Sabemos que os colaboradores são a base do sucesso de qualquer empresa. Por isso, tratando de estabelecimentos que envolvem atendimento direto às pessoas, como bares e restaurantes, a equipe faz toda a diferença.

Além dos indispensáveis garçons, a recepção, o chef e os auxiliares de cozinha formam o time responsável pela reputação da empresa.

Apesar do número de empregados variar (dependendo do estabelecimento), os profissionais são praticamente os mesmos. Confira:

 Gerente:

Uma cadeia de bares e restaurantes ou franquias podem ter um gerente geral para inspecionar a operação, que assegura a qualidade da comida e de todo o processo em si.

Já um pequeno restaurante, pode ter um gerente para realizar o mesmo trabalho, porém em um só local.

Outras posições de gerência incluem:

  • auxiliar administrativo (que pode ser responsável pelo quadro de horários dos funcionários e operações diárias)
  • contador (alguém que lide com os assuntos financeiros, incluindo os pedidos, pagamentos aos fornecedores, folhas de pagamentos e impostos.

Chef:

Todos os restaurantes precisam de uma pessoa responsável por cozinhar a comida. Em um restaurante refinado, essa pessoa é o chefe de cozinha, enquanto em uma franquia de fast food ele é o cozinheiro chefe.

Ambos os restaurantes exigem funcionários de cozinha responsáveis por cortar, preparar e embalar as refeições seja para consumo local ou para entregas.

Também são necessários lavadores de louça e cumins (auxiliares de garçom que recolhem os pratos sujos e limpam as mesas).

Garçons/atendentes:

Não importa se você tem um restaurante refinado ou um estabelecimento de fast food, a comida tem que ir da cozinha para o consumidor. Os funcionários para essa posição variam de acordo com o tipo de restaurante.

Um garçom ou garçonete irá anotar os pedidos e entregar os pratos de comida aos clientes em um restaurante que trabalhe com salão, enquanto um restaurante fast food tem um balconista que providencia a comida para o cliente.

Barman:

Aquele profissional que trabalha em estabelecimentos servindo coquetéis (com bebidas alcoólicas ou não) aos seus clientes, mais frequentemente em bares e eventos.

O serviço do barman possui um glamour, pois ele é como é um artista que faz da coquetelaria uma forma de distribuir sorrisos e boa energia através da interação com o seu público.

Tem a missão de oferecer os melhores drinks enquanto conquista novos amigos. Deve ter postura elegante, espera-se sempre cordialidade e limpeza em seus serviços, independente do local de trabalho.

Caixas e entregadores:

Os caixas e entregadores também são fundamentais num restaurante. Nos lugares que realizam entrega à domicílio, o motorista entregador é responsável por certificar-se de pegar o pedido correto e entregar no local exato.

Ele também é responsável por coletar o dinheiro do cliente e fornecer troco. Em um restaurante, a conta pode ser paga na mesa ou no balcão, junto ao caixa.

Os estabelecimentos de fast food utilizam o balconista para a função de caixa, para receber o pagamento dos consumidores.

A importância de contar com profissionais:

Um bom funcionário deve ser capaz de transmitir profissionalismo durante toda a sua jornada de trabalho. As características importantes de funcionários profissionais são:

  • discrição;
  • atenção com os clientes e colegas;
  • paciência;
  • honestidade;
  • pontualidade;
  • facilidade de comunicação;
  • capacidade de trabalhar em equipe.

Outro ponto crucial é o treinamento de uma linguagem e abordagem adequadas para o trato com os clientes.

É necessário que os colaboradores tenham um mínimo de formalidade e evite brincadeiras ou posturas dúbias que possam gerar indisposições.

Contratando bons profissionais:

Contratar empregados para o restaurante pode seu uma tarefa mais difícil ainda.

Em alguns restaurantes, a rotatividade de funcionários chega a ser uma constante, o que leva a ineficiência e outros problemas dentro da empresa.

Você simplesmente tem que empregar a pessoa correta na sua equipe, de outra forma você terá dificuldades no seu negócio. Esse princípio é cabível em todas as empresas, incluindo para o ramo alimentício.

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