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O comportamento dos consumidores, as tecnologias e canais de vendas estão em constante mudanças, e, portanto, suas estratégias precisam se alterar também para estarem alinhadas às novas realidades. Dessa forma, o trade marketing para distribuidores necessita seguir as mesmas tendências.
Afinal, sua função é apoiar as promoções em prateleiras e estandes, bem como divulgar a mercadoria do fabricante para o cliente final. Isso aproxima o comprador e a marca, aumentando as vendas dos distribuidores.
Assim, confira como isso acontece neste artigo, pois trazemos dicas fundamentais. Acompanhe!
O que é trade marketing?
O trade marketing é uma estratégia de posicionamento de mercado que visa a exposição de produtos nos canais de vendas e nos centros de distribuição. Desse modo, os consumidores visualizam as mercadorias nas prateleiras, gôndolas, ilhas e demais setores que eles estiverem. Se os artigos não fossem devidamente colocados nos pontos de venda não impactariam o público-alvo e nem melhoraria as vendas.
Por isso que estabelecer uma conexão positiva com o PDV é relevante para garantir um bom lugar na divulgação das mercadorias. Sendo assim, as negociações são essenciais para essa parceria, de modo que a relação gere ganhos mútuos.
Leia mais: Saiba o que é Trade Marketing e sua importância
Como implementar o trade marketing em distribuidores?
Para implantar o trade marketing em distribuidores é indicado adotar práticas que visem analisar o comportamento do shopper para otimizar os resultados. Dessa maneira, verifique a seguir as 7 dicas de quais ações tomar.
1. Conheça melhor o consumidor
O distribuidor deve buscar informações sobre as mercadorias para repassá-las as vendas no varejo, além de entender o perfil dos consumidores e o feedback dos varejistas quanto ao sucesso da comercialização. Sob o mesmo ponto de vista, esses dados auxiliam na estratégia, impactando positivamente as ações de trade marketing.
2. Entenda sua operação
Para compreender diferentes aspectos do consumo no varejo e distribuidores é indicado entender de logística. Pois, as indústrias investem no monitoramento desse processo para integrar atividades como marketing, vendas, financeiros e outros.
Da mesma forma, os distribuidores podem adotar essa lógica para identificar oportunidades de vendas em estabelecimentos ou com novos produtos.
3. Planeje sua estratégia
Uma vez que, que conheça o perfil do shopper de um determinado artigo é preciso traçar táticas para impactá-lo. Logo, alinhe os seus objetivos aos da indústria e faça um planejamento que tenha metas definidas, como atingirá o consumidor e ferramentas que acompanharão os resultados. Enfim, seja objetivo para obter os resultados esperados.
Leia mais: Confira 5 dicas de Trade Marketing para evitar crise no seu negócio
4. Dê suporte ao ponto de venda
O distribuidor precisa fortalecer a sua comunicação com o varejo para que ele saiba como abordar os clientes e gerar mais vendas. Para isso, use materiais de propaganda, promoções, treinamentos e outras ações que estreitem a parceria.
Você deve ir além para atrair a atenção dos clientes do seu PDV — deve verificar se as mercadorias estão bem expostas, se há ruptura de estoque, ponto extra funcionando e outros.
5. Monitore a concorrência
Mais uma dica importante é acompanhar as ações de trade marketing da concorrência no mesmo PDV. Com isso, descobrirá se estão tendo sucesso, bom posicionamento nas prateleiras, se usam materiais de merchandising, a presença deles em outras lojas etc. Toda informação ajudará a mapear a viabilidade das vendas.
6. Comprometa-se com os resultados dos seus parceiros comerciais
É preciso conhecer os objetivos dos varejistas para buscar melhores resultados para sua empresa. Por isso, demonstre que eles são importantes e que compactuam com seus objetivos. Dessa maneira, mostre como funciona sua operação, realize treinamentos sobre o seu mix de produtos e esteja sempre no PDV. Além disso, apresente ideias para otimizar a reposição no estoque e nas gôndolas.
Leia mais: Confira 7 dicas de trade marketing para facilitar o dia a dia na sua empresa
7. Implemente a avaliação de loja perfeita
Perfect Store ou Loja Perfeita proporciona uma experiência fantástica em todas as etapas da jornada do consumidor até a sua aquisição no PDV, visando sempre o cliente. Para isso, existem quatro pilares importantes, como a presença, preço, ponto extra e share de gôndola, que devem ser avaliados periodicamente.
Enfim, o trade marketing para distribuidores necessita mensurar os resultados da estratégia para que possa melhorá-la ao longo do tempo. Com isso, você identificará oportunidades de vendas como os pontos fortes e fracos do plano de ações para reverter situações inesperadas e até planos ineficazes.
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