A área de TI vem se tornando cada vez mais importante nas empresas, uma vez que a tecnologia está presente significativamente em nossa rotina. Em relação às transformações digitais atuais, o conceito de Big Data vem ganhando destaque e relevância, já que atua diretamente na construção de resultados expressivos para as empresas.

Atualmente, para mantê-la ativa na competição por maiores fatias de mercado, os gestores demandam um grau avançado de conhecimento de seus clientes, estoques, fluxos de pagamento e, se possível, do quanto esses dados pesam no contexto das transformações mercadológicas.

Só que, para dar conta de tanta informação, as inúmeras planilhas e relatórios não são suficientes. Esta tarefa cabe à tecnologia, e é exatamente o que o Big Data se propõe a fazer: processar e analisar uma infinidade de dados em curtos espaços de tempo. De maneira geral, trata-se de uma tecnologia que trabalha grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados, atuando com velocidade, volume e variedade de informações.

Neste artigo iremos comentar mais informações sobre ela, sua importância, benefícios, e como ela pode trazer resultados expressivos para a sua empresa. Confira!

Benefícios de investir em Big Data

O Big Data pode trabalhar com diferentes perfis de atividades, sendo aplicado em todo tipo de negócio. No entanto, muitos empresários ainda não utilizam essa ferramenta por vários motivos, incluindo o desconhecimento sobre seus benefícios para o mundo dos negócios.

Confira quais são as razões para investir nesta tecnologia:

1. Identificar novas oportunidades no mercado

O Big Data é fruto de uma ciência sofisticada que vai além da análise de dados comuns. Na verdade, a ferramenta consegue mesclar informações de diversos setores, desde as mais antigas até as atuais. Assim, oferece aos administradores a compreensão clara das tendências que estão por vir.

Com a disponibilização desse panorama fica mais fácil analisar o mercado, a concorrência, prever ações e gerar internamente as oportunidades que podem colocar sua empresa à frente da concorrência.

2. Favorecer a inovação

Empresa que quer crescer e se destacar no ambiente de negócios precisa inovar. Fazer as mesmas coisas, sempre do mesmo jeito, não é tão eficaz – e desgasta a imagem corporativa, abrindo brecha para a concorrência. Como o Big Data permite a análise rápida de um grande volume de informações, a organização consegue visualizar quais aspectos podem ser melhorados ou até mesmo extintos, tornando a empresa bem mais eficiente em entregar seu propósito.

Em outras palavras, o uso dessa tecnologia promove o cruzamento de dados, cuja análise ajuda a criar produtos e serviços inovadores, auxiliando a gestão a pensar fora da caixa.

3. Tomar decisões de maneira mais precisa

Alguns gestores, muitas vezes, ficam inseguras na hora de tomar uma decisão que impacta toda a cadeia de produção da sua empresa. Isso pode acontecer por diversos fatores, sendo a principal barreira a falta de confiança na análise dos dados disponíveis. 

Em algumas situações, a responsabilidade de controlar todas as informações que entram e saem da empresa, assegurar a sua veracidade e ainda garantir uma análise correta de todo material disponível é algo bastante trabalhoso e pode ser solucionado com o Big Data.

Ele viabiliza avaliações mais assertivas, proporcionando uma visão mais completa de todos os cenários. Assim, temos como prever movimentos da concorrência, desenvolvimento de novos produtos, satisfação do consumidor e, ao fim, promover melhorias nos processos internos. A tecnologia propicia que a administração tome decisões com segurança e com muito mais efetividade, já que é possível entender exatamente o que está acontecendo em todos os panoramas.

4. Compreender melhor as necessidades do clientes

A sua empresa só existe porque há clientes que consomem seus produtos e serviços. No entanto, esse grupo é formado por pessoas de perfis e demandas diferentes, exigindo que o seu negócio produza elementos que se adequem às necessidades de cada um, de forma personalizada.

O Big Data analisa as pesquisas de mercado e define padrões de comportamento com assertividade. A tecnologia consegue compreender, por exemplo, gosto por determinadas marcas, sabores, designer ou sensibilidade em relação a preços e promoções. Com esses dados em mãos é possível comunicar melhor o seu público, propor ações e desenvolver planos de marketing.

5. Otimizar preços

Estabelecer o preço de venda depende de uma série de variáveis, como custo de fabricação, oscilação do mercado e pressão da concorrência, entre outros aspectos.  O mais importante é saber qual decisão vai melhorar a sua margem de lucro.

O Big Data ajuda a organização a se manter competitiva a partir da análise dos dados em diferentes períodos. Por fim, possibilita otimizar os preços dos seus produtos conforme a necessidade do mercado. Essas são apenas algumas das vantagens propiciadas pelo uso de tecnologias baseadas no conceito de Big Data. Mas, mais que entender o que é, é indispensável saber como aplicar essa função em sua empresa.

Gostou do conteúdo? Confira mais informações sobre TI e outras áreas em nosso blog.


Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Para visualizar nossa lista de profissionais da área de TI, clique aqui.

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *