O engajamento é um dos fatores mais desafiadores para qualquer gestor. Afinal, os funcionários são tidos por muitos empresários e especialistas como o ativo mais importante de qualquer negócio.
Sem um ótimo desempenho de sua equipe, certamente a produtividade da organização irá despencar e os resultados estarão muito aquém do desejado.
Por isso, fazer com que seus colaboradores estejam desempenhando seu maior potencial deve ser um objetivo prioritário e constante em toda empresa.
Veja algumas das ações de engajamento nas empresas que você precisa conhecer para aumentar a produtividade de seus negócios:
- Uma excelente liderança;
- Sentimento de propósito;
- Oportunidades de crescimento;
- Recompensas;
- Oferecer formas de aprimoramento;
- Mecanismos de diálogo;
- Promover eventos para integração da equipe.
O que são funcionários engajados?
Primeiramente, é preciso entender: funcionários engajados não são apenas aqueles colaboradores motivados – o conceito vai além disso.
Ter um profissional engajado é sinônimo de possuir uma pessoa com proatividade, esforçada e com um objetivo constante de alcançar o melhor e ajudar para o sucesso de sua empresa.
São aqueles trabalhadores que realmente “vestem a camisa” da organização, são extremamente comprometidos e que demonstram paixão por aquilo que fazem.
O especialista em pesquisas organizacionais, Stephen Harding, definiu que o engajamento é constituído por 3 dimensões:
- Pensar: o profissional entende e aceita os objetivos, valores e estratégias estabelecidos pela empresa da qual faz parte.
- Sentir: o colaborador sente orgulho da organização e gosta do que faz.
- Agir: quando um funcionário acredita e se sente bem em trabalhar em uma empresa, fará o necessário para que os negócios tenham sucesso.
Por isso, é imprescindível colocar em prática ações de engajamento nas empresas capazes de impulsionar essas 3 dimensões entre os funcionários.
Leia mais: Veja 10 dicas de como ser um bom líder de equipe na sua empresa
7 exemplos de ações de engajamento nas empresas
Funcionários engajados podem ser considerados como os principais responsáveis para que uma empresa alcance resultados cada vez mais expressivos.
Portanto, se seu objetivo é fazer com que seus negócios cresçam, é necessário que invista muito comprometimento na gestão de pessoas e saiba exatamente como engajar funcionários.
E isso não quer dizer apenas voltar sua atenção a gestores ou cargos mais altos: lembre-se que todos os seus colaboradores precisam demonstrar um bom engajamento.
Por isso, para melhorar a gestão de pessoas em uma organização, e, consequentemente, sua produtividade, algumas ações de engajamento nas empresas podem ser determinantes.
Vamos conhecer algumas delas:
1- Uma excelente liderança
Pesquisas apontam que uma liderança ruim é um dos principais motivos de falta de produtividade e a desmotivação de uma equipe.
Por isso, é muito importante que os comportamentos de cada gestor sejam avaliados.
Os líderes precisam buscar conhecer cada colaborador de sua equipe, entender suas necessidades pessoais e saber como fazer com que se sintam valiosos para o desempenho da empresa.
É preciso que os gestores saibam realmente como liderar – e não apenas dar ordens. Já os funcionários precisam ter na figura do chefe alguém inspirador, capaz de promover um sentimento de confiança.
2- Sentimento de propósito
Os colaboradores só se mostrarão engajados se sentirem que estão, de fato, realizando algo na empresa. Afinal, como ter a vontade de “colocar a mão na massa” se há a impressão de que um trabalho duro não faz muita diferença?
Por isso, um papel dos gestores é o de demonstrar de maneira constante que as funções desempenhadas pelos funcionários são importantes e que geram consequências diretas para a organização.
Para isso, você pode estabelecer metas bem definidas e incentivar seu time a atingi-las, criando um sentimento de verdadeiro desafio.
Além disso, dê mais autonomia aos colaboradores, delegando algumas tarefas em que as opiniões e decisões de seu time sejam necessárias.
3- Oportunidades de crescimento
Sentir que possui chance clara de evolução dentro de uma empresa é um dos fatores mais valorizados pelos funcionários.
Contar com um plano de carreira bem estruturado é capaz de estimular o autodesenvolvimento de seus colaboradores, que podem ter um objetivo profissional real a ser alcançado.
Afinal, se você sabe que, independente de seus esforços, nunca alcançará um novo cargo, ou terá progresso em suas funções dentro da empresa, dificilmente se sentirá motivado o suficiente para entregar o seu melhor.
Ter a sensação de que não será possível sair do mesmo lugar é um verdadeiro entrave para que qualquer funcionário se sinta engajado.
Esse é um fator decisivo não somente para reter talentos, mas também para atraí-los.
Por isso, procure conversar sobre planos de carreira com seus colaboradores. Mas, claro, sempre considerando os planos estratégicos e limitações da empresa, bem como as habilidades de cada funcionário.
Ofereça ainda novas responsabilidades e estude tarefas desafiadoras que possam gerar um crescimento profissional e aprendizado de seus funcionários.
Invista ainda em feedbacks consistentes de maneira frequente, visando à melhoria do desempenho de cada membro de sua equipe.
4- Recompensas
Uma das principais ações de engajamento nas empresas é, indiscutivelmente, saber oferecer recompensas.
É essencial que seus funcionários sintam que seus trabalhos estão não somente rendendo resultados, mas estão sendo valorizados.
Recompensas como aumentos de salários, ou simplesmente quantias compatíveis com o mercado, são boas opções a serem consideradas na hora de reconhecer bons colaboradores.
Mas, atenção: recompensas não se resumem apenas a remunerações.
Procure sempre fazer elogios quando percebe um bom trabalho, opte por celebrações por conquistas que agradem seus funcionários e outras formas de incentivar sua equipe.
Leia mais: Vantagens e desvantagens de avaliar a performance de seus funcionários
5- Oferecer formas de aprimoramento
Aliado ao fator de desenvolvimento profissional, bem como uma forma de benefício, oferecer formas de aprimoramento de seus funcionários, como cursos e palestras, pode ser uma excelente opção.
Estude a possibilidade de fornecer convênios com universidades ou centros educacionais, ou outras formas de proporcionar cursos que possam aprimorar o conhecimento de sua equipe, como pós-graduação e idiomas, por exemplo.
Organizar palestras com especialistas ou de teor motivacional pode ainda ser uma forma de atualização, além de “quebrar” um pouco a rotina do ambiente de trabalho, dando ares de renovação.
6- Mecanismos de diálogo
Saber compreender as necessidades de cada um de seus funcionários, assim como medir o nível de satisfação e reconhecer problemas motivacionais é essencial para qualquer tipo de ações de engajamento nas empresas.
Para isso, não basta ser um gestor com uma boa intuição ou habilidade de reconhecer comportamentos.
Por isso, busque sempre demonstrar a disponibilidade para diálogos e incentive o fato de que a comunicação interna é uma via de mão dupla.
Mesmo assim, algumas questões podem não ser discutidas ou até mesmo percebidas pelos líderes.
Por isso, procure colocar em prática pesquisas de clima organizacional, inserindo itens que se relacionem ao bem-estar, motivação e grau de satisfação de sua equipe.
Leve os resultados obtidos a sério: planeje meios para reverter os pontos negativos e exaltar os positivos apontados pelos colaboradores.
7- Promover eventos para integração da equipe
Ter uma empresa com problemas no trabalho em equipe é praticamente uma verdadeira receita para o desastre. Um ambiente amigável, com sincronia e com um forte vínculo emocional entre os colaboradores é o ideal para qualquer organização.
Por isso, busque estabelecer um calendário de eventos que promovam a integração da equipe.
Leia mais: Confira 7 profissionais que são indispensáveis para a sua empresa
Vale um happy hour, uma comemoração em datas temáticas, mutirões de trabalhos voluntários em ONGs, ou apenas encontros em que seja possível não só fortalecer o discurso e cultura da organização, mas que crie um ambiente agradável para que os funcionários interajam entre si.
Afinal, seres humanos são seres sociáveis, não é mesmo?
Ao colocar o engajamento de seus colaboradores como um objetivo de importância para seus negócios, com certeza você irá perceber mudanças positivas no comportamento de sua equipe.
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