Para um trabalho ser produtivo e de qualidade, é necessário que o ambiente forneça as melhores condições. As tais condições envolvem fatores como iluminação, temperatura, entre outros.

Porém, criar um ambiente de trabalho industrial que seja funcional e que influencie positivamente na produtividade em sua empresa, não é tão simples.

Confira agora como melhorar o ambiente de trabalho da indústria em 5 dicas!

1. Administração de conflitos

As empresas, por mais tecnológicas que sejam, são formadas por pessoas. Seus processos e suas atividades diárias podem ser realizadas pelos equipamentos mais modernos, mas eles precisam ser operados.

Sendo assim, atuar com as melhores práticas em gestão de pessoas é fundamental. Um líder eficaz deve ter habilidades suficientes e conhecer toda sua equipe para prover o melhor ambiente de trabalho possível.

Cada pessoa tem suas características, costumes, opiniões e manias. No mundo corporativo, essas questões podem ser causadoras de conflitos, gerando discussões improdutivas e desnecessárias. 

Um bom gestor de projetos deve ser capaz de aparar as arestas, garantindo que a indústria mantenha sempre o seu funcionamento normal.

Um fator que pode ser provocativo de discussões é o estresse do dia a dia. Excesso de cobrança, trabalho demasiado e outros fatores podem ser os causadores do estresse, prejudicando toda sua equipe. 

O gestor, portanto, deve se atentar para essas questões e buscar conversar com os integrantes de seu time, verificando sempre se há algo que possa ser melhorado, diminuindo os conflitos e os problemas internos. 

Manter um canal de comunicação entre a gerência e sua equipe, é a melhor forma de garantir que todos tenham um relacionamento saudável dentro da empresa.

Leia mais: Saiba as 7 principais tendências da indústria para 2022

2. Comunicação interna

Outro fator que impacta diretamente na qualidade e na produtividade de seus profissionais é a comunicação interna. É comum encontrarmos “ruídos” nas comunicações, que podem afetar a transmissão de uma informação.

É necessário que o gerente industrial verifique os possíveis gargalos no processo da comunicação e procure erradicá-los. É imprescindível que ele garanta sempre que a informação que ele desejou repassar seja 100% compreendida pelo receptor.

Além disso, é importantíssimo que ele certifique se os e-mails enviados foram recebidos e compreendidos, e se as mensagens deixadas por telefone foram repassadas, garantindo, assim, que todo o processo de comunicação ocorra sem maiores problemas.

Garanta que os colaboradores também estejam lendo os e-mails recebidos e procurando resolver gargalos indicados pela sua equipe. 

As pessoas estão mais engajadas em receber e enviar mensagens do que em telefonemas. Portanto, tenha um canal que permita esse tipo de troca de informações entre a gerência e as equipes que compõem seu ambiente de trabalho industrial. 

Leia mais: Saiba 7 benefícios de uma boa comunicação interna

3. Controle da temperatura e umidade

A temperatura, assim como a umidade de um ambiente industrial, são fatores imprescindíveis para proporcionar um ambiente de trabalho agradável. Seja pelo excesso de calor ou de frio, ambos os extremos podem ser prejudiciais para a produtividade dos trabalhadores.

Temperaturas muito altas somadas ao excesso de umidade, podem causar sonolência, cansaço e moleza. Além do eminente déficit na produção, a sua empresa estará correndo riscos no âmbito da segurança do trabalho. 

Um profissional cansado pode impactar diretamente nas suas atividades, chegando a provocar acidentes de trabalho e queda na produtividade. Já as temperaturas baixas, aliadas ao ar seco, são causadoras de distrações, deixando os profissionais dispersos e desatentos. 

Analogamente ao excesso de calor, as temperaturas baixas são sinônimos de baixa produtividade e riscos à segurança das operações. Ou seja, a temperatura e a umidade do ambiente de trabalho são fatores fundamentais para o sucesso de sua produção.

4. Boa iluminação

A iluminação do ambiente de trabalho também é um fator que deve ser analisado. Uma boa iluminação é aquela em que a intensidade da luz permite uma boa visibilidade. Assim como nos casos da temperatura e da umidade, o equilíbrio é a fonte do sucesso.

Um ambiente muito iluminado não é sinônimo de um ambiente adequado. O excesso de luz pode gerar uma grande sensação de desconforto e provocar danos à saúde dos trabalhadores.

Já a falta dela é prejudicial pelo fato de obrigar os profissionais a forçarem sua visão para tentar enxergar a tela do computador ou os botões das máquinas que operam. É necessário lembrar que a claridade ideal é fundamental para garantir a segurança do processo de produção, bem como dos profissionais envolvidos.

Leia mais: Confira 5 dicas fundamentais para aumentar a produtividade na indústria

Deve-se ressaltar que a claridade pode interferir diretamente na disposição e saúde dos funcionários, mais uma vez afetando diretamente a produtividade de sua indústria. Se atente a essa questão e busque a luminosidade ideal para o seu negócio, tendo em vista os processos desenvolvidos em cada ambiente. 


Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústriaclique aqui.

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *