- Home
- Construção Civil
- Aprenda mais sobre Construçõ ...
A evolução e a modernização acontecem para acelerar processos com mais inteligência e economia de tempo e dinheiro. É por isso que o ramo da construção civil vem passando por mudanças que agregam e beneficiam a todos, dando oportunidade de transformação a muitas empresas.
A evolução da construção civil brasileira passa pela transformação do canteiro de obras em uma linha de montagem. Isso é semelhante ao que ocorre em outras indústrias. E tem tudo a ver com construção off-site!
Afinal, essa é a saída para reduzir custos e prazos de execução, diminuir a demanda por mão de obra e o desperdício de materiais. A construção industrializada baseia-se na aplicação sistemas pré-fabricados. Ou seja, que chegam ao canteiro prontos para serem montados. Assim, são esses elementos produzidos off-site (fora do canteiro) o tema do nosso texto de hoje.
Para aprender sobre essa nova tendência e entender suas aplicações para o mercado da construção civil é só continuar lendo esse conteúdo que preparamos para você. Boa leitura!
O que é construção off-site?
Para entender a construção off-site vamos começar analisando seu nome: off-site é uma expressão em inglês e pode ser traduzida como “fora do local”. Só essa informação, já nos ajuda muito a ter uma ideia geral do que é esse processo construtivo.
Basicamente, é uma construção feita fora do local de construção, ou seja, fora do canteiro de obras onde o projeto vai ser executado, mas como é possível construir fora do local onde a obra tem que estar?
Imagine que, nesse caso, o projeto será desenvolvido como uma casa construída de Legos. A casa precisa estar ali, mas as partes que a constituem podem chegar ao canteiro de obras já prontas. O que nos faz compreender que construção off-site está muito ligada à Modular Building, ou construção modular.
Os módulos (que seriam como as peças do lego) são construídos em indústrias especializadas, com materiais de alta qualidade e seguindo padrões de qualidade rigorosos. Ainda que a primeira vista possa parecer o contrário, existe uma flexibilidade nesses módulos que não restringe os projetos da construtora e que no final trarão flexbilidade também para o seu projeto.
Os módulos podem ser construídos em uma grande variedade de tamanhos e em diferentes formatos para atender às necessidades da obra e dessa forma, as partes do projeto são construídas fora do local da obra e, quando prontas, transportadas para o canteiro. Ali, vai bastar apenas “montar e encaixar” as partes e cuidar do acabamento e detalhes finais.
Diferenças da construção offsite para a contrução convencional e suas vantagens
A construção off-site possui algumas características marcantes que, além de diferenciar esse tipo de construção da convencional, também ilustram bem as principais vantagens que traz consigo.
Conheça aqui as principais e entenda como elas podem se tornar um diferencial competitivo para sua construtora:
1. Maior mobilidade
A principal diferença e a grande vantagem do off-site é a mobilidade, que significa centralizar a produção de peças, mas movê-las para diferentes localidades. Dependendo do projeto desenvolvido, essa modalidade pode alcançar até a mudança de localidade da obra inteira se algum dia for necessário.
Sendo assim, é um tipo de construção de maior alcance, já que as peças podem ser levadas para qualquer lugar do país.
2. Industrialização e qualidade
Quando as peças são produzidas em fábricas, a possibilidade de produzir em escala industrial é muito maior. Isso significa que, em lugar de construir parede por parede, é possível executar muitas etapas ao mesmo tempo, produzindo grandes quantidades de peças em tempo menor.
Por ser um processo interno em ambientes especializados, o controle de qualidade das peças é muito maior do que o de uma construção convencional no canteiro de obras, o que gera uma qualidade maior para o projeto como um todo.
3. Gestão de resíduos e limpeza facilitados
Com os módulos sendo produzidos fora do canteiro de obras, toda a sujeira e resíduos gerados na quebra de paredes, corte de materiais, misturas e movimentação são muito reduzidos e a própria produção de resíduos diminui.
Como resultado a construtora ganha um ambiente de execução do projeto mais limpo e organizado, o que facilita muito a redução de riscos de acidentes e a logística do canteiro de obras.
4.Sustentabilidade
Ao escolher a construção modular offsite, escolhe-se também a sustentabilidade. Esse método além de reduzir o uso de água em seus processos, utiliza materiais sob medida (podendo ser reciclados).
Além disso, algumas soluções já possibilitam a geração de energia por meio de placas solares embutidas em sua cobertura, o que ajuda a reduzer em mais de 4x os resíduos gerados.
5. Menor prazo de entrega
Ao contrário da construção convencional, com essa metodologia não há atrasos: os projetos podem ser entregues 6 vezes mais rápido se comparados aos projetos tradicionais de alvenaria.
Isso porque, não dependem do clima ou outro agente externo para a construção. Uma casa, por exemplo, pode ficar pronta em apenas 4 dias.
6. Maior previsibilidade no orçamento
Por ser feita fora do canteiro de obras, é possível ter mais assertividade quanto aos gastos, já que, como mencionado, é muito difícil que existam imprevistos. Dessa forma, é possível ter um orçamento mais enxuto, com menos desperdício de insumos ou despesas com transporte de entulhos.
Qualquer projeto pode ser feito em off-site?
Ao que parece, a construção off-site veio para ficar e redefinir os conceitos da construção civil. Trazendo dinamismo e inovação para projetos de tamanhos e necessidades diferentes, é possível aplicá-la em maior ou menor grau.
Grandes projetos, como habitações, podem ser fabricados fora do canteiro de obras assim como pequenos cômodos. Tudo depende da necessidade do empreendedor. Muitas construções podem, inclusive, ser verticais, suportando mais de 30 andares de altura, dando mais opções aos projetos.
Este tipo de construção é feita paralelamente com a infraestrutura, possibilitando a preservação do terreno e da vegetação e facilitando a relocação de imóveis. Tudo sempre com mais rapidez, baixo custo e menos impacto.
Se você preza pela eficiência e qualidade, terceirize funcionários com a Russel Serviços. A Russel é especializada em fornecer mão de obra terceirizada e implanta o profissional em 48H.
Para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br e não perca mais tempo.
Republished by Blog Post Promoter