A terceirização sempre se destacou aos olhos do mercado pela sua capacidade de reduzir drasticamente os custos de operação. De uma perspectiva de negócios, ela é uma das primeiras coisas que qualquer gestor pensa quando o assunto é otimização.  

A prática de outsourcing tornou-se uma grande aliada para as empresas que pretendem apenas focar no seu core business e especializar-se cada vez mais no que precisam entregar ao cliente.  

Por conta desta popularização, atualmente, é possível terceirizar qualquer área de uma empresa. Sendo assim, uma excelente ferramenta para os empreendedores que estão querendo acelerar seu crescimento. Apesar disso, a terceirização também apresenta alguns riscos e obstáculos que precisam estar no radar de qualquer empresa que pensa em apostar nesse tipo de contrato. 

Para saber se eles são irrelevantes em comparação aos benefícios que a modalidade pode trazer para o seu negócio, preparamos uma série de dicas que com certeza solucionarão suas dúvidas. Confira!

O que é a terceirização do trabalho? 

A terceirização do trabalho, também conhecida por outsourcing, consiste em uma empresa contratar outra para realizar algum serviço. Dessa forma, ela utiliza os funcionários da terceirizada, que não possuem vínculo empregatício com a contratante. 

Segundo a definição do dicionário temos: 

Terceirização – Estratégia de reorganização em que uma empresa adquire bens e serviços de fornecedores externos com o objetivo de diminuir custos, economizar recursos e desburocratizar sua administração. 

Como ela funciona na prática? 

A terceirização acontece quando uma empresa delega para outra a realização de algumas atividades/setores do seu negócio. Alguns setores convivem com esse tipo de relação comercial a mais tempo, como nos serviços de RH, finanças e contabilidade – conforme aponta o estudo International Business Report (IBR). 

Outros setores que também têm explorado amplamente a contratação de terceiros para prestar serviços são os segmentos de segurança e vigilância, logística e transportes, limpeza e conservação e tecnologia e segurança da informação. 

O que diz a legislação sobre a terceirização?  

De acordo com a Lei Nº 13.429, todas as atividades de uma empresa podem ser terceirizadas, independentemente de ser uma atividade-fim ou não. 

Dessa forma, uma fábrica de roupas pode, caso queira, terceirizar a sua produção. Do mesmo modo, uma instituição de saúde pode contratar profissionais terceirizados, tais como: enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros. 

Nesse contexto, vale alertar que a lei proíbe que os colaboradores terceirizados desempenhem funções diferentes daquelas acordadas no fechamento do contrato de terceirização.  

Quais são as vantagens e desafios da terceirização? 

O outsourcing traz diversos benefícios, no entanto, também apresenta alguns desafios e por isso, qualquer empresa que esteja cogitando a terceirização precisa avaliar os prós e contras para identificar a melhor opção de acordo com as necessidades específicas da empresa. 

 Dentre as vantagens: 

  • Redução de custos:  

A escolha desse tipo de contrato diminuirá os custos de pessoal. Além disso, possibilita a redução do quadro de funcionários na área de recursos humanos, o que geralmente elimina a necessidade desse setor na organização. Sem contar que os custos de treinamento e qualificação da equipe são responsabilidade do contratante. 

  • Foco no core business:  

Por meio da terceirização é possível focar os esforços em outras atividades mais importantes para o desenvolvimento da instituição. Isso permite melhorar os serviços e produtos, aumentar a produtividade, conquistar e fidelizar clientes etc. 

  • Networking: 

Apesar de pouco comentado, o networking dessa modalidade é positivo. Isso porque além de compartilhar experiências e informações relevantes para o desenvolvimento da empresa, a terceirizada pode ajudar a trazer novos clientes, seja por meio de seus funcionários ou de outras intuições com as quais também tem parceria. 

  • Mão de obra especializada: 

Ao optar pela terceirização você contará com profissionais especialistas, treinados e capacitados. Empresas que prestam serviços tendem a ser muito criteriosas com a contratação de pessoal, levando em consideração que o sucesso do negócio depende disso. 

  • Realocação de recursos: 

Os recursos que antes eram necessários para os serviços terceirizados agora podem ser utilizados em investimentos na empresa, já que passam a ser de responsabilidade da contratada. 

