Com o objetivo de fiscalizar e garantir o bom funcionamento dos instrumentos e máquinas de uma indústria, a manutenção industrial pode pesar para o bolso dos gestores caso não seja feito um planejamento.
Portanto, é necessário estudar o assunto e traçar algumas estratégias. Confira agora nosso artigo com 5 dicas para reduzir os custos da manutenção industrial.
1. Planeje a manutenção com antecedência
Uma das mais importantes estratégias de gestão de custos de manutenção é seguir uma rotina rigorosa.
A manutenção preventiva é a melhor maneira de minimizar os riscos no local de trabalho, o mau funcionamento de máquinas e outros atrasos inesperados que podem afetar o funcionamento de uma empresa ou a segurança dos funcionários.
O objetivo deve ser manter as suas instalações e os seus equipamentos nas melhores condições para evitar surpresas repentinas e caras.
Leia mais: Veja 6 passos para ter um roteiro de produção industrial ideal
2. Tenha bons fornecedores
Ao investir nos equipamentos que vão compor a sua fábrica, dê preferência a fornecedores de confiança, que já tenham experiência de mercado e ofereçam:
- Máquinas de qualidade e com garantia
- Serviço de pós-venda
- Reposição de peças com agilidade
- Tutoriais de operação dos equipamentos
3. Capacite a sua equipe
Os seus colaboradores precisam ser capazes de duas coisas: utilizar corretamente as máquinas (os erros são grandes agentes das avarias) e detectar problemas nos equipamentos com rapidez.
Por isso, uma das chaves para manter os custos de manutenção baixos é treinar toda a sua equipe, e não apenas os técnicos. Afinal, é o operador quem está ali no dia a dia em contato direto com os equipamentos.
4. Mantenha um estoque de peças de reposição
Já pensou em ter de esperar semanas ou até meses para conseguir uma peça para um equipamento avariado que precisa de reposição? Prejuízo e caos, sem dúvida.
Por essa razão, é essencial ter um estoque mínimo com as peças fundamentais para o funcionamento dos equipamentos mais importantes para a sua produção. Elas podem ser utilizadas na manutenção preventiva e até mesmo nas corretivas, evitando paradas ainda mais longas.
Leia mais: Indústria: veja 7 dicas para aplicar o controle de estoque
5. Cumpra um cronograma de verificação da manutenção
Não basta ter um bom plano, é preciso verificar se ele está sendo cumprido com rigor. Caso contrário, os custos com a manutenção acabam elevados. Fora as datas de revisão, um cronograma funcional contém:
- Em que local da fábrica a máquina ou o equipamento está localizado
- Quando foi atendido pela última vez
- Imagens de problemas ou preocupações durante a manutenção
- Notas/detalhes sobre o pedido de manutenção específico
- Plano de rota que envolva as análises a serem feitas, como lubrificações, ajustes e troca de peças
- Um espaço para informações de contato e assinaturas
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústria, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
dicas indústria dicas manutenção industrial dicas setor indústria manutenção industrial terceirização indústria