O segmento de bares e restaurantes tem um grande nível de competividade no mercado. Portanto, seu restaurante fará sucesso caso se destaque dos demais. Não é um processo fácil, já que envolve inovações, estratégias, conhecimento da área, profissionais capacitados, entre outros pontos.
Sendo assim, trouxemos neste artigo 10 passos para gerir um restaurante de sucesso.
Confira!
1. Plano de negócio
O plano de negócio é o primeiro passo para estabelecer um restaurante de sucesso — com a certeza do que você está fazendo.
Porém, nós sabemos que, em muitos casos, o empreendedor simplesmente abriu o negócio, sem nenhum plano de negócio ou documento que o valha.
A boa notícia é que, seja para os novatos como para quem já está no mercado, é perfeitamente possível criar um plano de negócios.
Mas o que é esse documento? Bom, nele você vai descrever:
- o que é seu negócio;
- sua missão e valores;
- seus objetivos e metas;
- em quanto tempo você quer cumpri-las;
- o orçamento necessário para cumpri-las;
- o seu público-alvo, relacionando-o também com a região que seu restaurante vai atender.
Esse último ponto vale tanto para os negócios convencionais (os “brick and mortar”), com local para atendimento físico, como os híbridos e mesmo as dark kitchens, especializadas em atendimento via delivery.
É para o plano de negócios que você, como empreendedor, vai olhar sempre que tomar uma decisão.
Normalmente, as projeções e metas ali descritas vão nortear toda sua atuação no ano.
2. Equipe especializada
Sim, quando falamos de gestão de restaurante, é comum focar nos processos, na qualidade, no cardápio, na relação com os fornecedores… Mas lembre-se também que a gestão do capital humano é tão importante quanto.
Isso quer dizer que você deve contar com uma equipe especializada, constantemente capacitada e engajada com os objetivos do seu negócio.
E lembre-se do seguinte:
- Qualificação é essencial para melhorar a qualidade dos serviços prestados;
- Uso de tecnologias de simples manuseio, para agilizar o atendimento e o andamento dos pedidos;
- Fique de olho no salário que os concorrentes oferecem e procure sempre se manter à par, de modo que sua rotatividade não seja tão alta.
3. Foco na experiência do cliente
Sabia que, hoje, o setor gastronômico olha de outra forma para a experiência do cliente? É que focar nessa parte do processo comercial pode trazer muitos benefícios!
Um deles é a fidelização dos clientes.
Essa é uma das grandes lições de empreendedores que aprenderam como montar um food truck.
Veja bem: com um negócio itinerante, com estrutura e pessoal enxuto, como garantir que os clientes voltem?
Claro que o padrão de qualidade é importante (e já já vamos falar dele), mas também a experiência oferecida.
Ou seja, procure criar um atendimento diferenciado, com refeições preparadas seguindo um mote próprio, com toda uma identidade visual apelativa.
Leia mais: Confira 7 dicas para atrair mais clientes para o seu restaurante
4. Padrão de qualidade
Uma boa gestão de restaurante possui um termômetro muito eficiente: o padrão de qualidade.
Se você quer que o seu negócio seja bem-sucedido, deve olhar para todos os processos e entregas e exigir o mesmo nível de qualidade.
Isto é: desde o controle de estoque até o atendimento à mesa ou à entrega via delivery.
Esse padrão deve ser criado e incentivado dentro do estabelecimento, como parte da sua cultura organizacional.
E lembre-se que o padrão de qualidade não é apenas interno, mas externo, já que o compliance é algo a que os consumidores cada vez mais se atentam.
Gera mais confiança no seu negócio e serve como âncora para estimular a fidelização.
5. Estratégias de marketing
Sem o marketing, seu restaurante não vai longe. O pior é que muitos empreendedores não entendem que o papel do marketing é fazer o seu estabelecimento se conectar com seu público, criando uma relação mais sólida.
Isso traz vários benefícios ao negócio, pois formula a visão que o cliente vai ter do seu negócio, dos seus pratos, da sua apresentação e mesmo do seu padrão de qualidade.
O marketing para restaurantes serve como forma de mostrar hospitalidade ao consumidor, seja ele pedindo de casa ou no próprio estabelecimento.
Por isso, definir estratégias inovadoras deve ser um ponto sempre em pauta, especialmente para o gestor do negócio.
Procure criar conteúdos e anúncios cativantes, que explorem o potencial das redes sociais e dos canais em que sua persona frequenta, colocando-se presente em seu dia a dia.
Leia mais: Saiba como atrair mais clientes para o seu restaurante através do marketing de conteúdo
6. Fluxo de caixa
O correto controle do fluxo de caixa na gestão de restaurante é essencial para sua organização financeira.
Isso porque é necessário acompanhar de perto as contas a pagar e receber, compreendendo quais os principais centros de custos.
Entender seus custos vai lhe ajudar a compreender sua margem de lucro — bem como os caminhos para otimizá-la!
Aliás, um ponto que vale a pena comentar é o seguinte:
Tente não misturar as contas pessoais com as do negócio.
Esse é um dos principais erros de gestão de empreendedores, que desorganiza toda sua estrutura financeira, prejudica o negócio e pode até mesmo complicar na hora de entender quanto imposto sua empresa deverá pagar.
Uma dica aqui é contar com o apoio de um contador, que entre outras coisas, vai ajudar você no cumprimento de obrigações fiscais relacionadas ao seu regime tributário.
7. Relatório de vendas
Afinal, como entender o histórico de vendas do seu negócio, bem como os pratos e drinques que mais saem, entre outras informações?
Elaborar um relatório de vendas pode ser uma dica simples, mas é extremamente eficiente para que você reforce sua gestão de restaurante.
É que esse documento proporciona um enorme conhecimento sobre o jeito que os consumidores engajam com seu restaurante. Ou seja:
- Quais as tendências de vendas?
- Como as vendas do mês estão contribuindo para o pagamento das despesas?
- Quantos clientes foram atendidos no local, via delivery, take out, take away, etc?
Trata-se de uma fonte de insights muito interessante para você redirecionar o planejamento de negócio, bem como preparar-se financeiramente.
Uma boa notícia é que você pode contar com um sistema de gestão, capaz de gerar relatórios de vendas com poucos cliques, facilitando todo processo de análise.
8. Controle de estoque
Um dos pilares para o sucesso e, infelizmente, para o fracasso de um restaurante ou qualquer pequeno negócio é o controle do estoque.
Acontece que a sua gestão de estoque vai definir o ritmo dos seus processos internos.
Como em um restaurante, a cozinha pode ir de 0 a 100km/h em poucos segundos, é essencial que você tenha todas as informações do estoque em mãos, em tempo real.
Afinal, ninguém quer ir na mesa do cliente ou no chat via app de delivery e contar a má notícia, certo?
O clássico “Perdão, mas estamos sem esse ingrediente no estoque” acaba com a experiência do consumidor e, claro, impacta o seu caixa.
Outra boa notícia é que você pode contar com sistemas de gestão completos para restaurantes.
Integrando o seu estoque de restaurante com o software, você recebe avisos assim que um item estiver perto da ruptura, possibilitando que se antecipe aos problemas e realize a compra.
E essa é apenas uma das facilidades que a tecnologia proporciona!
9. Monitoramento dos resultados
Dia após dia, semana após semana, mês após mês. Você deve controlar as flutuações do seu negócio e entender o que levou à boa ou má performance da vez.
Esse monitoramento próximo, mergulhando nos seus resultados financeiros, vai lhe fornecer insights interessantes, como:
- Quais pratos e drinques focar para vender mais;
- Quais pratos e drinques pouco saíram e podem até deixar o cardápio;
- O movimento nas últimas semanas vem caindo. É hora de inovar e transformar o cardápio?
10. Processos automatizados
Ah, e você sabe o que poderia ajudar seu restaurante a otimizar tudo isso que falamos acima? Um sistema de gestão!
Ok, sabemos que parece impossível, mas acredite: um software completo pode auxiliar em todas as pontas do seu negócio.
Do plano de negócio, passando pela gestão de equipe, manutenção do padrão de qualidade, controle financeiro e de estoque, otimização do atendimento e monitoramento dos resultados.
O melhor é que você pode automatizar uma série de tarefas repetitivas, muitas delas puramente administrativas e operacionais.
Quer um exemplo? O envio de notas fiscais à contabilidade! Com um sistema de gestão, a própria tecnologia se encarrega dessa função.
Assim, dá vazão para que o seu negócio opere com maior fluidez, atendendo de maneira focada às demandas do consumidor e atento ao padrão de qualidade.
Leia mais: Veja as 5 melhores tendências de bares e restaurantes para 2022
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