- Home
- Construção Civil
- Confira 5 etapas decisivas par ...
Todo grande projeto precisa ter um planejamento para ser iniciado, no caso de obras não é diferente, é uma etapa decisiva, que envolve escolhas importantes, como por exemplo a escolha de tecnologias, distribuir as funções, materiais, equipamentos e estimativa da mão de obra.
Leia mais em: Esses são os conhecimento necessários que você precisa ter para trabalhar em um projeto de construção civil
1. Organização das atividades e serviços
Essa é a etapa para começar a organização, tudo será definido, como o método construtivo e o cronograma da obra bem explicado para todos.
Após definir o método construtivo, é hora de dividir e dar a obra em etapas e tarefas.
Após a divisão e sequenciamento é realizado o levantamento dos serviços a serem executados. Durante a definição desses serviços, o gestor pode chamar os responsáveis por cada frente de trabalho para obter medidas mais realistas de tempo de execução e de recursos necessários.
A criação da hierarquia ainda dilui a responsabilidade e favorece a cobrança por cumprimento de prazos.
2. Levantamento dos quantitativos
Após a identificação dos serviços realizado na etapa anterior, é necessário levantar as quantidades de cada serviço. Esse levantamento serve de base para o orçamento dos insumos, tais como materiais, mão de obra, dimensionamento de equipes e equipamentos. Ponto esse de muita importância no planejamento de obras.
O levantamento pode ser feito no local no caso de uma reforma ou pelo projeto arquitetônico no caso de uma construção. Este é um processo trabalhoso, que exige bastante atenção e organização, pois um erro nesta etapa, pode acabar se propagando por todo o planejamento. Uma dica é manter a memória dos cálculos, visando facilitar o entendimento e identificar possíveis erros.
3. Custos Diretos
Após o levantamento dos serviços e de suas respectivas quantidades, é hora de levantar os custos diretos. Para isso deve-se multiplicar as quantidades de serviços pelas suas composições de custos unitários. Dessa forma, será possível encontrar uma estimativa de custos com mão de obra, materiais e equipamentos para cada serviço e para a obra toda.
4. Cronograma físico
O cronograma é a estimativa de tempo que as atividades da obra levarão para serem finalizadas. Nesse cronograma também estão inclusos o sequenciamento, baseado nas datas de início e fim das atividades.
Esta etapa, apesar de estar ligada ao levantamento de quantitativos, possui um aspecto gerencial. Sua criação envolve decisões quanto à relação tempo-custo tanto para elaboração quanto para o acompanhamento da obra.
É importante lembrar que dificilmente o cronograma ocorre como planejado, ocasião que entra a habilidade de quem está no controle das decisões. Por exemplo, pode faltar algum tipo de material por algum motivo, tornando necessárias alterações no sequenciamento de alguma parte da obra.
5. Cronograma financeiro
Um cronograma financeiro é elaborado em função do cronograma físico e da disponibilidade financeira da empresa. Por isso é importante para facilitar a visualização do calendário de receitas e despesas do projeto.
Dessa forma, seguindo esse cronograma, a empresa pode se preparar financeiramente e controlar as entradas de receitas e os pagamentos das despesas. Dessa forma é possível verificar os períodos de superávit ou déficit no fluxo de caixa.
Leia mais em: A importância da contratação de mão de obra na construção civil |
Se você preza pela eficiência e qualidade, terceirize funcionários com a Russel Serviços. A Russel é especializada em fornecer mão de obra terceirizada e implanta o profissional em 48 HORAS.
Para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br e não perca mais tempo.
Republished by Blog Post Promoter
construção civil construção civil terceirizada mão de obra obras Russel Serviços sucesso mão de obra terceirização em construção civil