Sempre que se põe em pauta o tema de fatores para o sucesso na gestão da manutenção, escolher um software de gestão da manutenção ganha enorme destaque. Todo profissional que atua na área de manutenção, sabe que, tão importante quanto adotar boas práticas de gestão, como o planejamento adequado de atividades de manutenção ou o controle de indicadores chave de desempenho do setor, é a garantia da organização de um grande volume de informações sobre essas práticas.

Escolher um software de gestão da manutenção não é uma tarefa tão simples, já que cada empresa tem uma série de particularidades relacionadas à metodologia utilizada para gestão de rotinas, à tecnologia da informação e aos trâmites administrativos. Entretanto, existem algumas dicas que podem te ajudar nessa escolha.

Confira aqui no blog da Russel Serviços 7 dicas de como escolher um bom software de gestão da manutenção.

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Escolher um software de gestão da manutenção pela produtividade

Não adiante escolher um software de gestão da manutenção se não for para trazer produtividade para as atividades desempenhadas. O principal objetivo de automatizar as rotinas é justamente ter um ganho de produtividade e de tempo para execução de tarefas.

Para isso, antes de escolher um software de gestão da manutenção é importante conhecer as opções disponíveis no mercado, e quando possível, realizar um teste gratuito da funcionalidade desses sistemas.

Uma boa maneira de testar se o sistema é produtivo ou não, é através do número de clicks necessários para desempenhar uma função, e do número de telas que aparecem durante esse processo.

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Leve em consideração o nível de cadastro

O nível de cadastramento de ativos é um os pontos chave na escolha de um software de gestão de manutenção. Esse ponto distingue softwares que foram feitos com uma boa prospecção da necessidade do profissional de manutenção e softwares que foram feitos dentro de escritórios de tecnologia, sem a devida pesquisa da real necessidade dos usuários.

Um software de gestão da manutenção que permita ao usuário cadastrar os ativos com a possibilidade de hierarquização de níveis é indispensável para o controle das rotinas.

A função de automatizar

O maior objetivo de implantar um software de gestão da manutenção é conseguir automatizar processos que se repetem sistematicamente. É o que chamamos de rotinas de manutenção.

Tarefas que são feitas diariamente, como por exemplo emitir ordens de manutenção de um plano, necessitam ser feitas da maneira mais automática possível dentro do sistema, para que ele cumpra seu papel de otimização das rotinas.

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Opte pela integração com ERP’s

É importante que o profissional da manutenção tenha em mente no momento de escolher um software de gestão da manutenção, é que esse software não irá substituir o sistema ERP utilizado pela organização.

A sigla ERP significa ”Enterprise Resource Planning”, e como o próprio nome já diz, tem o objetivo de planejar recursos da empresa. Logo, pode-se entender que esse sistema mantém informações de todas as áreas da empresa, interligando operação e administração e compartilhando informações necessárias entre os setores.

Exportação de informações é fundamental

O software de gestão da manutenção não pode ser um ”calabouço” de informações, onde as informações são depositadas e não existe a menor viabilidade de retirá-las de maneira prática.

Mudanças de software podem ocorrer por diversos motivos, bem como as informações depositadas em um sistema podem precisar ser retiradas a qualquer momento por motivo de manutenção da tecnologia da informação. Nesses cenários, se faz necessário retirar backups do sistema para importar essas informações de maneira simplificada posteriormente.

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Precisam haver níveis de segurança (acessos) variados

Nem todos os cargos exercidos na área de manutenção devem ter acesso ao mesmo nível de informação dentro de um software d gestão da manutenção, por isso, escolher um sistema que possibilite um controle de segurança com níveis de acesso variados é indispensável.

Um gerente de manutenção, por exemplo, precisa de informações estratégicas, acesso a relatórios e operações em massa, enquanto que um mantenedor precisa apenas ter acesso ao módulo que o possibilite abrir solicitações de serviço.

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