Todo dono de restaurante sonha em ver o salão cheio e todos os clientes consumindo e satisfeitos, afinal esse é o objetivo do negócio. Para que isso aconteça sem problemas, é necessário manter o foco na organização do local onde o seu restaurante funciona.

Ele precisa ser funcional e confortável tanto para os clientes aproveitarem suas refeição quanto para os atendentes transitarem entre as mesas sem esbarrar em ninguém.

Dito isto, como é possível encontrar um equilíbrio entre a satisfação do cliente e a funcionalidade para o garçom? Organizar o layout de restaurante é uma ótima opção.

Fazer bom uso do espaço que você tem disponível pode ser desafiador, então para você se sentir seguro nas suas escolhas, seguem algumas dicas de como aumentar o lucro e o consumo no restaurante simplesmente ao otimizar a organização de mesas e cadeiras.

Porque você deveria se preocupar com o layout do seu restaurante?

O salão de refeição do seu food service é tão importante quanto a cozinha. Sendo assim, é extremamente importante saber como transformá-lo em um ambiente de experiências gastronômicas extraordinárias.

À primeira vista, ter um food service com atendimento local, pode parecer algo simples. Quando fica claro que não é, na maioria das vezes, todos os esforços recaem sobre as questões burocráticas, ou ainda, sobre as que envolvem o espaço da cozinha. Vamos nos focar em tudo que envolve o salão de refeições do seu restaurante. Veja a seguir!

Primeiros passos para organizar o salão de refeições do seu food service.

Sobretudo, como você acabou de ler, a organização do salão de refeições é uma das etapas da abertura de um food service, e que por vezes, recebe menos atenção. Isso pode se explicar por vários fatores, sendo o mais gritante, o do não gerenciamento da verba investida.

Sem um bom gerenciamento, algumas partes consomem a quantia necessária para desenvolver outras. Então, acima de tudo, é importante planejar cada detalhe. Somente assim, será possível tirar o sonho do próprio negócio do papel.

Além de todo o projeto, é importante também já estar ciente de todas as condições que um negócio deste nicho vai exigir. Manuais de boas práticas, certificados, autorizações e licenças serão necessários tanto para abrir seu próprio food service, quanto para o manter funcionando dentro das normas.

Já na parte da organização do salão de refeição, você deverá começar pela idealização de todo o espaço, levando alguns pontos em consideração, como por exemplo:

– Qual tipo de experiência gastronômica quero oferecer aos meus clientes?

– Vou construir ou alugar um espaço para meu food service?

– E ainda, quanto tempo quero que meus clientes passem em meu restaurante?

Responder essas perguntas facilita as tomadas de decisões referentes a organização.

Nesse sentido, você consegue estipular todas as possibilidades possíveis, sem falar que será mais fácil medir quanta verba é necessária para a realização deste plano.

Qual o tipo de experiência gastronômica passarei para os meus clientes.

Antes de mais nada, acreditamos que o tipo de experiência gastronômica, que você quer passar aos seus clientes, seja o fator mais importante na hora de formatar o modo como será montado o seu salão de refeição. E vale dizer que, essa experiência vai muito além do cardápio. Todo o ambiente e seus detalhes devem estar programados para tal.

São três os componentes importantes que devem ser levados em conta em um espaço interno, os quais influenciam estimulando a percepção e a resposta emocional dos consumidores, afetando seu comportamento:

  • fatores ambientais, como temperatura, ruído, odor, música e iluminação;
  • design, correspondente à arquitetura, cores, materiais, layout;
  • fatores sociais que dizem respeito à clientes e funcionários.

Nesse sentido, em restaurantes ou bares, é necessário satisfazer o cliente por aspectos tangíveis (cardápio, aparência física do restaurante) e intangíveis (expectativas, desejos inconscientes), sendo o conceito de qualidade total, a combinação final desses dois aspectos .

Coloque em prática segundo seus objetivos.

Pense que, se o seu objetivo é atender pessoas que estão procurando por refeições rápidas, não existe aí, a necessidade de investir grandes quantias em decoração e extremo conforto. Basta um local clean e com pouca mobília, ou ainda, um food truck com algumas mesas e cadeiras a frente.

Observe que, continuando no mesmo exemplo, nem mesmo as cadeiras precisam ser extra confortáveis. Isso tudo pois, o tempo que seu cliente vai passar em seu food service, será mínimo.

Por outro lado, caso sua ideia seja que casais possam ter jantares românticos por horas, provando vários pratos enquanto conversam, você vai precisar pensar não apenas no conforto, como também na disposição e tamanho das mesas e em muitos outros detalhes.

Construir ou alugar um espaço para meu restaurante?

Antes de mais nada, independente se seu estabelecimento será “construído do zero”, ou se será montado em um ponto alugado, vamos destacar que, aqui o que mais importa é a localização.

Ou seja, não importa se você vai montar o melhor restaurante da cidade, uma localização ruim pode levar o seu negócio a falência em pouco tempo. Sendo assim, pesquise o melhor local antes de montar o seu restaurante ou similares.

Enfim, dando continuidade ao assunto principal desse artigo, e agora o relacionando a construir ou alugar um espaço, vamos te apresentar dois pontos de vista que podem te ajudar a decidir.

1 – Construindo do zero

Ao construir tudo do zero, você pode aproveitar o benefício de planejar e decidir sobre o que vai ocupar cada centímetro do local. Em suma, você não vai precisar ficar prezo em limites já existentes, desistindo de incluir os móveis que queira, bem como, tendo que quebrar paredes e reformar tudo para poder ficar do seu jeito.

Nesse ínterim, você será capaz de decidir por antecipação – antes mesmo da obra começar – juntamente com o arquiteto contratado, todos os detalhes, e é aqui, neste ponto, que você decide como organizar o seu salão de refeição.

2 – Alugando um ponto

Por outro lado, se o ponto for alugado, é importante saber o que pode ser feito. Você pode reformar ou fazer as modificações necessárias para deixar tudo, inclusive o salão de refeição, do seu jeito? Se sim, ótimo!

O próximo passo será planejar conforme o que será feito e o que está disponível. Vale falar que algumas coisas, mesmo com reformas, não poderão ser mudadas. Por exemplo, áreas que fazem parte da estrutura principal da construção. Saiba que, eventualmente, o seu planejamento deve levar essas estruturas em consideração.

Quanto tempo meus clientes passarão no salão de refeição?

Você já pensou o quanto é importante saber quanto tempo um cliente passa no seu restaurante? E ainda, qual a relação disso com a organização do seu salão de refeições? Pois é, essas duas questões se relacionam e resultam em mais ou menos lucro. Mas por qual motivo?

Antes de tudo, quando você oferece conforto, um ótimo atendimento e produtos de qualidade, os clientes tendem a passar mais tempo no local, podendo consumir muito mais ou não.

Seja como for, você não poderá mandar seus clientes embora se eles já acabaram de consumir e não estão pedindo mais nada, isso seria perder aqueles clientes para sempre. Aqui, a solução está em disponibilizar, de propósito, menos conforto – com cadeiras simples sem estofado, por exemplo – ou ter mais espaço para atender a mais clientes.

Aliás, a disposição das mesas no salão ou ainda, a presença de uma recepcionista, fazem com que todas as mesas sejam aproveitadas da melhor forma. Isso torna possível, acomodar muito mais pessoas dentro do local.

Outra solução para poder conquistar mais espaço é levar o salão de refeições para fora do food service. Vários restaurantes, fazem utilização dos espaços externos, como calçadas e calçadões, para poder atender a mais clientes. Nesse caso, verifique com a prefeitura da cidade, se é permitido utilizar essas áreas, no local onde seu estabelecimento está.

Em suma, quanto mais tempo seu cliente passa em seu estabelecimento, maior a chance de dobrar o consumo, e quanto mais espaço, maior a chance de receber mais clientes. Seja como for, ainda vamos tratar de alguns detalhes importantes referentes ao salão de refeições do seu restaurante ou similares.

Então, a seguir vamos falar sobre tipos e disposição de mesas e assentos, decoração, acessórios e etc.

O mais importante no salão de refeição

Primordialmente, sem nenhuma sombra de dúvidas, em quesito de aparência, o salão de refeições é o que mais deve se destacar dentro do seu estabelecimento. É nesse espaço que seus clientes vão ficar e sendo assim, quanto mais personalidade e diferenciais ele trouxer, maior a chance de fidelização.

Claro que atendimento e produtos de qualidade são extremamente importantes, mas entre duas empresas que oferecem o mesmo padrão, aquele que oferecer o melhor ambiente, vencerá. Dessa forma, vamos ver daqui para frente, como organizar o seu salão de refeições, começando por algumas sugestões relacionadas a múltiplos ambientes.

Salão de refeição com múltiplos ambientes.

Você com certeza, nos últimos anos se tornou um consumidor mais exigente, do mesmo modo, várias outras pessoas também requintaram os seus gostos, como consequência requerendo maior qualidade dos produtos e serviços adquiridos em todos os âmbitos.

Eventualmente, para atender esse tipo de solicitação, os food services devem observar algumas características diferenciais. Muitas delas presentes em grandes restaurantes, como por exemplo, o salão de refeições com múltiplos ambientes.

Mas como isso funciona?

Um salão de refeições com múltiplos ambientes é aquele que divide seu espaço conforme a necessidade do próprio local e ou cliente. Vamos imaginar, por exemplo, que sua demanda seja muito alta, fazendo com que se formem filas de espera em frente ao seu restaurante. O ideal aqui, seria ter um espaço que comportasse a parte das mesas, sala de espera e quem sabe, um bar.

Imediatamente, neste contexto, todos se sentiriam acolhidos. Aliás, tanto food services grandes, quanto pequenos, podem tomar essa iniciativa, desde que tenham um espaço bem planejado.

Mesas e cadeiras para o salão de refeição

Antes de mais nada, as mesas e cadeiras, assim como o mobiliário em geral devem ser adquiridos e dispostos em função da experiência gastronômica a ser transmitida. Para além disso, elas devem atender e se atentar a vários tipo de questões.

Entre elas estão:

1 – A qualidade e resistência do material.

Existem mesas e cadeiras dos mais diversos materiais e estilos, porém, para um restaurante ou similar, é necessário que as cadeiras sejam extremamente resistentes. Isso, a fim de garantir a segurança de clientes que estejam acima do peso.

No entanto, apesar de resistentes as cadeiras devem ser leves. O chão do salão deve ser lavado com frequência, logo, se as cadeiras forem muito pesadas ou ainda fixas, poderão dificultar essa atividade obrigatória. Junto a isso, as mesas devem ser seguras e resistentes, com materiais que suportem a questão da limpeza diária, ou pequenos acidentes como o derramar de líquidos e alimentos constantes.

As mesas também não devem apresentar dificuldades a sua própria higienização, como aquelas que possuem fendas que possam acumular sujeira, aliás, isso vale para as cadeiras também.

2 – Conforto do cliente.

Você quer que seus clientes passem apenas o tempo necessário para fazer uma refeição, ou várias horas? Eventualmente, para cada um dos casos você vai ter que saber construir o espaço ideal para cada uma dessas propostas.

Para que seu cliente passe horas e horas no seu food service vai ser necessário adquirir cadeiras e mesas super confortáveis. Essas costumam ter revestimento e frequentemente também são acolchoadas, garantindo ainda mais conforto.

Da mesma forma, dependendo do intuito do seu estabelecimento, os booths são uma excelente opção. Além do conforto, eles garantem uma certa privacidade e permite que os grupos maiores se reúnam.

Em contrapartida, para que seus clientes passem apenas o tempo necessário para fazer uma refeição no seu restaurante ou similar, estratégias como disponibilizar menos conforto será necessário. Dessa forma é preciso adquirir cadeiras e mesas que cumpram a sua função, garantindo segurança, porém, sem muitos atributos como estofamento no acento e encosto das cadeiras.

Oferecer menos conforto não significa diminuir a qualidade do local, serviços ou produtos. A única intenção nessa estratégia é aumentar a rotatividade de clientes em um único dia. Isso é importante principalmente para pequenos food services, por exemplo.

Organização do salão de refeição.

Agora, vamos falar sobre a organização do salão de refeições do seu food service. Sendo que, vamos ressaltar aquilo que não pode de forma alguma, ser deixado de fora.

Em primeiro lugar, você precisa estar ciente sobre algumas medidas da mobília e a circulação de pessoas. Para isso, é valioso saber que as mesas para refeitórios devem ter idealmente de 70 à 80cm de largura e um comprimento de 60cm por lugar. Devem ter cadeiras soltas, a fim de possibilitarem o acesso a cadeirantes, segundo a NBR 9050 (ABNT, 2004).

Saiba também, que segundo estudos, uma pessoa normal em movimento, ocupa em média, um espaço de 60cm². Porém, em um restaurante, essas dimensões podem variar, pois muitos clientes estarão carregando mochilas e bolsas, além da bandeja de alimentação. Além disso, é preciso garantir o acesso universal, segundo a NBR 9050 (ABNT, 2004).

Deve haver instrução também para que, as áreas de circulação, tanto de funcionários quanto de clientes, levem em consideração o espaço disponível, medido com precisão e antecedência a fim de evitar o cruzamento de fluxo.

Gostaríamos de citar ainda ao final, as áreas que devem manter seu fluxo de circulação livre de mobília. São elas, áreas próximas a sanitários e os locais onde as refeição são retiradas para serem levadas até as mesas. Respeitando essas dicas, você com certeza evitará incômodos e reclamações, que do contrário, poderão ser constantes.

Conclusões

Em suma, lendo este artigo, você acompanhou informações que demonstram o quanto é importante ter um salão de refeições extremamente bem pensado e organizado.

Você também viu aqui, o quanto é importante ter antecipadamente, consciência da experiência gastronômica que se deseja passar aos seus clientes. Isso tudo, a fim de poder nortear todo o seu projeto de criação e organização do seu estabelecimento. Enfim, esperamos ter ajudado você a ter uma visão mais clara sobre a organização do seu food service. Aliás, esperamos que você consiga colocar várias das nossas dicas em prática.


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