O gerenciamento de projetos é uma disciplina cuja proposta é o planejamento, execução, controle e fechamento das atividades de um grupo de profissionais para alcançar determinadas metas e satisfazer alguns critérios específicos para o sucesso. Conforme o PMI, o conhecimento em gestão de projetos se fundamenta em 10 áreas: integração, escopo, custo, tempo, recursos humanos, qualidade, procurement, comunicações, gestão de riscos e gestão das partes interessadas.

O setor de telecomunicações também depende de um gerenciamento adequado de projetos para ter sucesso. Quando se conduz um projeto da forma correta, é provável usufruir de muitos benefícios. Fique por dentro dessas vantagens e entenda mais alguns aspectos interessantes relacionados à gestão de projetos na telecomunicação!

Quais são as características do projeto no setor de telecomunicação?

Um passo inicial para gerenciar projetos de telecom é conhecer suas peculiaridades, já que cada setor tem suas próprias características. Respeitá-las é fundamental para uma gestão eficaz de projetos, principalmente os relacionados com a instalação de equipamentos, rádio base, estações, transmissores e infraestrutura para telecom.

As telecomunicações apresentam uma visão diferente para os grupos/ciclos de um projeto. Geralmente, são adotadas etapas como:

  • seleção dos fornecedores (especificações técnicas, proposta técnica e comercial);
  • planejamento geral (definição das equipes, cronograma e atividades);
  • execução (implementações, instalações e homologações);
  • fechamento do projeto (cliente aprova e aceita o projeto).

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Quais são as vantagens da gestão de projetos na telecomunicação?

A gestão de projetos na telecomunicação promove uma série de benefícios. Vamos enumerar 7 desses benefícios e seus resultados positivos:

1. Otimização dos processos

O gerenciamento de projetos define o que cada profissional deve fazer e quando. A rotina de trabalho fica bem determinada e os processos se desenvolvem com mais organização e rapidez. Ainda, a gestão estabelece métricas de acompanhamento dos processos e dos resultados.

Como todos conhecem e compreendem as suas funções, não há desperdício de tempo com atividades que não são necessárias. A equipe alinhada aos valores e aos critérios definidos pela empresa melhora a produtividade e as possibilidades de sucesso do negócio aumentam.

2. Aumento na qualidade dos serviços prestados

Existe uma pressão sobre os profissionais para aplicar as orientações do projeto, respeitar prazos e orçamentos, além de cumprir os padrões de controle de qualidade e conformidade. Dessa forma, a gestão de projetos na telecomunicação contribui para a identificação de falhas e o controle da qualidade dos serviços prestados.

3. Fidelização de clientes

Se os resultados são bons, os clientes ficam satisfeitos. Quando os prazos são cumpridos, os orçamentos não ultrapassam os limites predefinidos e tudo se mantém dentro do escopo, os clientes ficam felizes e a tendência é que continuem a fazer negócios com a empresa. Além disso, o cliente satisfeito divulga de maneira informal os serviços da empresa para familiares e amigos. Dessa forma, fica menos difícil captar novos clientes, já que esse processo será mais natural e facilitado.

4. Redução das despesas

Na gestão de projetos, há a prática do controle de gastos. Isso contribui para a elaboração de um orçamento mais acertado e promove o acompanhamento da forma como os gastos serão feitos, se certificando de que os recursos financeiros terão o destino adequado.

É necessário respeitar a linha de base de custos definida no projeto. Somente assim, não haverá gastos adicionais e inesperados, que tornam a obra mais cara e geram ônus aos clientes. Na verdade, a gestão de projetos ajuda a reduzir gastos e a tornar o orçamento mais enxuto. Isso porque permite identificar e aproveitar oportunidades. Contudo, o mais importante é que os recursos sejam aplicados da forma devida.

5. Controle dos riscos

Outro resultado positivo proporcionado pela gestão de projetos na telecomunicação é que se obtém um controle otimizado sobre os riscos. O gestor de projetos efetua o mapeamento de todos os riscos, inclusive dos positivos. Isso permite perceber os indícios de qualquer ameaça e contribui para reduzir impactos negativos no projeto. Em relação aos riscos positivos, ou oportunidades, o gestor poderá aproveitá-los e gerar mais ganhos ao projeto.

6. Maior engajamento da equipe

As boas práticas no gerenciamento de projetos estimulam os profissionais, levando-os a um maior engajamento no trabalho. Há compartilhamento e alinhamento entre todos os profissionais, o que produz um relacionamento transparente e de confiança. Enfim, convém contar com um planejamento eficaz, com boas estratégias para lidar com as partes envolvidas e efetivar uma gestão de equipes diferenciada, que permita a melhor comunicabilidade na rotina do projeto.

7. Melhoria na tomada de decisões

Decisões erradas podem comprometer a situação financeira da empresa. O gestor de projetos carece de informações corretas para fundamentar sua administração e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais das equipes. O gerenciamento adequado permite que o gestor colete e acesse dados mais vitais, o que facilita a tomada de decisões. Afinal, tomá-las de forma apenas intuitiva é arriscado. A percepção do gestor é valiosa, mas deve atuar em conjunto com dados seguros.

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Como fazer uma boa gestão de projetos na telecomunicação?

Vamos dar algumas dicas, nessa parte final do texto, para que seja possível efetivar uma boa gestão de projetos na telecomunicação.

Tenha objetivos definidos e claros

Antes de iniciar o projeto, é necessário definir quais são os objetivos das partes envolvidas, que devem ser realistas e alcançáveis. Somente assim, o gestor pode determinar o escopo. Com os objetivos e as metas estabelecidas, é possível selecionar os profissionais mais compatíveis com eles e formar uma equipe.

Em cada grupo, é necessário aproveitar os pontos fortes de cada um e indicar um líder com capacidade para administrar as atividades, elaborar cronogramas, planejar e monitorar os gastos e estimular a equipe.

Faça um inventário dos ativos

Também, é fundamental inventariar e controlar os ativos, bem como definir os profissionais responsáveis por cada ativo, o que ajuda a otimizar a eficiência dos recursos. Assim, impede-se que haja subutilização de produtos e estimula-se o uso dos equipamentos em todo o seu potencial, gerando redução de gastos.

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Também, é importante que o gestor:

  • monitore sempre os gastos;
  • aplique princípios de transparência e equidade na gestão;
  • respeite as normas e regras pertinentes;
  • use a tecnologia ao seu favor.

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A gestão de projetos na telecomunicação é a melhor maneira de potencializar os bons resultados e reduzir as falhas, economizando tempo e capital. Um bom software certamente é um diferencial, pois permite automatizar tarefas e controlar os processos com foco e objetividade. Ele também facilita o monitoramento preciso com a ajuda de indicadores e métricas.


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