Manter a higiene do trabalho em dia é importante para a equipe como um todo, afinal, ninguém quer trabalhar em um ambiente desorganizado e sujo, com risco de prejudicar a saúde.
Neste artigo você vai conferir 4 dicas para melhorar a higiene no trabalho.
Acompanhe!
1. Mantenha uma rotina de limpeza e higiene no trabalho
Ter a rotina de limpeza bem estabelecida é um dos passos fundamentais para garantir a boa higiene no ambiente corporativo.
Para que isso aconteça, é preciso que o serviço especializado determine um cronograma de execução e os produtos necessários para realizar higiene no trabalho.
Nesse sentido, existem duas formas de limpeza:
- Limpeza diária: retirada da poeira e da sujeira aparente no piso;
- Limpeza profunda: deslocamento dos móveis e um período maior para a realização das atividades previstas.
Nesse sentido, é preciso comunicar sobre a rotina de limpeza diária e profunda, para não impactar as atividades profissionais.
Além disso, também recomendamos incentivar os colaboradores a evitarem o acúmulo de impurezas em seu ambiente particular de trabalho.
2. Crie regras de boa convivência
Apesar de ser trabalhoso, criar boas regras de convivência continua sendo a melhor estratégia para conscientizar os colaboradores sobre causas importantes. Por exemplo, adotar ações para informar sobre a importância na higiene no trabalho e descarte consciente de lixo podem ser uma boa ideia.
Nesse sentido, dependendo do perfil do grupo e do tamanho da empresa, é possível estimular até o descarte seletivo de lixo.
Um assunto que pode ser abordado é o reaproveitamento de insumos do escritório, entre outras iniciativas com custo-benefício favorável para todos os envolvidos.
Leia também: Veja 3 dicas importantes para a limpeza de um escritório
3. Ofereça artigos de higiene pessoal
Uma boa forma de incentivar a higiene no trabalho é fornecer aos colaboradores alguns artigos de limpeza para manter seu próprio ambiente e a própria higiene pessoal. Confira alguns produtos que podem fazer parte desse kit:
- Álcool 70º;
- Lixeirinha para a mesa;
- Sabonete líquido;
- Escova e pasta de dentes.
Além disso, também é possível disponibilizar kits individuais para refeições, com copos, talheres e pratos. Nesse sentido, é sempre bom sugerir que refeições e lanches aconteçam sempre no espaço reservado para isso, não em sua mesa de trabalho.
Dessa forma, todos podem contribuir para manter o ambiente limpo, e aumentando a produtividade de seus colaboradores e evitando doenças ocupacionais e crônicas.
4. Estabeleça a cultura da higiene no trabalho
Em geral, respondemos melhor à sugestões quando entendemos o impacto da ação. Sendo assim, é recomendado sempre dar exemplos de consequências do que está sendo pedido para não fazer.
Fazer as refeições na mesa de trabalho, por exemplo, pode deixar sujeiras no teclado do computador e em outros objetos pessoais. Dessa forma, facilitamos a proliferação de micro-organismos ali.
Nesse sentido, o setor de recursos humanos pode fazer uma parceria com a medicina do trabalho, e realizar uma análise das dúvidas e atitudes dos colaboradores. Assim, é possível levantar as principais dúvidas dos profissionais, e saber quais materiais e ações que podem ser mais efetivos para conversar com eles.
Ou seja, as opções concentradas duram mais e acabam representando gastos menores. Por exemplo, uma embalagem de 1 litro de produtos de pronto uso pode ser mais barata se comparada aos produtos concentrados. Mas na verdade, os concentrados são diluídos e se transformam em muitos litros. Para ter a mesma quantidade de litros, precisariam de muitos itens de pronto uso e isso custaria mais caro, pois quando colocado no papel, o rendimento dos concentrados é muito maior.
Além disso, vale destacar que é possível eliminar a necessidade de transportes maiores e móveis para guardar os itens casos eles sejam concentrados. Pois contam com menores quantidades de embalagens , o que significa também um benefício para o meio ambiente, por conta da diminuição de descarte de plástico no ecossistema.
5. Aposte em produtos de limpeza de qualidade
Investindo em produtos de qualidade, a chance de ter que comprar algum item para corrigir possíveis danos ou resultados inferiores é menor
Desse modo, o recomendado é comprar apenas produtos profissionais e que sejam conhecidos por sua eficiência. Existem produtos com mais de uma função, que também podem ser uma alternativa para manter o local limpo corretamente e reduzir os gastos com produtos de limpeza.
6. Invista em terceirização
A contratação de profissionais de limpeza terceirizados é altamente benéfica para os estabelecimentos. Desta forma, você reduz gastos e otimiza os resultados.
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Leia mais: Terceirização de limpeza: 5 coisas que não podem faltar
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