  • Manutenção do relacionamento com os clientes:  

É comum que pequenas empresas construam laços com os clientes, e isso pode dificultar o processo de cobrança em caso de inadimplência. 

Portanto, contratar empresas terceirizadas para cuidar das cobranças pode ajudar a manter uma relação amigável com o cliente. Isso é muito importante, levando em consideração que custa mais conquistar um novo cliente do que manter um antigo.  

Além disso, consumidores insatisfeitos tendem a compartilhar sua experiência com outras pessoas, prejudicando a imagem da empresa. 

Desafios: 

Dentre os maiores obstáculos que você pode encontrar na terceirização, podemos destacar principalmente a possibilidade de os serviços serem prestados com baixa qualidade. Isso pode acontecer caso a empresa não faça uma boa avaliação antes de escolher com qual empresa especializada em terceirização quer se associar

Outro impacto negativo desse tipo de contratação é a insegurança gerada nos colaboradores que podem ficar com receio de demissões ou resistentes às mudanças nos processos com a chegada de novos profissionais na empresa. 

Além disso, outras questões que valem sua atenção são a avaliação dos custos do desligamento dos funcionários próprios, a falta de controle sobre os profissionais terceirizados (levando em consideração que eles não são subordinados da empresa) e a maior dependência de terceiros. 

E, acima de tudo, é importante levar em consideração a segurança dos dados da empresa. É necessário manter a confidencialidade das informações e, se possível, inserir uma cláusula no contrato que garanta a segurança da empresa em casos de vazamentos de informações. 

Quais os impactos da terceirização para o trabalhador?

O trabalhador terceirizado nem sempre tem benefícios com esse sistema de contratação. Por isso é importante pensar nas condições de trabalho ao trazer colaboradores externos. 

Alguns dos obstáculos enfrentados são: 

  • Salários menores se comparado aos funcionários próprios; 
  • Não ter os mesmos direitos e benefícios que os colaboradores diretos; 
  • Sem plano de carreira; 

Quais os riscos da terceirização para as empresas contratantes? 

Um contrato de prestação de serviço terceirizado tem como característica a ausência de pessoalidade e insubordinação. Dessa forma, se houver qualquer um desses itens a terceirização passa a ser ilegal. 

Além disso, o empregado pode mover uma ação trabalhista solicitando o reconhecimento do vínculo empregatício e todos os seus direitos. 

Ainda, é preciso ficar atento quanto a saúde financeira da contratada e o cumprimento de suas obrigações fiscais e trabalhistas. Isso porque se a terceirizada deixar de pagar algum direito de seus funcionários, a tomadora do serviço poderá arcar com os prejuízos. 

Outros riscos relacionados a esse tipo de contratação que também podem ser citados são: alta rotatividade de funcionários, baixa produtividade e falta de treinamento dos profissionais. 

Qual a diferença entre o sistema de terceirização e cooperativismo para as empresas? 

No sistema de terceirização a empresa contrata outra para realizar determinada atividade, no entanto, os funcionários que irão trabalhar no local não possuem vínculo empregatício com a contratante. 

Nesse caso, os profissionais são contratados (CLT) da empresa terceirizada e têm todos os seus direitos e benefícios pagos por ela. 

Já no cooperativismo, não há intermediadores do serviço prestado, pois os cooperados são donos do próprio negócio. A relação entre a cooperativa e a empresa deve ser institucional, por meio de um contrato de prestação de serviços. 

Considerações finais 

Como você pode ver, a terceirização é uma alternativa que proporciona diversas vantagens para as empresas, no entanto, também apresenta alguns riscos e desvantagens. Ainda assim, é uma oportunidade excelente para focar na sua atividade principal e acelerar o desenvolvimento do seu negócio. 

Para terceirizar com sabedoria, encontre a parceria ideal e busque empresas com expertise e experiência no mercado, capazes de entender suas demandas e implantar os profissionais da melhor forma possível.

A Russel Serviços está há mais de 15 anos no mercado da terceirização e é a única que implanta profissionais de qualquer segmento em apenas 48h para qualquer lugar do Brasil. Para entender mais como podemos te ajudar e/ou pedir uma cotação, mande um e-mail para contato@russelservico.com.br! 

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *