Manter a higiene do trabalho em dia é importante para a equipe como um todo, afinal, ninguém quer trabalhar em um ambiente desorganizado e sujo, com risco de prejudicar a saúde.

Neste artigo você vai conferir 4 dicas para melhorar a higiene no trabalho.

Acompanhe!

1. Mantenha uma rotina de limpeza e higiene no trabalho

Ter a rotina de limpeza bem estabelecida é um dos passos fundamentais para garantir a boa higiene no ambiente corporativo.

Para que isso aconteça, é preciso que o serviço especializado determine um cronograma de execução e os produtos necessários para realizar higiene no trabalho.

Nesse sentido, existem duas formas de limpeza:

  • Limpeza diária: retirada da poeira e da sujeira aparente no piso;
  • Limpeza profunda: deslocamento dos móveis e um período maior para a realização das atividades previstas.

Nesse sentido, é preciso comunicar sobre a rotina de limpeza diária e profunda, para não impactar as atividades profissionais.

Além disso, também recomendamos incentivar os colaboradores a evitarem o acúmulo de impurezas em seu ambiente particular de trabalho.

2. Crie regras de boa convivência

Apesar de ser trabalhoso, criar boas regras de convivência continua sendo a melhor estratégia para conscientizar os colaboradores sobre causas importantes. Por exemplo, adotar ações para informar sobre a importância na higiene no trabalho e descarte consciente de lixo podem ser uma boa ideia.

Nesse sentido, dependendo do perfil do grupo e do tamanho da empresa, é possível estimular até o descarte seletivo de lixo.

Um assunto que pode ser abordado é o reaproveitamento de insumos do escritório, entre outras iniciativas com custo-benefício favorável para todos os envolvidos.

Leia também: Veja 3 dicas importantes para a limpeza de um escritório

3. Ofereça artigos de higiene pessoal

Uma boa forma de incentivar a higiene no trabalho é fornecer aos colaboradores alguns artigos de limpeza para manter seu próprio ambiente e a própria higiene pessoal. Confira alguns produtos que podem fazer parte desse kit:

  • Álcool 70º;
  • Lixeirinha para a mesa;
  • Sabonete líquido;
  • Escova e pasta de dentes.

Além disso, também é possível disponibilizar kits individuais para refeições, com copos, talheres e pratos. Nesse sentido, é sempre bom sugerir que refeições e lanches aconteçam sempre no espaço reservado para isso, não em sua mesa de trabalho.

Dessa forma, todos podem contribuir para manter o ambiente limpo, e aumentando a produtividade de seus colaboradores e evitando doenças ocupacionais e crônicas.

4. Estabeleça a cultura da higiene no trabalho

Em geral, respondemos melhor à sugestões quando entendemos o impacto da ação. Sendo assim, é recomendado sempre dar exemplos de consequências do que está sendo pedido para não fazer.

Fazer as refeições na mesa de trabalho, por exemplo, pode deixar sujeiras no teclado do computador e em outros objetos pessoais. Dessa forma, facilitamos a proliferação de micro-organismos ali.

Nesse sentido, o setor de recursos humanos pode fazer uma parceria com a medicina do trabalho, e realizar uma análise das dúvidas e atitudes dos colaboradores. Assim, é possível levantar as principais dúvidas dos profissionais, e saber quais materiais e ações que podem ser mais efetivos para conversar com eles.

Ou seja, as opções concentradas duram mais e acabam representando gastos menores. Por exemplo, uma embalagem de 1 litro de produtos de pronto uso pode ser mais barata se comparada aos produtos concentrados. Mas na verdade, os concentrados são diluídos e se transformam em muitos litros. Para ter a mesma quantidade de litros, precisariam de muitos itens de pronto uso e isso custaria mais caro, pois quando colocado no papel, o rendimento dos concentrados é muito maior.

Além disso, vale destacar que é possível eliminar a necessidade de transportes maiores e móveis para guardar os itens casos eles sejam concentrados. Pois contam com menores quantidades de embalagens , o que significa também um benefício para o meio ambiente, por conta da diminuição de descarte de plástico no ecossistema.

5. Aposte em produtos de limpeza de qualidade

Investindo em produtos de qualidade, a chance de ter que comprar algum item para corrigir possíveis danos ou resultados inferiores é menor

Desse modo, o recomendado é comprar apenas produtos profissionais e que sejam conhecidos por sua eficiência. Existem produtos com mais de uma função, que também podem ser uma alternativa para manter o local limpo corretamente e reduzir os gastos com produtos de limpeza.

6. Invista em terceirização

A contratação de profissionais de limpeza terceirizados é altamente benéfica para os estabelecimentos. Desta forma, você reduz gastos e otimiza os resultados.

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Leia mais: Terceirização de limpeza: 5 coisas que não podem faltar


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