Contratar um chef de cozinha para o seu restaurante pode não ser uma tarefa muito fácil, pois é um cargo de extrema importância! É ele quem irá comandar a cozinha, tem influencia direta com a satisfação dos seus clientes e, consequentemente, no faturamento do seu estabelecimento. Na hierarquia dos cargos de um restaurante, o chef ocupa o cargo mais alto da área.

Tudo o que entra e sai da cozinha precisa passar pelo chef, então, além de entender as diferenças com relação ao cozinheiro, é preciso ter bastante cautela na contração.

Para lhe ajudar nessa, preparamos este artigo com as principais atribuições de um chef e o que avaliar para encontrar o melhor. Confira!

Quais são as funções de um chef de cozinha?

Muito se engana quem pensa que o chef de cozinha só tem a função de mandar nos cozinheiros e vigiar o que eles fazem. As atribuições desse profissional fazem jus à toda formação e experiência que é necessária para ter esse cargo no currículo.

O chef é o profissional responsável pelo funcionamento adequado e eficiente da cozinha de um estabelecimento, de maneira que a satisfação dos clientes e a perfeição de cada prato entregue sejam as principais metas. Portanto, ele é a peça chave e autoridade máxima dentro dessa área do seu restaurante.

Para isso, o chef de cozinha é quem planeja cada etapa de um prato, desde a harmonização de ingredientes e temperos até os passos para execução. Isso faz com que cada opção do seu menu seja padronizada, impedindo que o cliente tenha uma experiência diferente daquela que foi planejada. A qualidade dos produtos que entram na cozinha e os métodos de cozimento também são definidos e supervisionados pelo chef, que gerencia toda uma equipe de cozinheiros.

Leia mais: Bares e restaurantes: saiba tudo sobre a profissão do garçom

Qual é a importância de contratar um chef profissional?

Como dito, o chef de cozinha é aquele que comanda a equipe de cozinheiros e planeja cada detalhe de tudo aquilo que compõe o cardápio de um restaurante. Diante disso, esse profissional tem sido cada vez mais requisitado no mercado, pois, com ele, é possível ter mais organização, agilidade, qualidade e padronização nos pratos e bebidas que são disponibilizados.

Com isso, o serviço oferecido aos seus clientes acaba sendo superior aos estabelecimentos que não tem um bom chef e, consequentemente, a satisfação do seu público é refletida pela melhora na oferta de consumidores e aumento nos lucros do seu negócio.

Além disso, a importância de contratar um chef qualificado para comandar a sua cozinha está em aspectos como: a disponibilização de opções atrativas e totalmente exclusivas para o seu público.

Como contratar um bom chef de cozinha?

Para contratar um chef de cozinha é importante ter em mente que alguns dos aspectos que devem ser avaliados são os mesmos de qualquer outro tipo de profissional, como o currículo, competência, experiências e o comprometimento.

Para entender como contratar um chef de cozinha, confira o passo a passo que preparamos para ajudar na sua escolha.

1. Peça indicações

O primeiro passo para encontrar um bom profissional é pedindo indicações de pessoas que já tenham trabalhado ou que conheçam algum chef de cozinha. A experiência de outras pessoas com um funcionário auxilia, e muito, na sua contratação.

Afinal, é importante que você tenha uma boa relação e sinta que o chef é o adequado para o ramo do seu estabelecimento, sendo que por meio de indicações poderá conhecer particularidades mais específicas e os pontos positivos e negativos do profissional.

Leia mais: Saiba como é ser um chef de cozinha e suas funções

2. Avalie o currículo profissional

Seja por indicação, seja por recrutamento por meio de divulgação da vaga é preciso que você avalie o currículo do chef de cozinha. Nele poderá verificar se as experiências anteriores foram em bons locais, como é a formação do profissional bem como as tarefas que está habituado a exercer.

Outra dica de como contratar um chef de cozinha é, ao avaliar o histórico, entrar em contato com os estabelecimentos em que atuou, ou seja, buscar uma referência. Assim poderá entender o motivo do desligamento, o temperamento e modo de trabalho. Caso não tenha respostas satisfatórias, estará evitando dores de cabeça.

3. Solicite uma degustação

Uma etapa que não pode faltar na sua pauta para contratar um chef de cozinha, é o pedido de degustação. Por mais que a gastronomia tenha seus métodos e parte teórica que precisa ser respeitada pelos profissionais, o ato de cozinhar e planejar um prato também são tarefas muito pessoais de cada profissional.

Então, após se identificar com um chef por meio de indicações, entrevistas e avaliações de currículo, a degustação é a cereja do bolo para que você tenha certeza, ou não, de sua escolha. Afinal, pode acontecer de você se identificar com a personalidade de um chef, mas não sentir confiança ou agrado em seus pratos, ou vice e versa.

Leia mais: Cozinheiro: entenda tudo sobre essa profissão

4. Terceirização

A terceirização também é uma ótima dica. Além de ser muito mais em conta, ela possui diversas vantagens para o seu negócio, como por exemplo:

  • Otimização e agilidade nas tomadas de decisão;
  • Possibilidade de crescimento sem grandes investimentos;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Serviço mais especializado.

Na Russel Serviços, você encontra chefs de cozinha qualificados e aptos ao mercado de trabalho. Clique aqui e contrate agora mesmo um chef para o seu estabelecimento!


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Veja nossa lista de profissionais das áreas de Bares e Restaurantes clicando aqui.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *