessoas de todos os níveis da empresa. Compartilhe o desempenho da organização com os funcionários, seus novos clientes, novos produtos, além de contar os problemas e como está lidando com eles.

Para motivar seus funcionários, seja transparente tanto nos bons quanto nos maus momentos da empresa.

8) Você ouve?

Quer saber o que fazer para motivar uma equipe? Ouça-a!

Líderes devem ouvir bem, o que é difícil, uma vez que as pessoas tendem a te contar o que acham que você quer ouvir.

Se você quer funcionários motivados, você deve deixá-los confortáveis para conversar com você sobre os desafios que enfrentam e como pretendem passar por eles. Ouça sem julgamento e pense em como pode ajudar e facilitar para eles.


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