Não podíamos deixar de falar sobre a retomada do fervor hoteleiro e com isso as novas tendências de mercado, como a forte presença da hotelaria internacional no Brasil.

É muito importante saber em que a hoteleira internacional impacta no seu meio de hospedagem. Até porque conviver com ela é uma realidade, então saber  tirar proveito de sua existência e se inspirar para aplicar no seu hotel os exemplos que ela oferece é o que precisa ser feito.

É com essa perspectiva de ver o hoteleiro acompanhar as tendências da hotelaria internacional e se inspirar que convidamos você a ficar com a gente na leitura desse artigo. 

Nele você vai ver as diferenças entre hotelaria internacional e nacional, ter ideia se hotelaria internacional é para a sua hospedagem e, por fim,  como acompanhar as tendências e se inspirar.

Diferenças entre hotelaria internacional e nacional

A hotelaria nacional tem a maior fatia do mercado, em números de estabelecimentos são 87,9%, segundo pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOAB) juntamente com a JLL de 2019. 

No entanto, em números de leitos não, esse ranking é liderado pelas grandes marcas da hotelaria internacional.

Esses dados são importantes por mostrarem que a hotelaria nacional é feita por algumas redes e inúmeros hotéis independentes e esse tem suas características próprias, e quando se diz próprias, é isso mesmo. Visto que, a maneira de gerir um hotel nacional se difere grandemente da maneira de gerir um hotel internacional.

Como cada hotel nacional independente pode ter seu dono por perto, a marca dele é impressa ali. Isso se traduz, por exemplo, na maneira intimista que os hóspedes são acolhidos neste estabelecimento de hospedagem. 

Leia mais: Aumente as reservas do seu hotel com as avaliações online do seu negócio

Ainda pensando no cenário hoteleiro brasileiro, é possível identificar mais profissionalismo nas redes de hotelaria nacional, quando comparado aos hotéis independentes. Nessa realidade, a gestão consegue trazer alguma padronização para seu ambiente de trabalho justamente por ser um agrupamento de hotéis.

Já na hotelaria internacional, a padronização é o que impera. Veja alguns exemplos que fazem parte desse universo:

  • Controle de qualidade ao longo de todo o processo, obedecendo a padrões internacionais de qualidade;
  • Envolvimento dos funcionários por meio do trabalho em equipe, iniciativa descentralizada e maior autonomia para a tomada de decisão;
  • Agilidade na prestação de serviços;
  • Desburocratização geral;

A hotelaria internacional é para a sua hospedagem?

No Brasil, após o grande avanço da hotelaria internacional, ao longo da década de 90, tem-se o registro, por diversas pesquisas, de que os hotéis internacionais se concentram mais nas regiões sul, sudeste e nordeste, principais centros de negócios e de lazer do Brasil.

Componente fundamental para a expansão da hotelaria internacional, por quererem estar na maior parte do planeta, é usar de vários formatos associativos como o sistema de franquias. Assim, podem aproveitar as oportunidades de negócio em qualquer lugar que elas se apresentem. 

Aqui, por outro lado, se vê uma oportunidade para aquele hoteleiro que deseja galgar degraus mais altos em seu estabelecimento, ou seja, elevá-lo ao status internacional.

Leia mais: Veja 5 maneiras para escolher a melhor ferramenta de gestão para o seu hotel

Vantagens:

  • Caso você não entenda do assunto, eles entendem e te darão todo o suporte;
  • Seu hotel será padronizado e terá treinamento em todas as áreas;
  • O trabalho maior é feito por eles, você fica mais no recebimento da sua parte;

Desvantagens:

  • Rentabilidade menor, porque eles participam dos lucros;
  • Mesmo garantida em contrato, a manutenção predial pode não ser a mais adequada;
  • Taxas de comercialização e taxas dos fornecedores podem ser um pouco salgadas;

É uma questão de análise mesmo e, claro, também verificar se o seu hotel contempla as exigências das grandes marcas de hotelaria internacional.

Como acompanhar as tendências e se inspirar

Sempre é preciso ter um olhar curioso para o novo, afinal ficar de fora das tendências pode custar caro. Por isso, não deixe de olhar para as redes de hotelaria internacionais, elas têm muito a ensinar.

Por exemplo, as redes servem de inspiração quando antecipam conceitos e soluções para problemas que surgem no nosso mercado e que já foram vivenciados em seu local de origem.

Para o hoteleiro nacional, isso é aprender com a experiência do outro, isso é sabedoria.

Também, a presença forte da hotelaria internacional em nosso país, impõe novos desafios à hotelaria já instalada.  Com isso, a hotelaria nacional vai precisar se modernizar e promover mudanças para enfrentar a nova concorrência e se manter no mercado hoteleiro. É aquela busca contínua por um diferencial.

Leia mais: Otimize seu tempo na hotelaria sem precisar de altos investimentos

Aqui se tem algumas atitudes técnicas trazidas pelas redes hoteleiras internacionais, pode-se ter um efeito de demonstração e transformar a hotelaria nacional.

  • Técnicas logísticas e experiência acumulada;
  • Acesso a tecnologia sofisticada, de especial importância para os hotéis internacionais;
  • Fontes mais amplas e baratas de pessoal e contratações por meios de empresas locais;
  • Treinamento de competência para a preparação do pessoal, o que proporciona instrumentalização de produção e de serviços;
  • Sistemas informatizados e de contabilidade.

Dessa forma, ao conhecer as características do gerenciamento da hotelaria internacional, é possível acompanhar algumas tendências que ela mostra. E, claro, se inspirar para a realidade da sua hospedagem.


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *