Em um cenário de competitividade e ritmos de produção cada vez mais intensos, automatizar tarefas e otimizar os processos logísticos é fundamental para qualquer empresa que queira bons resultados, aumento na margem de lucro e destaque no mercado.
Uma das aplicações mais bem-sucedidas das ferramentas tecnológicas é nesta área. A TI na logística ajuda a enfrentar os principais desafios do setor, de modo a gerar maior visibilidade e permitir um controle estrito das operações. A partir de uma série de aplicações, é possível desenvolver uma infraestrutura e um ecossistema tecnológico que possibilita melhorias globais na cadeia de processos.
Entretanto, para entender a complexidade que envolve a união entre essas áreas, é preciso ir além e investigar os softwares e como eles são usados. Assim, poderemos compreender como a inovação ocorre e quais são os mecanismos adotados para reduzir os custos, aumentar a agilidade e reforçar a segurança.
Neste post, vamos apresentar como a TI pode melhorar os processos logísticos e de que forma pode ajudar na tomada de decisões a partir da coleta, manutenção e manipulação de dados organizacionais. Para entender melhor esse assunto e dominar as principais ramificações, continue a leitura e confira.
Impactos da inovação para a logística
A inovação na logística sempre atua com a finalidade de lidar com os desafios principais. Como a área é marcada por processos longos, encadeados, que precisam de visibilidade e controle, esses devem ser focos da aplicação tecnológica.
Ela pode atuar, por exemplo, para aumentar a visão dos gestores sobre todos os processos logísticos. Assim, é possível superar barreiras geográficas e limitações que impedem o controle efetivo e a intervenção devida. Aliado a isso, podemos destacar a capacidade de monitorar as etapas e os produtos em cada uma das fases.
Na prática, soluções cada vez mais precisas são adotadas para rastreamento de mercadorias, tanto na fase de transporte, quanto nos armazéns e centros de distribuição. Assim, é possível evitar perdas dos produtos e problemas na gestão, bem como compartilhar informações para outros agentes da cadeia.
Inovações também ajudam no planejamento. Essas ferramentas são fundamentais para garantir a previsibilidade sobre o processo, uma vez que permitem acompanhar indicadores e estimar informações futuras. Assim, é possível estabelecer planos mais condizentes com a realidade e também ajustar as propostas antes que elas se mostrem ineficazes.
Um exemplo disso é a capacidade de previsão de demanda, que pode ser feita com a integração de diversos sistemas. A empresa consegue se preparar para lidar com um determinado número de itens no estoque, por exemplo, por saber que eles serão demandados por clientes.
Outro ponto é a padronização e esquematização de processos. Por definição, as operações logísticas já tendem a ser padronizadas, contudo, erros e imprevistos podem ajudar a distorcer o funcionamento normal. As ferramentas tecnológicas atuais auxiliam nesse quesito, contribuindo para que as etapas sejam bem definidas e sigam um esquema claro.
Outro impacto importante para mencionar é o uso de tecnologias de apoio à decisão que transformam a logística em um setor estratégico. É possível ir além das questões operacionais e lidar com indicadores e métricas que ajudam a chegar a melhores escolhas. Uma forma mais eficiente de estocar produtos ou uma estratégia nova para reduzir consumo de combustível no transporte, por exemplo.
Cada decisão parte dos dados. Esses sistemas, cada vez mais autônomos e inteligentes, processam esse mar de dados e entregam insights preciosos, que, combinados com a expertise da gestão, ajudam a traçar planos concretos de melhorias. A tecnologia torna a evolução sustentável e mensurável, com uma racionalização das abordagens para chegar ao fim desejado (mais lucro, mais agilidade na cadeia).
Os benefícios da tecnologia na logística
1. Redução de custos
Um dos pontos mais importantes é justamente a redução de custos. Com o apoio da TI na logística, os processos e a cadeia se tornam mais eficientes, com menos gastos e despesas para alcançar os resultados positivos. Além disso, a maior previsibilidade sobre as operações comuns facilita a identificação de erros e a padronização, o que, por sua vez, elimina custos de problemas inesperados.
Um exemplo de economia na prática é a redução de perdas de produtos por conta do monitoramento. Outro é o menor gasto de combustíveis com rotas eficientes no transporte.
2. Melhor relação com clientes e parceiros
Outro ponto positivo é a melhoria na relação com os clientes e com os parceiros na cadeia logística. Em primeiro lugar, produtos que chegam em tempo hábil e em boa qualidade são fatores que ajudam a garantir a confiança do cliente. Em segundo lugar, temos que o uso da tecnologia favorece a comunicação e a transparência entre os agentes da cadeia de processos logísticos (fornecedores, armazéns, transportadoras).
3. Redução de retrabalhos e erros
A eficiência tecnológica é sinônimo de eliminação de erros. Os sistemas favorecem esse aumento da precisão mensurado, de modo que os processos se tornam tão padronizados, que cooperam ativamente com os resultados otimizados. Por exemplo, falhas no registro de mercadorias, na hora de encontrar um item no centro de distribuição ou de rastrear um produto serão eliminadas.
Assim, inconvenientes como envio de produtos errados e outros quesitos também podem ser eliminados. Se há menos erros, também há menos retrabalho, já que a gestão não precisará engajar os colaboradores para refazer operações e atividades. No geral, a produtividade aumenta.
4. Comunicação e integração
Outra vantagem de usar a tecnologia na logística é a melhoria na comunicação entre as partes, como inclusive já comentei. Isso se dá por conta da integração entre sistemas e entre as etapas em si. Quando acontece um pedido, ele já é integrado com o estoque e com o transporte, de modo que todos estejam preparados para responder à demanda da melhor forma.
Um fator determinante para o sucesso da integração é a automação. Os sistemas interligados são automaticamente atualizados com novas informações oriundas de outros softwares.
5. Flexibilidade
Investir em tecnologia no mundo moderno é, sobretudo, aumentar a flexibilidade para lidar com os problemas e com a dinâmica do mercado. A empresa equipada com as inovações mais poderosas conseguirá escalar quando a demanda aumentar, bem como mudar suas estratégias quando for necessário. É possível acompanhar a transformação digital no setor e obter os melhores resultados.
Agora que você já conhece os benefícios da Tecnologia de Informação para a logística de sua empresa, não deixe de investir na área para obter bons resultados. A contratação de uma equipe qualificada também atua diretamente no resultado e a terceirização é sempre uma ótima opção.
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de TI, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter