A gestão de bares e restaurantes envolve diversas áreas: desde o interesse pelos números do negócio até o interesse pelo atendimento quando a comida chega à mesa do cliente. Ao agrupar múltiplas responsabilidades, gerenciar instalações no setor alimentício não é tarefa fácil, ainda mais em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus – Covid-19.

Hoje, os líderes do setor precisam lidar com os desafios do mercado, mudanças no comportamento do consumidor e, claro, a necessidade de digitalizar as operações.

Neste artigo, mostramos 4 dicas essenciais para gerenciar bem Bares e Restaurantes. Confira::

Aplique a engenharia de cardápio

É uma metodologia bem utilizada na indústria alimentícia. Criada para otimizar a operação de um restaurante, a Engenharia do Cardápio propõe um estudo sobre o desempenho dos pratos do cardápio em relação ao volume de vendas e geração de lucro.

A partir das informações da análise, a Gerência de Bares e Restaurantes deve se orientar quanto ao cardápio: quais itens restam, quais pratos são excluídos e quais opções devem ser adicionadas para atender o público.

Com isso, o objetivo é capitalizar as vendas, otimizar custos e melhorar a experiência do cliente no restaurante.

Encontre bons fornecedores

Uma das dicas essenciais para gerenciar bares e restaurantes é encontrar bons fornecedores. De fato, a qualidade dos insumos utilizados no preparo influencia diretamente na qualidade dos pratos oferecidos. E, ao estabelecer uma relação de confiança com os fornecedores, é possível garantir condições de pagamento ainda melhores, sempre respeitando a relação custo-benefício.

Invista em inovação

Gerenciar bares e restaurantes envolve cuidar do atendimento ao cliente. Estar atento às tendências do mercado e às soluções, recursos e tecnologias que facilitam a vida dos consumidores é fundamental para manter as empresas competitivas, principalmente nestes tempos desafiadores.

Por isso, investir em Inovação surge como uma das dicas essenciais na gestão de estabelecimentos do setor de alimentação. O comportamento do consumidor mudou, assim como a dinâmica do mercado, e as empresas devem se adaptar para atender às expectativas dos clientes.

Estoque, atendimento ao cliente, publicidade, relacionamento com fornecedores, preparação de pratos… as tarefas envolvidas na gestão de um bar e um restaurante são inúmeras. Para um negócio de alimentos dar certo, não basta oferecer um prato perfeito. É essencial dar suporte a um processo amplo: desde estratégias de preços até a experiência do cliente.

Além disso, o setor gastronômico é um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus e pela necessidade de isolamento social. Agora, mais do que nunca, os donos de bares e restaurantes precisam inovar para acompanhar o ritmo do “novo normal”.

Terceirize mão de obra

A terceirização é a forma mais prática, rápida e econômica de contratar serviços no setor de bares e restaurantes. O motivo é simples: a empresa já conta com uma equipe qualificada para realizar o trabalho, então não se perde tempo em encontrar profissionais qualificados.

Além disso, com a terceirização, a burocracia de recrutamento é reduzida, o vínculo empregatício é eliminado, a redução dos custos operacionais e a garantia de um trabalho de qualidade.

Leia também: Russel Serviços: como trabalhamos?

Contrate terceirizado com a Russel Serviços e evite dor de cabeça

A Russel está no mercado com uma novidade que pode ajudar a você a encontrar o profissional mais qualificado para sua empresa. Com mais de 15 anos de experiência no ramo de terceirização de mão de obra operacional, nós podemos te auxiliar na contratação de qualquer profissional de qualquer segmento, incluindo o setor de saúde.

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Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

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