A manutenção elétrica preventiva é essencial para o bom funcionamento de qualquer estabelecimento. Em caso de prédios, esta manutenção é ainda mais importante, devido à complexidade da estrutural do ambiente e do maior número de pessoas.

Seja em prédios residências ou comerciais, o número de pessoas e ambientes é bem maior, isso pode causar mais problemas. Por este motivo é preciso ter um controle rígido da qualidade das instalações elétrica. Este tipo de prevenção não deve ser algo exclusivo de instalações antigas. As instalações recentes também devem ter um plano de manutenção preventiva constante, principalmente quando mais pessoas ou atividades vão para o prédio.

Neste post abordaremos tudo o que você precisa saber sobre a manutenção elétrica predial preventiva e 5 dicas para a realização do procedimento. Confira!

Qual a função e sua importância?

A manutenção preventiva elétrica predial tem como principal função revisar e substituir vários componentes que podem estar funcionando de forma inadequada, ou não funcionando. Durante a manutenção é analisado os fatores que podem estar causando o problema.

Este tipo de manutenção deve ser sempre feita e revisada por um eletricista com experiência. A prevenção bem-feita garante:

  • Redução na perda de equipamentos e aparelhos que podem parar de funcionar por problemas da rede;
  • Economia de emergia, afinal com os equipamentos da rede funcionando de forma correta não há sobrecargas e funcionamento irregular;
  • Segurança. Este é o principal fator para decidir ter um bom plano de manutenção predial preventiva na parta elétrica. Apenas com a manutenção correta que é possível evitar acidentes graves ou até mesmo fatais

Leia mais: Manual completo sobre como evitar e o que fazer em caso de curto-circuito 

O que deve ser analisado durante o procedimento?

Nas instalações elétricas prediais e residenciais, o principal ponto de prevenção está relacionado com a quantidade da carga elétrica da instalação.

Quando uma residência ou prédio é construído, a sua instalação elétrica é feita para aguentar até uma certa carga elétrica. Com o tempo, caso não haja uma boa regulamentação de uso, é possível que os equipamentos acabem ultrapassando esta carga.

Ares condicionados e chuveiros são os principais culpados deste problema, geralmente é necessário criar circuitos exclusivos para estes aparelhos. A manutenção preventiva também age neste tipo de problema, com o profissional tentando identificar se há instalações que ameaçam causar uma sobrecarga na rede.

Este é um dos principais fatores que devem ser analisados durante uma revisão preventiva na instalação elétrica de um prédio. Conheça outras dicas de manutenção elétrica predial preventiva.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre manutenção elétrica em shoppings

5 Dicas de manutenção predial elétrica preventiva

Além da possível sobrecarga da rede elétrica, também é necessário analisar outros fatores interessantes. São eles:

  • Situação do cabeamento, plugues, interruptores e outras partes da rede. Analisar como está a situação dos fios e de outros componentes da rede elétrica é tão importante quanto analisar a sobrecarga. São estas falhas que causam curtos e acidentes.
  • Equipamentos e dispositivos de segurança. Quando há uma sobrecarga ou curto na rede elétrica, geralmente o disjuntor “cai”. Este é um procedimento bem comum em qualquer rede elétrica e é responsável por evitar incêndios e outras causas. Se defeituoso, os sistemas de segurança e proteção contra surtos de tensão devem ser trocados imediatamente. Para saber se o dispositivo está funcionando de forma correta é necessário a vistoria de um eletricista.
  • Ciclo de vida de equipamentos. Todo equipamento tem um tempo de vida útil. Este tempo pode ser dado como um período de “validade” para aquele equipamento. Durante a manutenção preventiva predial, é necessário identificar quais equipamentos estão atingindo este tempo de vida e substitui-los;
  • Equipamentos que estão sem uso por muito tempo. Alguns equipamentos, principalmente motores e geradores, podem acabar danificados caso fiquem muito tempo sem uso. Estes itens também devem ser avaliados durante a manutenção predial preventiva.

De forma bem básica, este é o trabalho da manutenção predial preventiva: Identificar falhas na rede antes que eles se tornem problemas; corrigir defeitos e substituir equipamentos antes de quebrarem. Ela deve ser feita todo o ano a partir de 5 anos da criação da instalação elétrica.

Além disso, não garante apenas a segurança de todos que utilizam o prédio, mas também a economia por parte da administração. A manutenção corretiva sempre será mais cara do que a preventiva. Estar sempre cuidando e nunca deixando que algo estrague é uma excelente maneira de cortar gastos com a administração de uma empresa ou condomínio.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber antes de contratar um eletricista

Aposte na terceirização e contrate os melhores profissionais

Na Russel Serviços, você encontra eletricistas qualificados e aptos para o mercado de trabalho. Clique aqui e contrate agora mesmo um profissional para o seu estabelecimento!


Garantindo serviço rápido e de qualidade, possuímos os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza de forma 100% online qualquer mão de obra operacional em apenas 48 HORAS.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *