É fundamental buscar sempre todo o conhecimento possível e correr atrás de aprender cada vez mais sobre logística para você conseguir gerenciar uma empresa. Com esforço, trabalho e dedicação todos conseguem chegar lá. Aqui nesse texto daremos algumas dicas para que você consiga se tornar um profissional melhor.

1. Planejamento inteligente

Sendo um dos setores mais importantes de uma empresa, a logística não pode se dar ao luxo de não planejar suas ações. Ou seja, um bom gerente logístico tem tudo sob controle, pois é um planejador nato.

Claro, não basta apenas planejar estratégias: é preciso que o planejamento se dê de maneira inteligente, abordando os seguintes níveis:

1.1 Nível estratégico

Nesse nível, temos o desenho de toda a rede logística da empresa. Ou seja, há o mapeamento de galpões, fábricas, centros de distribuição e identificação e localização de fornecedores e parceiros.

É aconselhável que seja feito revisões periódicas nesse aspecto para que a equipe tenha sempre dados atualizados para trabalhar.

1.2 Nível tático

No nível tático, é definida a melhor maneira de se utilizar os recursos para atender à demanda do cliente. Além disso, é nesse nível de planejamento que se analisa a capacidade e a disponibilidade da empresa para satisfazer o cliente caso haja mudanças em seu pedido.

1.3 Nível operacional

Já no nível operacional, a equipe produz relatórios de inventários e movimentações de produtos, de acordo com as restrições da frota. Nessa fase, também são estabelecidas estratégias para solucionar problemas que possam surgir, como quebra de equipamentos e cancelamentos de pedidos.

2. Otimização dos níveis do estoque

O segundo pilar da logística é, sem dúvidas, a otimização dos níveis do estoque. Afinal, conhecer todos os produtos disponíveis, encontrá-los de maneira rápida e fazer com que eles cheguem ao destino final no prazo determinado e com custos controlados é essencial para o sucesso de um negócio.

A otimização do estoque baseia-se em estabelecer um limite da quantidade de cada insumo disponível e acompanhar toda a sua movimentação até chegar ao consumidor.

Assim, para que você entenda melhor, caso sua empresa trabalhe com equipamentos tecnológicos, você definirá a quantidade ideal de cada item no estoque e gerenciará a entrada e a saída de cada um deles, a fim se assegurar que nunca falte e que nunca fiquem produtos parados na prateleira.

Para isso, é essencial que o gestor conheça o ponto de pedido — quantidade de itens no estoque que, quando atingido, sinaliza a necessidade de se reabastecer. Para defini-lo, usa-se a seguinte fórmula:

PP = (CM x TR) + ES

  • PP: ponto de pedido
  • CM: consumo médio
  • TR: tempo gasto para reposição
  • ES: estoque de segurança

3. Visibilidade

Quando falamos que a visibilidade é um dos pilares para o sucesso da logística, estamos nos referindo à necessidade de se ter um inventário preciso, um conhecimento detalhado do cliente e uma técnica de rastreabilidade eficaz de todo o material em movimento.

Nesse sentido, para que você não sofra com problemas relacionados aos materiais no estoque, é importante que sua frota seja bem visível, fazendo com que você reduza custos e torne a entrega mais rápida e segura.

Mas como fazer isso? Simples! Existem algumas estratégias que são extremamente eficazes no alcance de uma boa visibilidade:

  • uso de sistemas de monitoramento interno;
  • rastreio integrado com parceiros e fornecedores, com notificações via web e XML.
  • aperfeiçoamento da gestão de frotas;

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